fbpx

Botão para compras no WhatsApp Business

Quer compartilhar o conteúdo?

Compartilhar
Compartilhar
A versão Business do WhatsApp é a solução ideal para pequenas e médias empresas. Geralmente elas não têm a necessidade de escalar o atendimento, porém precisam manter uma relação profissional com os seus clientes. Pensando na experiência do usuário, o canal lançou recentemente um botão para compras no WhatsApp. Neste texto você confere tudo sobre a nova feature e sobre as demais funcionalidades disponíveis.

 

O WhatsApp é o aplicativo de mensageria mais utilizado no mundo. Ao todo são 2 bilhões de usuários ativos, sendo que 99% dos brasileiros possuem o app instalado. 

Os números deixam claro que o WhatsApp é uma ferramenta poderosa quando o assunto é comunicação. O canal, que nasceu para auxiliar na comunicação pessoal, vinha a alguns anos entrando na esfera comercial.

Vendo que o app teria potencial para estreitar também relacionamentos comerciais, em 2018 o WhatsApp lançou suas versões Business , para pequenas e médias empresas, e Business API, para empresas de grande porte. Através destas versões a empresa permitiu que organizações de todos os portes utilizassem o app para se comunicar com os consumidores.

Nas versões voltadas às empresas uma série de funcionalidades são disponibilizadas. Desta forma o contato se torna muito mais profissional, independente do porte da sua empresa. Para saber mais sobre as versões e como cada uma funciona, você pode ler este artigo aqui.

Desde então, o app vinha dando alguns passos no mercado de relacionamento digital. Porém, em 2020, o cenário mudou completamente e as empresas acabaram encontrando no canal uma saída para seguir se relacionando com os clientes. 

Por conta do sucesso e do crescimento do canal, o Facebook lançou uma série de novas funcionalidades com o intuito de melhorar a experiência dos usuários. O último lançamento foi o botão para compras, na versão Business.

Confira abaixo um pouco mais sobre cada uma das funcionalidades do app e como elas podem auxiliar o seu negócio.

 

Botão para compras no WhatsApp

O último lançamento do WhatsApp Business foi o botão para compras. A partir de agora empresas que possuem o catálogo de produtos cadastrado no aplicativo, terão um botão indicando que são perfis comerciais. 

Botão de compra

Antes da funcionalidade ser desenvolvida, era necessário clicar no perfil para saber se havia um catálogo disponível.

Mas como utilizar o botão de compras no WhatsApp?

Como empresa é muito simples: basta estar com a versão atualizada do app e possuir um catálogo de produtos cadastrado.

Para os usuários basta seguir os passos abaixo:

 

1 – Atualizar o aplicativo para a última versão disponível;

2 – Acessar o aplicativo e abrir a tela de conversa com a empresa desejada;

3 – Ao lado do nome do usuário, terá um ícone de uma loja, caso a empresa tenha o catálogo cadastrado;

4 – Clicar no ícone e escolher no catálogo o produto desejado;

5 – Clicar no botão “conversar com a empresa”.

 

A funcionalidade está disponível também na versão Web, facilitando a interação para as empresas.

Além da novidade lançada, o WhatsApp Business possui uma série de funcionalidades que podem melhorar a experiência do consumidor. Confira:

 

Mensagens automatizadas

O WhatsApp Business disponibiliza mensagens automatizadas de saudação e de ausência. A solução é ideal para que pequenas e médias empresas possam agilizar os atendimentos.  

Desta forma é possível informar o consumidor sobre horários de atendimento, tempo de espera entre outras informações personalizadas.

 

Catálogo de produtos

A versão business do aplicativo conta com a opção de catálogo de produtos. Desta forma o consumidor pode conferir tudo que a sua empresa oferece sem sair do aplicativo. 

Esta funcionalidade garante uma experiência melhor para o consumidor e auxilia as empresas que querem vender através do canal.

Quer saber como vender através do WhatsApp? Nesse texto nós te contamos!

 

Estatísticas e métricas

Mensurar resultados é uma das partes mais importantes de uma estratégia. O WhatsApp Business permite o acesso a algumas estatísticas simples, mas que podem ser importantes para o seu negócio. As informações fornecidas são:

 

  • Número de mensagens enviadas;
  • Número de mensagens entregues;
  • Número de mensagens lidas;
  • Quantidade de contatos.

 

Sua empresa já utiliza todas estas funcionalidades? Elas ajudam o seu negócio a se relacionar com os consumidores de forma mais profissional. 

O WhatsApp Business é uma solução ideal para pequenas e médias empresas. Se você conta com um alto volume de interações, o ideal é utilizar a versão Business API. Além disso, é importante contar com a ajuda de uma solução de relacionamento digital.

Quer saber mais sobre o assunto? Fale com um de nossos especialistas.

 

Preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você!