WhatsApp Business chega ao Brasil

O WhatsApp é aplicativo de mensagens instantâneas com o mais rápido crescimento do mundo. Atualmente possui cerca de 1 bilhão de usuários ativos diariamente trafegando mais de 55 bilhões de mensagens todos os dias. Só no Brasil, um dos países com o maior número de usuários da rede social, o aplicativo atingiu a marca de 120 milhões de usuários em maio de 2017.

De olho no crescimento exponencial da rede e no uso cada vez maior do aplicativo por parte de pequenas e médias empresas como canal de comunicação com seus consumidores, a Facebook Inc. lançou oficialmente esta semana uma nova ferramenta: o WhatsApp Business – disponível também no Brasil a partir desta quinta-feira (25/01).

A ferramenta é gratuita e está disponível para download em aparelhos do sistema Android através da Google Play Store. O WhatsApp Business surge para facilitar a comunicação entre empresas e clientes. Com ele é possível automatizar, classificar, analisar e responder as mensagens rapidamente.

Sobre o aplicativo

Perfil comercial

Crie um perfil comercial com informações úteis para seus clientes, como endereço, descrição da empresa, endereço de e-mail e website.

Whatsapp para negócios

 

Respostas Rápidas

Com a ferramenta de Respostas Rápidas, você pode salvar mensagens que são enviadas com frequência e reutilizá-las para responder as perguntas recorrentes sem demora.

 

Mensagens automatizadas

É possível definir uma mensagem automática para quando não conseguir responder aos seus clientes, assim eles são informados sobre quando receberão uma resposta. Você também pode configurar uma saudação para apresentar sua empresa aos seus clientes.

 

Mensagens automatizadas no whatsapp business

Estatísticas do fluxo de mensagens

Para avaliar se a comunicação com os clientes está sendo bem-sucedida, as empresas podem consultar as estatísticas das mensagens. A área de métricas do WhatsApp Business exibe números como o de mensagens lidas para que seja possível identificar pontos a serem melhorados no atendimento.

Estatísticas do fluxo de mensagens no Whatsapp

 

Infelizmente, as diretrizes do WhatsApp ainda não permitem a integração de chatbots na plataforma. O lançamento desta ferramenta pode ser um indicativo de que este poderá ser um próximo passo para a Facebook Inc.