fbpx

Atendimento ao cliente em tempos de crise

Quer compartilhar o conteúdo?

Compartilhar
Compartilhar

As crises que, inevitavelmente, ocorrem de tempos em tempos, acabam interferindo e até mesmo modificando alguns aspectos das relações humanas. Com as marcas não é diferente, e em momentos como este o atendimento ao cliente é bastante afetado. Atualmente estamos enfrentando uma pandemia causada pela Covid-19, e como principal esforço para combatê-la estamos passando por um período de isolamento social.

Como medida protetiva foi definido pela grande maioria dos estados e municípios que os comércios e indústrias que não fornecem produtos e serviços essenciais, fechem ou funcionem de forma remota, com cada funcionário trabalhando de sua própria casa, para evitar aglomerações.

A experiência do cliente, que por si só já é um desafio, toma uma proporção ainda maior com a barreira do isolamento social. A principal questão é como manter um atendimento de qualidade sem a estrutura com o qual a empresa costuma contar?

 

Olhando de dentro para fora: cuide primeiro do seu time

Vamos imaginar um cenário onde toda a sua equipe de atendimento está trabalhando de maneira remota. É fundamental que essas pessoas tenham a capacidade de se auto gerenciar. Ter um time engajado com a marca e comprometido com a experiência do cliente é essencial, e para que isso aconteça a experiência do próprio colaborador conta muito. Hoje, como você está cuidando da sua equipe? A empresa tomou todos os cuidados necessários para que as condições de trabalho sejam boas?

Esse é o primeiro passo para manter o atendimento ao cliente excelente, por isso é muito importante seguir algumas premissas básicas:

  • Não exponha nenhum colaborador a um risco desnecessário;
  • De todo o suporte necessário para a adaptação do mesmo aos novos formatos de trabalho;
  • Da forma que for possível, cuide do bem-estar da equipe.

 

Canais digitais: como oferecer  atendimento nos principais canais com máxima agilidade

Se algumas empresas ainda tinham dúvidas sobre a importância de oferecer atendimento nos principais canais digitais, os acontecimentos serviram para mostrar o quanto eles são importantes. No momento, como as interações sociais estão limitadas ao digital, as organizações tem buscado por soluções urgentes e aqui nós nos deparamos com 2 cenários.

O primeiro contempla empresas que tem orçamento disponível para buscar soluções de atendimento eficazes em meio a crise, e para estas empresas existem algumas opções disponíveis. Se você quer habilitar o seu atendimento nos principais canais digitais em até 48h, com condições especiais de pagamento, nós da Ubots podemos te ajudar, basta entrar em contato com a gente.

O segundo cenário, diz respeito as empresas que não dispõe deste orçamento, e neste caso existem soluções simples que podem ajudar muito nesse momento.

 

“A experiência do cliente, que por si só já é um desafio, toma uma proporção ainda maior com a barreira do isolamento social.”

 

Escolha um canal

Nós falamos muito por aqui sobre a importância de oferecer atendimento nos principais canais digitais, porém esse momento exige foco da maioria das empresas. O primeiro passo é compreender qual é o canal que mais faz sentido para os seus clientes e a partir daí focar a sua estratégia nele.

Alinhe a sua comunicação

Alinhe a sua comunicação para que os seus clientes saibam onde você está atendendo. Não tenha vergonha de informar que o seu atendimento está centralizado em um canal, por conta do momento.

O importante é tratar o cliente com transparência e honestidade, sem promessas extravagantes mas ainda assim dando o máximo para seguir entregando uma experiência de atendimento incrível para os seus clientes.

 

Você tem alguma dúvida sobre como lidar com o atendimento ao cliente neste momento? Nosso time de especialistas está pronto para te atender.

Preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você!