Como criar um chatbot?
Saiba como é possível criar chatbots inteligentes, capazes de simplificar e agilizar a interação com os seus consumidores.
Aguarde, carregando...
Quando falamos de atendimento digital não podemos deixar de lado a experiência do consumidor. Transferir a experiência para o ambiente digital é uma das formas mais eficazes de garantir a fidelização de um cliente.
80% dos consumidores brasileiros estão dispostos a parar de fazer negócios com uma marca se essa oferecer uma experiência de atendimento ruim.
Para ter um atendimento digital excelente, que entregue experiências incríveis para os consumidores é preciso estar atento a alguns detalhes, como por exemplo:
Quer saber como implementar uma estratégia de atendimento digital de sucesso? Confira os passos abaixo.
O primeiro passo para iniciar um atendimento digital é saber em qual ou quais canais irá atender. Não existe uma fórmula pronta, o importante é estar onde o seu cliente está!
O atendimento digital deve conferir ao consumidor praticidade para o seu dia a dia, portanto é preciso saber em qual canal ele prefere se comunicar com a sua marca. De nada adianta estruturar uma estratégia em um canal se o meu cliente não o utiliza!
A forma mais eficaz é perguntando a ele. Faça uma pesquisa, escute o que o seu cliente tem a dizer. Caso essa opção não seja viável, você pode verificar o que outras empresas com o mesmo perfil de cliente que a sua estão fazendo, onde e como elas estão atendendo.
Dica: O WhatsApp é o canal de comunicação que mais cresce no mundo, e hoje conta com 2 bilhões de usuários ativos. 76% dos consumidores brasileiros afirmam querer se comunicar com as marcas através do app. Este é um ótimo canal para começar o seu atendimento digital. Quer atender pelo WhatsApp? Fale com nossos especialistas.
2 – Qual estratégia de atendimento digital devo seguir?
Assim que você tiver definido em quais canais irá atender seus clientes, é importante saber qual estratégia irá seguir. No momento de definir é importante ter em mente que ela precisa contemplar:
Aqui na Ubots nós trabalhamos com o Digital First. A estratégia é descrita como o “próximo passo do Omnichannel”, pois além de garantir a unificação dos canais de atendimento e a centralização do gerenciamento dos mesmos, ela garante a redução significativa dos custos operacionais da área.
Mesmo dentro da esfera do atendimento digital, existem algumas formas de atendimento diferentes e dependendo da sua estratégia elas podem ser usadas separadamente ou em conjunto. Confira:
Self Service:
Ou auto atendimento, se você preferir. É a forma mais em conta de oferecer atendimento digital aos seus consumidores. Como o nome sugere, o cliente tem a possibilidade de realizar o seu atendimento sozinho, e isso pode acontecer de algumas formas diferentes:
Esse tipo de atendimento pode acontecer em diversos canais, com a ajuda de um chatbot. Um bot bem treinado é capaz de atender até 90% da demanda de um determinado canal.
Todas as demandas repetitivas podem ser alocadas para o atendimento automatizado, deixando somente as demandas mais complexas a serem resolvidas pelos atendentes humanos.
Contar com agentes de atendimento humano é indispensável para empresas que precisam lidar com demandas de atendimento mais complexas.
O ideal é contar com um time de atendentes altamente capacitados, que sejam capazes de resolver os problemas dos clientes com agilidade e ainda no primeiro contato.
Dica: O ideal para garantir uma experiência incrível para o seu cliente, é contar com os 3 tipos de atendimento, tendo tudo centralizado em apenas um lugar. No nosso e-book do Digital First nós ensinamos como organizar uma jornada de atendimento entre os canais, garantindo uma redução de custos significativa!
Para realizar todas as etapas descritas acima é preciso contar com uma boa ferramenta de atendimento. Hoje existem muitas opções no mercado, para todos os tipos e tamanhos de empresa.
A nossa plataforma, a Ubots Desk, é desenvolvida para empresas que possuem um alto volume de atendimento. Mas para te ajudar a escolher a mais adequada para o seu negócio separamos alguns pontos importantes a serem levados em consideração:
Estar presente no meio digital é muito importante. Então se você ainda não está ou se seu atendimento não tem a qualidade necessária para entregar uma experiência incrível ao seu consumidor, queremos te ajudar a começar já!
Ficou com alguma dúvida? Nosso time de especialistas está pronto para te ajudar, basta entrar em contato.