As vantagens dos chatbots de inteligência artificial

Existem no mercado dois tipos de chatbots: os baseados em script (textos previamente desenhados) e os baseados em inteligência artificial. Os primeiros, mais simples, utilizam somente algumas pequenas automações e respostas programadas, oferecendo, assim, uma capacidade de interação mais reduzida. Os chatbots construídos com inteligência artificial, no entanto, são notavelmente mais sofisticados, pois têm a capacidade de aprender e aprimorar suas respostas de acordo com suas interações.

 

Para as empresas que buscam inovar no contato com seus clientes e otimizar seus canais de atendimento, os chatbots de inteligência artificial têm se mostrado ferramentas muito vantajosas e uma solução para muitos de seus desafios. Confira abaixo algumas das razões para isso:

 

1. Versatilidade acima de tudo

As tecnologias de inteligência artificial podem ser utilizadas para uma série de finalidades. No atendimento ao cliente, por exemplo, podem fornecer informações sobre produtos, detalhar pedidos, esclarecer dúvidas, e propor soluções para problemas.

 

2. Estão mudando a vida das pessoas

Por serem ferramentas fáceis de utilizar, muitas vezes integradas a aplicativos de mensagens instantâneas presentes na maioria de nossos smartphones, os chatbots descomplicam os sistemas de busca e canais de atendimento. Basta fazer uma pergunta e eles responderão em questão de segundos. Por funcionarem conectados à internet e integrados aos sistemas das empresas, são capazes de fornecer uma grande quantidade de informações e facilitar a comunicação com os clientes.

 

3. São muito mais avançados do que se imagina

Apesar da ideia de ter um robô trabalhando em sua empresa parecer algo muito futurístico, os chatbots de inteligência artificial são uma realidade e estão se consolidando no setor de atendimento ao consumidor. Isso quer dizer que, com a base de dados e o investimento necessário, sua empresa já pode contar com chatbots.

 

4. Podem resolver situações delicadas

Um exemplo: no setor de negociação de dívidas, alguns clientes endividados podem vir a se sentir constrangidos ao buscarem atendimento. Isso porque trata-se de um assunto delicado e sobre o qual não se sentem muito à vontade para compartilhar. Em casos como estes, as empresas têm integrado chatbots em chats próprios ou em aplicativos, como o Facebook Messenger. Essa integração facilita o acesso dos clientes à informação e à resolução de seus problemas.

 

5. Você escolhe a personalidade do seu chatbot

Embora falar de robôs nos remeta a uma comunicação fria e impessoal, na prática o resultado é muito diferente. Chatbots são completamente personalizáveis. Você pode focar nas principais características de seus melhores atendentes para determinar como será a personalidade do seu chatbot. Assim, eles manterão a identidade e valores de sua empresa e proporcionarão uma experiência agradável e cativante aos seus clientes.

 

À medida que a tecnologia avança e os chatbots evoluem, cresce o número de benefícios que eles podem trazer a sua empresa. Aliar o uso de chatbots ao serviço de atendimento ao cliente garante agilidade, redução nos gastos com contratações e uma melhor integração entre clientes e empresa, conferindo um aumento no nível de satisfação de seus consumidores.