Como os chatbots podem atuar no funil de vendas da sua empresa

Nos últimos cinco anos, o interesse em torno dos chatbots tem crescido exponencialmente. Grandes empresas como Google e Facebook têm feito altos investimentos em IA para aprimorar o desenvolvimento e funcionamento desta tecnologia. Com isso, cresce o número de chatbots em desenvolvimento todos os dias – só no Brasil, estima-se que existam até o momento cerca de 8 mil bots em funcionamento.

 

Com tanta atenção sendo dada aos chatbots, é natural que novas funcionalidades sejam atribuídas a eles constantemente. Se até pouquíssimo tempo o principal foco dos bots era o atendimento ao cliente, exercendo a função de FAQ (frequently asked questions), tirando dúvidas e fornecendo informações sobre pedidos e cadastro, agora o direcionamento é para o funil de vendas.

 

Mais do que estabelecer o relacionamento entre empresas e pessoas, os chatbots estão sendo voltados cada vez mais para auxiliar os potenciais clientes através do processo de compra. A definição de funil de vendas pode variar, mas em geral inclui as fases de atenção, interesse, decisão e ação. A seguir, abordaremos como os chatbots podem atuar em cada fase do funil.

 

Atenção

É o estágio inicial do funil, no qual o potencial cliente descobre um produto ou serviço pela primeira vez. Ele pode chegar neste estágio através de diversos meios, como anúncios televisivos, publicidades, e-mails e agora, provavelmente, através de chatbots. Nesta primeira fase, o bot deverá estabelecer uma relação com o usuário, mostrando-se disponível para ajudar e solucionar dúvidas. Um bom relacionamento é indispensável no processo de transformar um visitante em lead. Ao iniciar uma interação, o bot aproxima a empresa de seus visitantes, fazendo com que se envolvam com a marca.

 

Interesse

Durante a segunda etapa do funil, o visitante passa a demonstrar interesse em algum produto ou serviço fornecido pela empresa e vai em busca de mais informações. Ele pode conduzir uma pesquisa online, solicitar informações através de e-mail ou buscar o contato com um vendedor. Mas, por que deixar que ele desvie a atenção do site da sua empresa para conseguir estas informações?

 

Os chatbots conseguem lidar com as dúvidas do usuário e fornecer informações rapidamente e a qualquer horário do dia. Isso proporciona conveniência ao usuário, que não precisa exercer muito esforço para obter informações, nem esperar muito tempo pelas respostas. Os bots de IA também são capazes de aprender a cada interação e, assim, aumentar seu repertório de conhecimentos.

 

Além disso, através das experiências prévias de contato com o usuário e o seu histórico de buscas, o chatbot pode identificar e indicar produtos semelhantes aos que o usuário possa ter demonstrado interesse previamente, realizando assim estratégias de cross-selling e up-selling.

 

Decisão

É na fase de decisão que o lead decide se vale a pena fazer negócio com a empresa ou não. Os chatbots podem contribuir na tomada de decisão ao fornecer informações sobre produtos quando solicitados ou enviar conteúdos relevantes proativamente.

 

A partir dos dados coletados durante as interações do bot, as equipes de marketing e vendas das empresas conseguem montar estratégias de marketing para casos específicos e prever o que funciona melhor visando a conversão de vendas. Com estes dados, os bots também auxiliam a identificar leads qualificados. Desta forma a empresa pode focar seus esforços naqueles que realmente têm interesse no que a empresa tem a oferecer.

 

Ação

É o ponto de convergência de todas as fases anteriores, quando o lead realiza a ação desejada: a compra. Embora muitas vezes um atendente humano possa tomar o controle desta etapa, os chatbots estão cada vez mais preparados para finalizar o processo de venda sozinhos.

 

Se todas as demais fases são importantes no processo de venda, esta etapa é crucial e precisa ser bem planejada. Depois de tirar dúvidas, fornecer informações, despertar o desejo de compra e oferecer opções de produtos/serviços, o chatbot precisa estar pronto para finalizar a compra, demonstrando o carrinho de compras do usuário, informando valores e prazos de frete, oferecendo opções de pagamento e proporcionando a realização do pagamento através da própria interface do chat.

 

Isso resulta em comodidade para o cliente, que consegue finalizar uma compra mais rapidamente, e benefícios para as empresas. Além de reduzir os custos com contratações nos setores de SAC e vendas e configurarem um investimento relativamente baixo, os chatbots quando aplicados a vendas auxiliam na retenção de clientes, reduzem o abandono de carrinho e aumentam a taxa de conversão de vendas.

Segundo um infográfico desenvolvido pela Kapow, empresas que priorizam a experiência do consumidor geram lucros 60% maiores que suas concorrentes. E mais, uma redução de 5% na deserção de clientes pode representar um aumento de 25% a 125% na rentabilidade de acordo com o tamanho da empresa.

 

Mais alguns números de mercado identificados pela empresa de marketing Resultados Digitais:

 

  • Empresas que oferecem algum tipo de atendimento automatizado aumentam em 30% o ticket médio;
  • Essas mesmas empresas têm uma taxa de conversão até 10x maior;
  • Elas obtêm até 75% de retenção no atendimento;
  • O custo por atendimento até 38% mais baixo.

 

Implantar um bot de atendimento e vendas é, antes de mais nada, priorizar a experiência de seu cliente. Clientes satisfeitos se tornam promotores da sua marca e geram retorno financeiro.

 

Venha conversar conosco e descubra como os chatbots podem integrar o seu e-commerce e aproximar sua empresa de seus clientes.