Lidar com as reclamações dos clientes nunca é uma tarefa fácil, nem mesmo para agentes de serviço de atendimento ao consumidor experientes. Clientes insatisfeitos - e até mesmo irritados - demandam atenção e cuidado no atendimento para que sua reclamação seja esclarecida e resolvida e ele retorne a fazer negócios com a empresa. Na maioria dos casos, as reclamações dos clientes são oriundas de serviço/atendimento de má qualidade, ao invés de algum problema ocorrido.

Para que se possa reduzir o número de reclamações, é preciso qualificar o serviço ou atendimento e prevenir situações que possam gerar descontentamento. Por exemplo: se um banco experiencia uma falha no funcionamento de seu aplicativo mobile, suas reclamações serão drasticamente reduzidas caso ele informe aos seus clientes sobre o problema antes mesmo que estes possam experienciá-lo também. Se o banco não informar seus clientes de antemão, ao notarem que o aplicativo está com problemas em seu funcionamento, estes irão bombardear os canais de atendimento do banco com reclamações, tornando mais difícil o processo de atendimento delas.

Os clientes precisam sentir que não é necessário um esforço muito grande para se comunicar com a empresa. Outros fatores que auxiliam na redução das reclamações de clientes são o tempo de espera em um atendimento, a falha na obtenção de informações corretas, a dificuldade de encontrar soluções para problemas apontados e o difícil e/ou exaustivo acesso aos canais de atendimento ao consumidor.

E é aí que entram os chatbots como uma alternativa eficaz na diminuição das reclamações contra as empresas. Estes atendentes virtuais estão disponíveis para interagir com os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias no ano. Integrados aos sistemas das empresas e programados de acordo com a personalidade que a empresa quer de transmitir aos seus clientes, os chatbots reduzem o tempo de espera por um atendimento, fornecem informações assertivas e propõem soluções para os problemas apontados pelos usuários.

Disponíveis em plataformas de chat integradas aos sites das empresas ou até mesmo em aplicativos de mensagens instantâneas - tais como Facebook Messenger, Telegram, Skype - os chatbots configuram uma ferramenta de fácil acesso aos usuários que querem solucionar problemas, tirar dúvidas, fazer solicitações e até mesmo reclamações.

Por agilizarem e facilitarem o processo de interação entre clientes e empresas, os chatbots estão ajudando as empresas a reduzirem o número de reclamações recebidas e aumentar o nível de satisfação dos clientes, somando cada vez mais clientes fieis.