Atendimento e Varejo: mais do que satisfazer é preciso encantar

Nós estamos vivendo a “era do consumidor”. Ele tem todo o poder em suas mãos – literalmente – pois, com apenas um comentário em uma rede social a reputação de uma empresa pode ser prejudicada. Para se diferenciar é preciso agregar valor para o cliente. Existe uma grande probabilidade de o seu concorrente ter um produto muito semelhante ou até mesmo igual ao seu. Mesmo que você se esforce e ofereça vantagens, seus concorrentes também irão oferecer. Então, qual a melhor forma de se diferenciar e encantar o cliente?

Cuidar de todas as etapas da jornada de compra do cliente é essencial para fidelizar o mesmo, e o atendimento precisa ser um dos principais pontos de atenção na sua estratégia.

Para que isso aconteça, existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração:

 

Cliente

Um atendimento focado na experiência do cliente precisa partir de um princípio muito básico: quem é o meu cliente? É essencial que, além da equipe de comunicação, a equipe de atendimento tenha muito claro com qual persona está falando. 

 Canais

Depois de estabelecer quem é o seu cliente, é importante saber onde ele está. Estar nos canais que irão facilitar a vida do seu cliente é muito importante e irá refletir diretamente na satisfação dele. 

Ferramentas e soluções 

Agora que você já sabe o perfil do seu cliente (persona) e em quais canais precisa investir para estar mais próximo dele, vem uma parte muito importante da sua estratégia: pesquisar e estudar as melhores ferramentas e soluções para impulsionar o seu atendimento. Para te ajudar, abaixo nós listamos algumas soluções:

 

Chatbot

Para o setor varejista contar com a ajuda de um chatbot é muito importante. O bot irá dar conta de boa parte de seus atendimentos, podendo ajudar os clientes de várias formas e até mesmo auxiliar a finalizar as compras. Quer saber mais? Aqui você encontra mais detalhes.

 

WhatsApp

Que o WhatsApp é o canal de comunicação que mais cresce no mundo todos estão cientes. Mas você sabia que 76% dos consumidores brasileiros já preferem se comunicar com as marcas através do canal? Quer saber como implantar a solução na sua empresa? Confira aqui.

Multicontas

Ter uma ferramenta que possibilite centralizar o gerenciamento de todos os atendimentos é indispensável. Com a Ferramenta Multicontas você ainda pode fazer transferências de dados de atendimento entre atendentes de forma prática, agilizando os seus processos e garantindo uma satisfação maior para os clientes. Saiba mais.

RCS

Você ainda utiliza o SMS para entrar em contato com os seus clientes, enviando ofertas e os outros anúncios importantes? O RCS é um canal de comunicação que permite que você faça isso, e ainda envie vídeos, fotos, áudios, documentos e GIFs. E o melhor de tudo: sem precisar de mais um aplicativo. Quer saber mais? Confira.

 

Enfim, essas são apenas algumas ferramentas e soluções que podem ajudar a sua empresa a alavancar a área de atendimento e consequentemente encantar e fidelizar o seu cliente. Quer conhecer melhor alguma destas soluções ou entender quais fazem mais sentido para o seu negócio? Nosso time de especialistas está pronto para tirar todas as suas dúvidas.