Chatbots: tendência para e-commerce

Os chatbots, programas de computador capazes de responder a interações humanas numa interface de chat, já têm seu espaço bastante consolidado no setor de atendimento ao cliente e FAQ (frequently asked questions). Desenvolvidos a partir de regras pré-estabelecidas e inteligência artificial, esses robôs conversacionais conseguem ler, interpretar, responder questionamentos dos usuários.

 

Conforme a IA e as tecnologias utilizadas em seu desenvolvimento evoluem, novos atributos e funcionalidades lhes são conferidos a eles. Nos últimos anos, o número de bots especializados em vendas têm crescido rapidamente. Junto com o atendimento humanizado, os chatbots de vendas constituem o que chamamos de comércio conversacional.

 

A compra através de um chatbot pode trazer muitos aspectos semelhantes ao atendimento feito por pessoas em lojas físicas. Além do diálogo em si, os chatbots são capazes de realizar diversas tarefas dentro de um único ambiente. Eles podem encontrar produtos, apresentar detalhes sobre estes, sugerir itens relacionados e finalizar a compra, tudo sem sair do chat.

 

A integração destes robôs traz inúmeros benefícios às empresas, como redução do custo por atendimento e aumento no ROI. Além destes benefícios, podemos citar as seguintes vantagens que os tornam tendência para o e-commerce:

 

Disponibilidade integral

Chatbots não precisam ir ao banheiro, fazer intervalos, dormir e também não apresentam flutuações de humor. Eles estão sempre prontos para atender bem o cliente e realizar vendas com agilidade. Manter-se disponível 24 horas por dia significa estar presente naqueles momentos em que o impulso de compra surge. O atendimento rápido figura cada vez mais como um diferencial para empresas que desejam se destacar e alavancar suas vendas.

 

Agilidade no atendimento

Vivemos em uma constante luta contra o tempo e não gostamos quando nos fazem esperar por algo. Com o atendimento sendo realizado por um robô, exclui-se a espera por um vendedor disponível. Ainda, o tempo que o atendente levaria para digitar, procurar um produto ou detalhá-lo é reduzido pela agilidade do bot. Ao passo que você pergunta algo, o bot responde imediatamente.

 

Individualidade e personalização

O chatbot pode resgatar informações dos sistemas das empresas ou, até mesmo, de conversas prévias com o usuário para oferecer soluções personalizadas de acordo com os gostos do cliente, histórico e frequência de compras. Assim o atendimento se torna individualizado e com a cara do cliente.

 

Up-sell e cross-sell

De acordo com os produtos solicitados pelo cliente, o bot pode realizar ações de up-sell e cross-sell. Assim, ao guiar o usuário pela compra, o bot pode sugerir produtos complementares ou oferecer um produto de melhor qualidade.

 

O que podemos observar nos dias atuais é que os consumidores estão cada vez mais exigentes e têm adotado um comportamento de compras multicanal – isto é, realizam suas pesquisas e compras através de lojas físicas, sites e aplicativos móveis. Com a integração de chatbots em aplicativos de mensagens instantâneas e webchats incorporados aos sites das empresas, os clientes encontram um novo canal para a realização de compras de modo rápido e fácil.

 

Embora ainda existam limitações quanto aos usos e funcionalidades dos chatbots – principalmente no que diz respeito à interpretação de diálogos e intenções – esta tecnologia desponta como uma das fortes tendências para o aperfeiçoamento dos e-commerces e do relacionamento com os consumidores.

 

E a sua empresa, está atenta às necessidades dos seus clientes? Convidamos você a conversar conosco e descobrir como os chatbots podem melhorar as vendas e o atendimento em seu e-commerce.