Existem no mercado dois tipos de chatbots: os baseados em script (textos previamente desenhados) e os baseados em inteligência artificial. Os primeiros, mais simples, utilizam somente algumas pequenas automações e respostas programadas, oferecendo, assim, uma capacidade de interação mais reduzida. Os chatbots construídos com inteligência artificial, no entanto, são notavelmente mais sofisticados, pois têm a capacidade de aprender e aprimorar suas respostas de acordo com suas interações.

Para as empresas que buscam inovar no contato com seus clientes e otimizar seus canais de atendimento, os chatbots de inteligência artificial têm se mostrado ferramentas muito vantajosas e uma solução para muitos de seus desafios. Confira abaixo algumas das razões para isso:

1. Versatilidade acima de tudo

As tecnologias de inteligência artificial podem ser utilizadas para uma série de finalidades. No âmbito do atendimento ao cliente, por exemplo, podem fornecer informações sobre produtos, detalhar pedidos, esclarecer dúvidas, transmitir orientações, agilizar interações e propor soluções para problemas apontados pelos usuários.

2. Estão mudando a vida das pessoas

Por serem ferramentas fáceis de utilizar, muitas vezes integradas a aplicativos de mensagens instantâneas presentes na maioria de nossos smartphones, os chatbots descomplicam os sistemas de busca e canais de atendimento. Basta fazer uma pergunta e eles responderão em questão de segundos. Por funcionarem conectados à internet e integrados aos sistemas das empresas, são capazes de fornecer uma grande quantidade de informações e facilitar a comunicação com os clientes.

3. São muito mais avançados do que se imagina

Apesar da ideia de ter um robô trabalhando em sua empresa parecer algo muito futurístico, os chatbots de inteligência artificial são uma realidade e estão se consolidando no setor de atendimento ao consumidor. Isso quer dizer que, com a base de dados e o investimento necessário, sua empresa já pode contar com chatbots como parte da equipe.

4. Podem resolver situações delicadas

Um exemplo: no setor de negociação de dívidas, por vezes os clientes endividados podem vir a se sentir constrangidos ao buscarem atendimento nos canais de seus bancos ou empresas do setor financeiro, uma vez que se trata de um assunto delicado. Em casos como estes, as empresas têm utilizados chatbots para realizar os atendimentos via chat próprio ou outros aplicativos, como o Facebook Messenger, facilitando o acesso dos clientes à informação e à resolução de seus problemas.

5. Você escolhe a personalidade do seu chatbot

Embora falar de robôs nos remeta a uma comunicação fria e impessoal, na prática o resultado é muito diferente. Chatbots são completamente personalizáveis. Você pode focar nas principais características dos seus principais funcionários de atendimento para determinar como será a personalidade do seu chatbot. Assim, eles manterão a identidade e os valores de sua empresa e proporcionarão uma experiência agradável e cativante aos seus clientes.

À medida que a tecnologia avança e os chatbots evoluem, cresce o número de benefícios que eles podem trazer a sua empresa. Aliar o uso de chatbots ao serviço de atendimento ao cliente garante agilidade, redução nos gastos com contratações e uma melhor integração entre clientes e empresa, conferindo um aumento no nível de satisfação de seus consumidores.