Prepare-se para a Black Friday com um chatbot

Estamos cada vez mais próximos da segunda data mais importante no varejo brasileiro – atrás apenas do Natal. Cada vez mais consolidada no mercado brasileiro, não resta dúvida sobre a importância da Black Friday no impulsionamento de vendas. Mas o que muitos podem não saber, é como um chatbot é capaz de tornar a experiência desta data ainda melhor para os clientes.

 

Na penúltima sexta-feira de novembro (23), acontece o dia internacional de descontos, popularmente conhecido como Black Friday, e os varejistas precisam se preparar com antecedência para garantir o sucesso de suas campanhas de vendas. Em 2017, a Black Friday atingiu cerca de R$2.1 bilhões em vendas no e-commerce brasileiro – uma alta de 10,3% em relação a 2016 – e a expectativa para este ano é de que o crescimento continue.

 

Uma pesquisa encomendada pelo Google à empresa de consultoria Provokers e divulgada no último mês de agosto aponta o aumento da popularidade da data entre os consumidores brasileiros. Para a pesquisa, foram entrevistados 1.500 consumidores on-line, de 18 a 54 anos, das classes A, B e C, de todas as regiões do Brasil, durante o mês de julho de 2018. Destes, 99,5% afirmam que conhecem a Black Friday, em comparação com a pesquisa Hello Research (2014), onde somente 27% conheciam a data.

O levantamento também aponta que apenas 9% dos entrevistados não têm intenção de realizar alguma compra durante a data em 2018, mais uma forte evidência da dimensão que a Black Friday vem ganhando no cenário nacional. Quando a pesquisa ouve apenas aqueles que realizaram alguma compra na data em 2017, o percentual cai para 2%.

 

Tendo em mente a força da Black Friday no varejo brasileiro, os empresários podem encontrar nos chatbots um grande aliado na retenção de clientes, diminuindo o abandono de carrinhos e atraindo sua atenção para promoções.

 

Os chatbots são softwares conversacionais que simulam o diálogo humano em um ambiente de chat, podendo ser integrados a diversos canais – como o Facebook Messenger, Skype, webchat ou aplicativos próprios. Durante a Black Friday, os bots podem ajudar seu potencial cliente a encontrar suas melhores ofertas. Eles podem atuar ativamente, enviando notificações sobre promoções e cupons descontos para seu público-alvo, atraindo-os para seu negócio, ou de forma receptiva, atendendo os clientes que entram em contato com a marca através do chat.

 

Além disso, seu chatbot pode ser desenvolvido para atuar como um vendedor. Com a ajuda do bot, o cliente pode buscar por produtos, fazer comparações e realizar a compra em um único ambiente, de maneira conversacional, fácil e rápida. Diferente do atendimento humano, o bot leva apenas segundos para encontrar o produto solicitado pelo cliente ou apresentar as opções que mais se assemelham com a sua busca. O cliente não precisa aguardar em uma fila para ser atendido, nem esperar muito enquanto o atendente digita as informações. Mais ainda, o chatbot pode continuar atuando no pós-venda, com ações de cross-sell, programa de fidelidade e monitoramento de pedidos, enviando notificações informando o cliente a cada atualização no status de seu pedido.

Com tanta agilidade, a taxa de retenção de clientes só tende a crescer. A rede de farmácias Panvel conta desde 2016 com a ajuda do Ben, o chatbot desenvolvido pela Ubots para o Facebook Messenger, e durante a Black Friday de 2017 chegou a registrar uma retenção de 95% dos atendimentos no bot. Através do Ben, os clientes podem verificar o status de seus pedidos, encontrar lojas próximas, buscar e detalhar produtos e realizar compras. Ben também oferece diferentes opções de entrega de pedidos, incluindo a retirada em loja – que segundo a pesquisa do Google, é um dos termos mais buscados durante a data, sinalizando que o consumidor prefere comprar pela internet, mas deseja receber logo e sem pagar frete.

 

Empresas que desejam atender bem seus clientes e garantir uma alavancagem ainda maior de suas vendas durante a Black Friday precisam se preparar com antecedência, investir em tecnologia e novas estratégias para atrair e incentivar seus clientes. E os chatbots surgem como uma grande oportunidade para auxiliar as marcas a atingirem seus objetivos. Presentes nos canais onde os consumidores mais trafegam no dia-a-dia, os bots são uma ferramenta acessível, que torna todo o processo de compra mais fácil e divertido.

 

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