Como os chatbots podem reduzir as reclamações na sua empresa

Lidar com as reclamações dos clientes nunca é uma tarefa fácil, nem mesmo para agentes de SAC experientes. Clientes insatisfeitos – e até mesmo irritados – demandam atenção e cuidado no atendimento para que sua reclamação seja esclarecida e resolvida e ele retorne a fazer negócios com a empresa. Muitas vezes, as reclamações dos clientes são oriundas de serviço/atendimento de má qualidade, ao invés de algum problema ocorrido.

 

Para reduzir o número de reclamações, é preciso qualificar o serviço ou atendimento e prevenir situações que possam gerar descontentamento. Por exemplo: se um banco experiencia uma falha no funcionamento de seu aplicativo mobile, suas reclamações serão drasticamente reduzidas caso ele informe aos seus clientes sobre o problema antes mesmo que estes possam experienciá-lo também. Se o banco não informar seus clientes de antemão, ao notarem que o aplicativo está com problemas em seu funcionamento, estes irão bombardear os canais de atendimento do banco com reclamações, tornando mais difícil o processo de atendimento delas.

 

Os clientes precisam sentir que não é necessário um esforço muito grande para se comunicar com a empresa. Existem diversos fatores que contribuem para gerar reclamações de clientes. Longas filas de espera, informações incorretas e o exaustivo acesso aos canais de atendimento são apenas alguns deles.

E é aí que entram os chatbots como uma alternativa eficaz na diminuição das reclamações contra as empresas. Estes atendentes virtuais estão disponíveis para interagir com os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles reduzem o tempo de espera por atendimento, fornecem informações assertivas e propõem soluções para os problemas apontados pelos usuários. Além disso, podem ser integrados aos sistemas das empresas e desenvolvidos de acordo com personalidade da empresa.

 

Os chatbots configuram uma ótima ferramenta para usuários que desejam solucionar problemas, tirar dúvidas, fazer solicitações e até mesmo reclamações. Além disso, são de fácil acesso, podendo ser integrados aos sites, aplicativos próprios ou apps de mensagem, como o Messenger.

 

Por agilizarem e facilitarem o relacionamento entre clientes e empresas, os chatbots estão ajudando as empresas de diversas formas. Dentre seus inúmeros benefícios, a redução nas reclamações e aumento da satisfação dos clientes ajudam a gerar clientes mais fieis.