Como criar um chatbot?
Saiba como é possível criar chatbots inteligentes, capazes de simplificar e agilizar a interação com os seus consumidores.
Aguarde, carregando...
A resposta mais simples é: ainda não! No entanto, o Facebook anunciou no final de 2020 a abertura da API do Instagram para chatbots. A novidade é esperada ainda para o primeiro semestre deste ano e deve movimentar o mercado de relacionamento digital.
Quer saber tudo sobre a rede social antes do lançamento da novidade? Nós te contamos!
Neste texto você vai ver:
A rede social, que nasceu em 2010 como uma espécie de diário virtual, conquistou uma legião de usuários mundo afora. Hoje o Instagram conta com o número surpreendente de 1 bilhão de usuários ativos por mês.
Nos primeiros dois anos de existência, o aplicativo foi disponibilizado apenas para proprietários de iPhones e iPads. Após esse período, a rede social foi aberta para dispositivos Android e comprada pelo Facebook. A venda aconteceu por um valor aproximado de 1 bilhão de dólares.
Após ser vendido para o Facebook, o Instagram passou a crescer cada vez mais. As empresas começaram a ver na rede social a oportunidade de estabelecer uma comunicação maior com o consumidor.
O Instagram é uma rede social que permite que o usuário publique imagens ou vídeos em uma conta pessoal. A rede possibilita também a interação entre perfis, através de curtidas, comentários e mensagens via Direct.
Além das funcionalidades habituais, a rede social está sempre em busca de novidades no mercado e constantemente lançando novas features. Stories, IGTV, Reels, são alguns exemplos de atualizações mais bem sucedidas do Instagram.
De acordo com dados da Socialbakers, o Instagram é a rede social com maior engajamento entre as “concorrentes”. O app de compartilhamento de fotos superou até mesmo o Facebook neste quesito.
O engajamento é uma das métricas mais cobiçadas pelas empresas, pois é um dos principais fatores para o crescimento orgânico de uma marca. Por conta disto, a rede social chamou a atenção das organizações, que começaram a construir estratégias para este canal.
Para atender a demanda destas empresas, o Facebook lançou, em 2016, o Instagram Business. Segundo dados da própria empresa, 90% dos usuários da rede seguem pelo menos uma conta comercial.
A versão empresarial do app conta com funcionalidades para impulsionar os negócios, como por exemplo:
Uma novidade da versão Business do aplicativo, são as lojas no Instagram. Para aumentar a taxa de conversão diretamente através do canal, a funcionalidade permite que o consumidor avance boa parte do processo de compra ainda no Instagram.
Clicando aqui você encontra todas as informações para criar um perfil comercial.
De acordo com a empresa, 60% das pessoas dizem que descobrem novas marcas através do Instagram.
Por conta disso, o número de interações entre marcas e pessoas através do app é gigantesco. E como qualquer outro canal de relacionamento, os consumidores esperam uma boa experiência por lá também.
Atender todos os clientes com excelência se torna uma missão difícil com um alto volume de interações. Por isso que muitas pessoas se perguntam se é possível ter um chatbot para o Instagram.
Chatbots são programas de computador utilizados para automatizar interações ou tarefas. Eles fazem isso através de linguagens de código como, por exemplo, o PLN (Processamento de linguagem natural).
Desta forma os bots conseguem “compreender” o que as pessoas falam e trazer respostas imediatas. Com o avanço da tecnologia, hoje em dia os chatbots podem resolver até mesmo tarefas mais complexas. O uso deles garante vantagens como:
A resposta mais breve é: ainda não. A previsão é para que seja possível ainda no primeiro semestre de 2021. Confira porquê.
O Instagram possuía até pouco tempo a API fechada. Ou seja, não era possível automatizar funções dentro da plataforma.
Pode ser que você encontre algumas promessas de automatização do canal por aí. Mas cuidado! Algumas práticas podem contrariar as políticas do Instagram, e podem fazer sua conta ser banida.
A boa notícia é que o próprio Facebook anunciou no último mês a abertura do Instagram para bots.
Até o momento, apenas parceiros homologados podem desenvolver bots para o Instagram, mas o cenário deve mudar em breve. A novidade deve fomentar o mercado de relacionamento digital em 2021, trazendo mais facilidade ao dia a dia das empresas e dos consumidores.
Outro fato importante de ter em mente, é que mesmo com a liberação da API para automatização, apenas as interações via Direct poderão ser automatizadas. Seguem sendo consideradas erradas de uso as seguintes práticas:
De acordo com o Panorama da Mobile Time, o app está instalado em 81% dos smartphones brasileiros. O número já supera o Facebook Messenger, que está instalado em 79% dos aparelhos.
Devido ao sucesso, é esperado que com a abertura da API, o Instagram tenha números expressivos como os do WhatsApp.
Contudo é preciso tomar alguns cuidados para assegurar a experiência do consumidor.
É comum que a automatização do atendimento cause alguns receios. Como já mencionamos aqui, o Instagram possui uma ótima taxa de engajamento. Isso acontece por conta do tom informal e pessoal que o canal confere às interações.
As interações ainda que automatizadas não precisam, e nem devem ser frias e impessoais. Quer saber como? Neste texto nós ensinamos como construir bots mais humanizados e garantir uma experiência incrível para o consumidor.
Com a novidade já anunciada para o primeiro semestre de 2021, é comum que as marcas comecem a se preparar para implementar o relacionamento automatizado no canal. Para isso, o primeiro passo é desenvolver o planejamento do bot.
Para te ajudar com esta etapa separamos abaixo alguns passos fundamentais para criar um chatbot excelente:
Enquanto a API do Instagram não é liberada, existem algumas soluções para agilizar as interações e não deixar os clientes esperando por respostas. Embora o ideal seja deixar as interações livre de qualquer barreira, é melhor direcionar o consumidor para outro canal do que colocá-lo em uma fila de espera.
Por isso, uma boa solução é criar um chatbot em um canal que seja tão acessível quanto o Instagram, e direcionar o consumidor para lá. Um ótimo canal para realizar esta ação, é o WhatsApp. A conversa pode ser transferida através de um link, o que torna a interação mais fluida.
Outra dica importante, é construir o bot de acordo com as dúvidas que são recebidas no Instagram. Desta forma é possível criar um fluxo conversacional mais inteligente e que será altamente resolutivo para o cliente. Isso irá garantir mais satisfação para eles e uma economia de custos significativa para a empresa.
Tem alguma dúvida ainda sobre o funcionamento do chatbot para Instagram? Nosso time de especialistas está aqui para te ajudar! Entre em contato.