6 dicas para aumentar as vendas

18/01/2021
6 dicas para aumentar as vendas
Quer saber como é possível aumentar as vendas mesmo em um cenário tão incerto? Neste texto nós falamos sobre estratégias infalíveis para garantir um relacionamento digital capaz de encantar os seus clientes, e claro, converter muito mais. Confira!

 

Os hábitos de consumo das pessoas vêm sendo transformados ano após ano. São muitas as mudanças que ocorreram, incluindo a forma como os consumidores interagem com as empresas.

Com todas estas mudanças, muitas etapas da jornada de consumo acabam sendo impactadas, como por exemplo, a venda. Vender nunca foi uma tarefa simples. Com cada vez mais concorrência no mercado, conseguir se destacar e despertar o interesse do consumidor se torna um desafio cada vez maior.

Se há alguns anos atrás as empresas tinham total controle sobre os seus produtos, serviços e o atendimento prestado ao consumidor, este cenário mudou. Os clientes cada vez mais exigentes, e cientes do poder que têm em relação às empresas, usam isso a seu favor. 

Foi assim que surgiu a chamada era do consumidor. Hoje, todas as empresas que se mantêm relevantes para os novos consumidores centralizam suas decisões nas necessidades e desejos deles. 

Um dos principais obstáculos que as empresas encontram atualmente é como manter e até mesmo aumentar as vendas em um cenário tão volátil. 

 

As vendas no mundo digital 

As transformações que já vinham acontecendo foram todas aceleradas no início do ano passado. Por conta da pandemia, dar continuidade às vendas virou um desafio enorme para as empresas. O primeiro obstáculo foi migrar todas as operações para o ambiente digital. 

Assim que as empresas encontraram uma forma de se adaptar, surgiu uma nova barreira: migrar a experiência do consumidor do ambiente físico para o ambiente online. Foi aí que as organizações começaram a buscar por novas soluções de relacionamento digital e formas de utilizá-lo para manter e aumentar as vendas. 

Empresas que compreenderam isto tiveram resultados muito positivos, como foi o caso da Arezzo, que bateu o recorde de vendas diária em uma data “comum”, no início da pandemia.

Quer saber quais são estas soluções? Confira!

 

Estratégias de relacionamento digital para aumentar as vendas

Planejamento

Tudo começa com um bom planejamento. Para obter sucesso o primeiro passo é saber de onde está partindo e onde você deseja chegar. 

Para quem já tem um relacionamento digital com os clientes, é preciso rever alguns detalhes como:

 

  • A comunicação está sendo efetiva?
  • Sua empresa está nos canais corretos?
  • Você consegue auxiliar o consumidor durante toda a jornada de consumo?

 

Estes são alguns questionamentos que podem guiar a estratégia de quem já oferece um relacionamento digital para os consumidores. A melhor forma de respondê-las é a partir da percepção dos seus clientes. Sabendo o que eles pensam sobre cada um destes pontos é possível estabelecer melhorias que irão impulsionar a sua estratégia de vendas.

Agora se a sua empresa ainda não migrou para o digital, ou ainda não achou um caminho para estabelecer um relacionamento com os consumidores, é importante começar logo. Os primeiros pontos a serem vistos são os seguintes:

 

  • Mapear a persona com quem sua empresa vai se relacionar;
  • Estudar quais são canais atendem as necessidades desta persona;
  • Compreender a fundo a jornada de consumo do seu público;
  •  Definir quais ferramentas vão auxiliar neste processo (canais, plataforma de atendimento, gerenciamento).

Para te ajudar ainda mais, vamos falar melhor sobre os pontos citados acima, nos próximos tópicos do texto.

 

Melhore a experiência de compra

Se o seu negócio é um dos milhares que estão migrando do ambiente físico para o digital, existem algumas barreiras a serem superadas. Um dos principais desafios enfrentados é conseguir migrar a experiência de um ambiente para o outro.

Este é o caso da sua empresa? Pois então é preciso olhar com atenção para toda a jornada de consumo. A venda só irá acontecer se o consumidor tiver uma experiência positiva como um todo. 

 

1- Primeiro contato ou captação de leads: 

A experiência do consumidor começa com o primeiro ponto de contato com a empresa. Como você está abordando os leads ou como está respondendo quando eles abordam a sua empresa?

Lembre-se, o princípio é conhecer bem o seu consumidor, mas existem outros pontos que devem ser levados em consideração, como:

 

  • Agilidade na resposta: Nunca deixe um lead esperando por resposta! 
  • Adequar o tom de voz da comunicação: Aumente a sua taxa de conversão realizando uma comunicação efetiva com a sua persona.
  • Agilize todos os processos: Você possui formulários ou outros materiais com os quais o lead deve interagir? fique atento para que eles funcionem bem e não apresentem nenhuma barreira de interação para o usuário.

Dica extra: Que tal contar com a ajuda de um chatbot nesta etapa? Eles podem ajudar a agilizar esta primeira comunicação, garantindo mais agilidade e satisfação. Conheça a solução.

 

2 – Pré-vendas:

Depois que o lead entra em contato ou entra em um fluxo de compras, ainda podem surgir algumas dúvidas. Por isso é muito importante estar atento a dois detalhes:

  • Estar disponível sempre que o cliente precisar de você: O ideal é ficar disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, para garantir que o cliente não irá desistir da compra por falta de suporte.

Dica extra: Para reduzir os custos desta operação, você pode disponibilizar uma página de FAQ ou um Help Center bem completo para os clientes. Desta forma eles podem tirar dúvidas a qualquer dia e horário.

  • Escolha de canais: nesta etapa o ideal é optar por canais que sejam altamente acessíveis para os consumidores. 

Dica extra: Invista em um chatbot no WhatsApp para garantir mais comodidade para os seus clientes.

 

3 – Jornada de compra:

Quando o consumidor toma a decisão da compra, ainda existem algumas barreiras que podem fazer com que ele desista. Se o processo de compra for difícil e não houver suporte, por exemplo. 

Para obter sucesso nessa que é a etapa mais crucial para a estratégia, devem ser seguidas as mesmas dicas do tópico anterior. 

Ter um canal acessível para o consumidor realizar a compra é fundamental, por isso o WhatsApp é ideal para quem deseja facilitar a jornada de compra.

Se você quiser saber como é possível vender diretamente através do canal, neste texto nós falamos tudo o que você precisa saber.

 

4 – Pós-vendas e suporte

Uma estratégia certeira para aumentar as vendas é fidelizar os clientes. Poder contar com uma recorrência no faturamento é fundamental para o sucesso da operação. Mas, para que isso aconteça é preciso encantar o consumidor com a experiência de consumo, e ela não termina no momento da venda.

São muitas as questões que podem levantar problemas na etapa do pós-vendas, como por exemplo: trocas, devoluções, dúvidas ou insatisfação com o produto ou serviço. Para resolver estas questões, é preciso contar com uma estrutura completa de atendimento ao cliente. Capaz de responder a todas estas demandas com máxima agilidade.

Por isso é muito importante contar com uma boa estratégia de atendimento digital. Aqui na Ubots nós trabalhamos com o conceito de Digital First, uma estratégia que nasceu para preencher as lacunas deixadas pelo Omnichannel.

A premissa da estratégia é guiar a jornada de atendimento pelos canais mais assertivos de acordo com a criticidade de cada demanda. Desta forma o digital first garante mais satisfação e redução de custos. O funil da jornada funciona da seguinte forma:

 

  • Canais de autoatendimento para solicitações menos urgentes.
  • Canais de mensagem com atendimento automatizado para demandas intermediárias.
  • Canais de mensagem com atendimento humano para questões que exigem algum tipo de avaliação.
  • Atendimento telefônico para solicitações urgentes.

 

Para conhecer melhor a estratégia basta clicar aqui.

Estar atento a todas as etapas da jornada do consumidor e oferecer uma experiência de relacionamento digital incrível, é a forma mais eficaz de aumentar as vendas. 

 

Quer saber mais sobre alguma solução citada neste texto? Nosso time de especialistas está pronto para te atender, basta entrar em contato.

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