Inteligência artificial como aliada na retenção de clientes

Há um consenso entre empresários, gestores e vendedores quanto à premissa de que manter e fidelizar um cliente é muito mais barato e rentável do que buscar novos clientes. Isso porque o processo de aquisição de novos clientes envolve muitas etapas – a atração, conquista, convencimento e a negociação. E cada uma destas etapas pode ser bastante onerosa para as empresas.

 

Reter clientes e fidelizá-los pode não ser uma tarefa fácil e certamente demanda a tomada de ações e investimentos. No entanto, tende a ser uma estratégia muito mais vantajosa para as empresas, não somente de um ponto de vista econômico, mas também em relação à qualidade da gestão e os resultados finais.

 

Existem diversos fatores que podem motivar um cliente a seguir fazendo negócios com uma empresa. Sendo assim, a retenção de clientes não pode se deter somente à ações comerciais ou de marketing. A qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, se as soluções oferecidas atendem às suas necessidades, as experiências (tanto positivas quanto negativas) e o nível de confiança depositado na empresa são alguns dos fatores determinantes para que um cliente se mantenha fiel.

 

Então, a retenção de clientes vai muito além de ações comerciais e marketing que a empresa possa adotar para “segurá-los”.  Trata-se de como as empresas conduzem seus negócios, seu comportamento no mercado e o cuidado que têm com seus clientes. E para que a empresa tenha sucesso em manter seus clientes ativos, faz-se necessária a tomada de uma série de ações, dentre as quais podemos listar:

 

Conhecer profundamente seus clientes

Para que possa oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes, as empresas precisam compreendê-los a fundo. Não basta ter apenas dados básicos dos consumidores, é preciso conhecê-los de maneira pessoal e manter este conhecimento sempre atualizado.

 

Estar próximo a eles

Manter um contato próximo com seus clientes cria um vínculo e aumenta a confiança depositada na empresa. E estar próximo não implica em uma proximidade interesseira, com vistas apenas às vendas e ao lucro. Essa proximidade deve visar a satisfação do cliente e o aprimoramento das etapas de atendimento.

 

Oferecer soluções personalizadas

Os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto às suas experiências e esperam receber soluções personalizadas. Uma vez que a empresa conhece profundamente seus clientes, ela é capaz de oferecer a solução que cada cliente necessita, no momento certo em que a demanda surge.

Vivemos atualmente uma constante transformação digital que vem impactando nossas vidas, tanto no âmbito pessoal como profissional. As empresas vêm apostando cada vez mais em inovação e tecnologia para atender às demandas de seus consumidores.

 

Levando em consideração as ações mencionadas acima (e tantas outras), a inteligência artificial surge como uma aliada de grande valor na retenção de clientes, auxiliando na captação de leads, no estreitamento dos laços entre os clientes e a empresa e, mais que tudo, criando experiências personalizadas e em tempo real.

 

Segundo um estudo da Salesforce, cerca de 55% dos consumidores e 75% dos líderes de vendas esperam receber ofertas personalizadas. Estima-se que até 2020, 51% dos consumidores desejarão que as empresas antecipem suas necessidades e façam sugestões relevantes.

O levantamento também apontou que 37% das empresas já estão utilizando IA no atendimento e 22% estão avaliando as soluções. Das empresas que utilizam a tecnologia, 80% afirmam ganho na produtividade e 74% relatam aumento nas vendas e na retenção. Segundo o estudo, a adoção de tecnologias de inteligência artificial traz os seguintes benefícios:

 

  • Previsão de vendas;
  • Classificação e personalização do atendimento ao cliente;
  • Automatização da base de leads de vendas e marketing;
  • Identificação e antecipação das oportunidades de vendas.

 

Com tantos benefícios fica mais fácil alcançar seu público-alvo e interagir com ele, criando uma relação de confiança e encantamento entre clientes e empresa. Mais do que atender às demandas e solucionar problemas, a inteligência artificial permite que as empresas conheçam seus clientes profundamente e proporcionem a eles experiências personalizadas baseadas em seus gostos, necessidades, dores e desejos, indo além de suas expectativas iniciais.

 

Clientes satisfeitos são facilmente fidelizados e se tornam promotores de sua marca. Em média, clientes fiéis valem até 10 vezes mais que sua primeira compra*.

 

Então, que tal apostar na inteligência artificial para otimizar seu relacionamento com os clientes? Converse conosco e diga olá aos chatbots!

 

*Institute of Customer Services.