As vantagens de ter um chabot no WhatsApp Business

Em 2018 o WhatsApp lançou o WhatsApp Business, possibilitando que as empresas utilizem o canal de forma profissional para se comunicar com os seus clientes. Nesses dois anos o canal já se tornou um dos preferidos dos consumidores, sendo que 76% deles preferem se comunicar com as marcas através do WhatsApp.

97% das pessoas que possuem um Smartphone tem o App instalado, essa informação reforça a importância de ter seu atendimento disponível no canal. E por disponível deve-se entender que o atendimento deve ser feito a qualquer momento, ou seja, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Mas como? Com a ajuda de um chatbot.

Abaixo nós te explicamos quais são as principais utilidades do chatbot no WhatsApp Business.

 

“Nesses dois anos o canal já se tornou um dos preferidos dos consumidores, sendo que 76% deles preferem se comunicar com as marcas através do WhatsApp.”

 

Não deixe seu cliente esperando

Umas das premissas do canal é a proximidade que ele garante dos consumidores, nós já falamos melhor sobre isso neste texto aqui. Mas para garantir que a sua empresa estabeleça uma conexão real com o cliente é preciso estar atento a um detalhe. Quando o cliente entra em contato através do WhatsApp ele espera um atendimento ágil, praticamente em tempo real. Portanto deixar o cliente em uma fila de espera pode fazer sua estratégia dar errado, fazendo com o que ele fique na verdade insatisfeito com o seu atendimento.

Nós sabemos que para grandes empresas que lidam com um volume alto de atendimento, oferecê-lo desta forma pode ser inviável, pois é difícil ter um número de atendentes que possam lidar com toda essa demanda. E é aí que entra a importância de contar com um chatbot. Desta forma nenhum cliente precisa aguardar pelo atendimento, e o bot pode lidar sozinho com grande parte das demandas, fazendo o transbordo para o atendente humano somente quando realmente necessário.

 

Surpreenda seu cliente com o horário de atendimento

Uma pesquisa da Survey Monkey Audience concluiu que clientes ficam mais satisfeitos quando obtêm respostas instantâneas das empresas, e isso diz respeito a qualquer horário de atendimento. O chatbot pode atuar no seu WhatsApp 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo que os seus clientes não ficarão sem respostas imediatas, independente do dia e horário do contato.

 

Reduza seus custos operacionais

Além das vantagens que já destacamos acima, um chatbot para o WhatsApp Business é capaz de garantir a redução dos custos operacionais da área. De acordo com um estudo da Juniper Research o chatbot tem um potencial de redução de custos de aproximadamente 8 bilhões até 2022.

Cada atendimento realizado pelo bot pode garantir uma redução de custo significativa, pois ele confere a otimização da área de atendimento. Além de agilizar os processos a solução garante que os atendentes sejam alocados para demandas mais complexas.

 

Quer saber mais e entender como a solução pode ajudar o seu negócio? Nosso time de especialistas está pronto para te atender.