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Chatbot para e-commerce: como impulsionar suas vendas!

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Em meio a um cenário incerto com o qual nos deparamos em 2020, algumas empresas conseguiram driblar todos os desafios da pandemia, e mostraram que é possível crescer mesmo em meio a uma crise. 
O que essas empresas têm em comum? Todas se adaptaram rapidamente e investiram em soluções digitais para seguir entregando experiências incríveis para os seus consumidores. Confira em nosso texto como um chatbot para e-commerce pode impulsionar as suas vendas.

 

 Um dos segmentos de mercado com maior crescimento no período da quarentena foi o varejo, mais precisamente os e-commerces. Com o comércio tradicional fechado os consumidores passaram a aderir mais ao comércio eletrônico.

 De acordo com o Compre&Confie, o e-commerce nacional faturou R$27,3 bilhões, no período entre 24 de fevereiro e 24 de maio deste ano, um crescimento de 71% comparando mesmo período de 2019.

 Gigantes do varejo registram crescimento expressivo nos últimos meses. O grupo Dafiti, por exemplo, cresceu 27% no último trimestre, aumentando em 24,2% sua base de clientes. O Grupo Arezzo&Co chegou a bater o recorde de vendas em um dia, alcançando um faturamento diário de R$ 2,3 milhões. O recorde anterior tinha acontecido na Black Friday de 2019, data mais importante para o varejo.

Com o aumento nas vendas, é preciso estar preparado para prestar um atendimento de qualidade, sem gerar filas de espera ou fazer o consumidor realizar vários contatos para resolver uma demanda.  Sabemos que com um volume alto de vendas e interações, manter a qualidade do atendimento ao cliente acaba virando um desafio. Afinal de contas, como fazer isso? Com a ajuda de um chatbot! 

O atendimento automatizado garante muito mais agilidade e aumenta a satisfação dos seus clientes. É isso que vamos te mostrar abaixo. Confira como um chatbot para e-commerce pode transformar a sua relação com o consumidor.

 

Chatbot para e-commerce: por onde começar?

Um bot bem treinado pode resolver até 90% da sua demanda de atendimento, por isso é muito importante contar com o auxílio da tecnologia, especialmente após o aumento na procura pelos e-commerces.

Confira os passos para criar uma estratégia de sucesso e potencializar as suas vendas:

 

1 – Escolha o canal

Nós já falamos isso algumas vezes por aqui, então se você acompanha o nosso blog, já pode ter visto. Mas o primeiro passo para implementar uma estratégia de atendimento automatizado é a escolha do canal que você vai utilizar. Um chatbot pode atender em um canal específico ou em diversos canais. É importante que você tenha em mente qual estratégia de atendimento irá seguir.

Caso você opte por disponibilizar o chatbot em apenas um canal, é interessante escolher o canal onde você tem o maior número de clientes entrando em contato. Dessa forma você pode aumentar a retenção de atendimentos feitos pelo bot, sendo que cada atendimento que ele finaliza sem precisar da intervenção de um agente humano garante uma redução de custos significativo para a sua operação.

Caso o bot seja disponibilizado em mais canais é importante que a plataforma utilizada conte com a transferência de atendimentos e informações de forma simples e ágil, para que a comunicação ocorra com sinergia entre os canais, sem que o cliente tenha que repetir os seus dados e solicitações.

Conheça a nossa solução.

 

2 – Auxilie a jornada de compra do cliente

Um dos fatores que mais contribuem com o abandono de carrinho é a falta de auxílio para o consumidor durante a jornada de compra. Por conta da pandemia, públicos que antes não tinham o costume de consumir produtos através de e-commerce, passaram a realizar compras online. Por isso é muito importante estar disponível para ajudar o cliente durante todo o processo.

Muitos e-commerces contam com soluções que oferecem os itens do carrinho abandonado após o cliente desistir de fazer a compra. Mas e se você pudesse ajudá-lo antes de desistir da compra? É exatamente isso que o bot pode fazer, garantindo uma taxa de finalização da compra muito maior.

Contar com um chatbot para realizar esta etapa do atendimento pode trazer muitas vantagens para o seu negócio:

 

  • Esteja disponível para os seus clientes quando eles precisarem de você: O chatbot pode realizar o atendimento em qualquer dia e horário;
  • Diminua sua taxa de carrinho abandonado: responda todas as dúvidas dos seus clientes durante a jornada de compra;
  • Diminua os custos operacionais da área: um bot pode realizar diversos atendimentos ao mesmo tempo, garantindo uma otimização maior dos recursos do setor.

 

 Hoje o chatbot Ben, que desenvolvemos para a Panvel Rede de Farmácias, informa o preço e disponibilidade de produtos, direciona os usuários durante o processo de compra e oferece opções de frete, pagamento, além de finalizar o processo de compra dentro do chat.

Confira o case completo.

 

 3 – Como um chatbot para e-commerce pode transformar o seu atendimento pós venda:

 Quantas vezes por dia os seus atendentes respondem questões repetitivas? Com o auxílio de um chatbot você pode alocar os seus agentes humanos para a realização de tarefas mais complexas, e responder de forma ágil questões como por exemplo:

 

  • Status do pedido;
  • Segunda via de boleto;
  • Código de rastreio;
  • Informações de devolução e troca.

 Todas essas informações podem ser respondidas instantaneamente pelo bot, garantindo uma experiência de atendimento muito melhor para os clientes.

Além disso, você garante uma redução de custos significativa para a sua operação, pois está finalizando uma demanda sem a intervenção de um atendente humano.

 

4 – Melhore sua performance com base nos dados extraídos

Hoje você sabe quais são as principais dúvidas dos seus clientes? Quais pontos geram mais insatisfação para eles? Extrair essas informações com facilidade é tão importante quanto prestar um bom atendimento. É a partir desses dados que você pode tomar decisões mais estratégicas e aplicar constantemente melhorias de acordo com as necessidades do seu consumidor.

Além disso você pode trabalhar regularmente no aprimoramento do seu bot, fazendo com que ele tenha uma taxa de resolução de atendimentos cada vez maior.

 

Gostou desse conteúdo? Se você tiver qualquer dúvida, nosso time de especialistas está pronto para te ajudar, basta entrar em contato.

 

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