Captação de clientes: 5 estratégias para colocar em prática

Melhorar as vendas e aumentar o faturamento é um dos principais objetivos para todos os negócios. 

Na teoria é muito simples obter esse resultado: basta conquistar mais clientes. No entanto, para fazer isso é preciso muita dedicação.

A captação de clientes é uma preocupação comum entre todas as empresas. Para isso existem diversas formas, estratégias, canais e ferramentas. Mas independente de como a sua empresa faz isso, é fundamental ter eficiência para que a marca possa expandir.

Mas se a sua estratégia de captação de clientes não está saindo como o planejado, neste conteúdo nós vamos te ensinar 5 formas diferentes de realizar essa tarefa.

Vamos lá?! 🙂

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Não importa qual é o segmento da sua empresa, você certamente precisa captar novos clientes constantemente. 

Claro, que para alguns setores, como o varejo, por exemplo, o cenário já é um pouco diferente. Pois, além de ter que realizar a constante atração de novos consumidores, precisa trabalhar a retenção para gerar recorrência.

No entanto, o nível de complexidade para essa captação muda de acordo com cada negócio. 

Para uma empresa B2C que tem um ticket médio de R$ 50,00, por exemplo, atrair novos clientes é mais rápido e simples. Agora se analisarmos uma empresa com foco B2B, que possui um ticket médio de R$ 20.000, já estamos falando de outro perfil de clientes e de uma venda bem mais complexa.

Se você quer saber exatamente como é essa diferença em termos de estratégias, confira a seguir tudo sobre captação de clientes.

 

O que é captação de clientes?

A captação de clientes é uma das etapas mais importantes do processo comercial. Ela é o ponto de partida para toda a estratégia comercial, até chegar na venda de fato. 

Nesta etapa, os futuros clientes ainda são chamados de leads, o que significa que eles realizaram uma primeira conversão com a empresa

Se você está se perguntando como normalmente acontece essa captação isso varia muito de negócio para negócio. Essa divisão acontece principalmente entre empresas B2B e B2C.

Confira quais são os principais formatos.

 

Formatos de captação de clientes

As duas principais divisões são entre Inbound e Outbound, e nós vamos te explicar o que cada uma delas significa.

A captação Inbound é basicamente quando o consumidor procura a empresa. Isso acontece a partir de estratégias de marketing, que visam colocar a marca em visibilidade.

Já a captação outbound acontece a partir de uma prospecção ativa. Ou seja, o time comercial realiza uma abordagem para atrair o lead. 

Ambas estratégias são utilizadas para diversos tipos de negócio, porém com abordagens distintas. Para entendermos melhor quais são essas abordagens, vamos conhecer todas as formas tradicionais de captação de clientes.

 

Estratégias tradicionais de captação de clientes

Agora que você já compreendeu a diferença entre o Inbound e o Outbound, vamos mais a fundo nas estratégias de captação de clientes

 

📞 Estratégias de captação outbound

 

Prospecção ativa

A principal forma de conseguir novos clientes de forma ativa, é “indo atrás deles”. Esse é um processo comercial B2B já consolidado e utilizado pela grande maioria das empresas. 

Ele é realizado da seguinte forma:

  • O time de inteligência comercial realiza listas com possíveis clientes interessantes para os negócio;
  • O time de pré-vendas (SDRs) realiza o contato com o prospect que pode acontecer por telefone, e-mail, redes sociais ou canais de mensageria;
  • O profissional agenda uma conversa ou reunião com o lead e ele segue o processo comercial dentro da empresa.



Telemarketing

A prospecção ativa não é utilizada apenas para encontrar empresas como clientes. O consumidor final também é prospectado desta forma através dos serviços de telemarketing. 

A modalidade ainda é muito utilizada por empresas do setor financeiro e de telefonia.

 

Ações de marketing

Quem acha que o marketing é utilizado apenas no modelo inbound está enganado. Campanhas de prospecção são muito comuns e geralmente utilizam canais como o e-mail, redes sociais, SMS.

 

📢 Estratégias de captação Inbound

 

Redes Sociais

Atrair possíveis clientes através de conteúdos nas redes sociais é uma estratégia muito utilizada, especialmente para empresas com foco no consumidor final. 

Esse formato também pode ser chamado de branded content, quando a marca oferece um conteúdo tão valioso para o consumidor que acaba virando cliente.

 

SEO

Quando você precisa resolver um problema e não sabe como, o que você faz? Muito provavelmente você pesquisa no Google. É assim que boa parte dos negócios começam. 

Por isso, uma excelente estratégia de atração de novos clientes é ter boas palavras chave bem posicionadas no buscador.

 

Mídia paga

Outra forma muito utilizada para captação de clientes é a compra de espaço publicitário online. Ela pode ser realizada no Google, Youtube, Redes Sociais ou em sites e blogs específicos. 

E aí, qual desses formatos você utiliza no seu negócio? Todos eles podem ser muito eficazes, desde que feitos da maneira correta. No entanto, é preciso estar sempre atento às novas possibilidades.

 

Os hábitos dos consumidores estão se transformando em uma velocidade absurda. E por isso, é preciso acompanhar todas essas mudanças nas estratégias de negócio. Caso contrário, ficará cada vez mais difícil conquistar novos clientes.

Para te ajudar a alcançar resultados incríveis, vamos compartilhar 5 dicas de estratégias de captação de clientes. Confira!

 

🎯 5 estratégias para captação de clientes

 

WhatsApp Business API

Suas campanhas de e-mail já não convertem mais como antes? Contar com o apoio de novos canais é fundamental para seguir conectado com o seu público.

Vender através do WhatsApp se tornou algo comum nos últimos dois anos. No entanto, para ter uma estratégia efetiva é preciso utilizar o canal da maneira correta. 

Apesar da grande adoção das empresas, muitas ainda utilizam o WhatsApp pessoal para realizar campanhas para captação de clientes. Com essa prática, dados valiosos acabam se perdendo.

whatsapp marketing

Imagine a seguinte situação: Sua equipe de marketing planejou uma campanha para a captação de novos clientes. A expectativa é ter uma alta taxa de conversão de leads, e consequentemente de clientes.

No entanto, cada vendedor disparou a campanha para a sua base de contatos através do WhatsApp pessoal. Com isso, mesmo obtendo algumas conversões a empresa acabou perdendo dados fundamentais no meio do processo. Como:

  • Número total de cliques;
  • Taxa final de conversão;
  • Taxa de resposta.

Por isso, para que a estratégia seja um sucesso é preciso contar com a ajuda da API oficial do WhatsApp. Desta forma, você tem acesso a todas as informações e pode utilizá-las como insight para planejar campanhas cada vez melhores.

 

Account-based marketing

Se você tem familiaridade com campanhas de aquisição de clientes deve estar acostumado com o conceito de funil de vendas. 

Em um processo padrão o ideal é captar o maior número de leads possível para a primeira etapa do funil, e a partir daí ir trabalhando-os para que apenas os mais qualificados cheguem à última etapa que é a venda.

No entanto, quando falamos em um cenário de vendas complexas, nem sempre esse processo é efetivo, uma vez que a qualificação dos leads precisa ser muito alta. 

É aí que entra o Account-base marketing, em tradução livre marketing baseado em contas, ou apenas ABM. Nessa estratégia o funil de vendas é totalmente invertido e o trabalho de captação de clientes começa com a busca por empresas extremamente qualificadas para o seu negócio.

Desta forma, você vai realizar um trabalho muito mais personalizado, aumentando expressivamente as chances de conversão.

 

Chatbots

Você planejou uma campanha completa de captação de leads, e parecia estar tudo perfeito:

  • Landing page totalmente otimizada para conversão;
  • Material rico super valioso para o público-alvo;
  • Tráfego pago;
  • Estratégias nas redes sociais.

Porém, no final a conversão não aconteceu como você esperava. O que pode ter acontecido? Em alguns casos, os consumidores acabam se assustando com longos formulários, que acabam os fazendo desistir de adquirir o material ofertado.

Por isso, uma excelente estratégia para aumentar a captação de clientes é trocar os formulários por chatbots em páginas de conversão. 

Desta forma, todos os dados que você precisa para seguir o processo comercial são coletados de forma conversacional

Além disso, com a ajuda da inteligência artificial toda a abordagem pode ser personalizada, alterando até mesmo o material ofertado de acordo com as respostas do lead.

 

Google Business Messages

Quando você quer encontrar uma empresa e entrar em contato com ela, qual a jornada que você segue? É muito provável que você siga este caminho:

  • Pesquisa a empresa no Google;
  • Acessa o site;
  • Procura pelos canais de comunicação dela;
  • Acessa o canal que faz mais sentido para você e inicia a conversa.

Não é mesmo? No entanto, muitas coisas podem acabar te distraindo ao longo dessa jornada, e esse contato pode nunca acontecer. Com isso, a empresa perdeu ou adiou a captação de um futuro cliente.

Google Business Messages Gif Funcionalidades

Com o novo canal do Google, o Google Business Messages, essa jornada fica bem menor, aumentando expressivamente as chances de conversão. Quando você pesquisar pela empresa, o chat já estará na própria página de pesquisa, facilitando muito a comunicação.

Além disso, o chat também pode ser acessado via Google Maps, trazendo um potencial gigantesco para empresas locais.

O canal ainda é uma novidade, mas possui inúmeras possibilidades capazes de garantir resultados fantásticos para o negócio.

 

Indicação

O custo de aquisição por cliente é um valor que varia de acordo com cada negócio. Mas a verdade é que a maioria deles deseja diminuir esse número para que o lucro seja maior.

E qual é a forma mais barata de conquistar novos consumidores? Através da indicação dos seus clientes atuais. Parece muito simples e até mesmo óbvio, mas para chegar a esse resultado é preciso realizar um longo trabalho.

Confira alguns passos essenciais para receber mais indicações dos seus clientes.

  1. Ter um produto/serviço de qualidade: Parece óbvio, mas essa é uma etapa essencial. Nada que você fizer a seguir terá resultado se o produto ou serviço que a empresa oferece não for excelente.
  2. Experiência do cliente: No entanto, apenas a qualidade não garante a satisfação total com a empresa. O cliente precisa ter uma experiência incrível em cada ponto de contato. 
  3. Pesquisa de satisfação: É fundamental saber qual é o nível de lealdade do cliente com a sua empresa. Para isso, você pode aplicar uma pesquisa de NPS. Desta forma você saberá como trabalhar com cada cliente de acordo com a satisfação deles.
  4. Programa de indicação: Por último, você precisa incentivar e recompensar os seus clientes. Pesquise com eles qual é a melhor recompensa, desta forma os clientes estarão sempre realizando indicações da sua empresa.

Desta forma, novos clientes chegarão de forma mais barata e também mais qualificada.

 

E aí, o que você achou das dicas? Já utiliza alguma delas no seu negócio? O mais importante é estar constantemente em busca de novas formas de atrair clientes, de acordo com as mudanças de hábito que ocorrem na vida das pessoas.

Precisando de ajuda para pôr algo em prática? Conte com o nosso time de especialistas.

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