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Como atrair clientes – 4 estratégias para potencializar seus resultados

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Para que as empresas cresçam, gerem novos negócios e conquistem um faturamento melhor, é preciso atrair clientes. Por isso, esse desafio sempre fez parte do dia a dia de qualquer organização.

Se você não faz ideia do que fazer para atrair clientes estamos aqui para te ajudar. O que já não era tão simples, ganhou uma camada a mais de dificuldade com a transformação digital

A pandemia iniciada em 2020 trouxe novos hábitos para as pessoas. Essas mudanças também impactaram as exigências dos clientes. Para os novos consumidores já não basta apenas entregar um bom serviço, e neste caso mais específico, uma boa refeição.

Como atrair clientes em um mercado tão competitivo e volátil?

Eles têm dezenas, ou até mesmo centenas, de opções a poucos cliques de distância. O que faz com que esses consumidores escolham a sua marca?

É preciso ir além: pensar na experiência do consumidor, pontos de contato e atendimento. Tudo precisa ser perfeito para que essas pessoas encontrem na sua empresa um diferencial.

O primeiro passo para gerar uma experiência incrível, que seja capaz de atrair novos clientes é conhecê-los profundamente. 

Conhecendo o seu consumidor

Todos os seus esforços de atração de leads e novos clientes serão em vão se você não souber exatamente quem eles são e o que querem.

Esse é um fator fundamental que muitas empresas acabam deixando de lado. A experiência tem que ser fantástica do ponto de vista do consumidor. Mesmo que você implemente a estratégia de marketing para atrair clientes mais inovadora do mercado, se não era aquilo que o consumidor esperava, não vai adiantar de nada.

Por exemplo, você realiza um estudo de mercado e percebe que todos os concorrentes estão utilizando campanhas de SMS para atrair clientes. Logo, você decide investir na  estratégia também.

Porém, você não levou algo muito importante em consideração: a maior parte do público da sua marca faz parte da geração Z, e simplesmente não dão a mínima importância para as mensagens de texto que recebem em seus smartphones.

o que é api

Isso indica que a parte mais importante não foi realizada, que era estudar e compreender quem é a sua persona. Para isso, algumas perguntas devem ser respondidas:

  • Quem é o meu público?
  • O que eles esperam da minha marca?
  • Quais são suas necessidades e desejos?
  • Como acontece a jornada de consumo dele?

Chegar a essas respostas é o primeiro passo para atrair mais leads. Porém, é preciso criar algumas estratégias para potencializar os resultados. Quer saber como? A seguir vamos compartilhar dicas de como conquistar clientes!

4 estratégias para atrair clientes

São muitas as estratégias que podem ser feitas para conquistar um novo público, como por exemplo: 

  • Promoções;
  • Propagandas em mídia paga;
  • Campanhas de Inbound Marketing;

Mas hoje vamos te passar dicas de como fazer de uma forma mais sustentável, e o melhor de tudo: gastando pouco. Confira!

Transforme seus clientes em promotores da marca

Ninguém melhor do que os seus clientes atuais para promoverem a marca. A prática é vista como um importante gatilho mental, conhecida como prova social. 

Esta é a forma mais eficaz que os leads, ou futuros clientes, têm de saber que a oferta da empresa é verdadeira, afinal de contas não é ela que está falando, e sim um consumidor.

A fórmula é muito simples: basta ter clientes atuais falando bem da sua marca. Seja em conversas com amigos e familiares, ou em comentários e reviews nas redes sociais. Porém, conquistar esses promotores não é tão simples assim, e exige dedicação, esforço e tempo.

Para que uma pessoa se sinta à vontade de indicar uma marca, a experiência gerada a ela deve ser impecável, e isso inclui fatores como:

  • Jornada de consumo simples e intuitiva;
  • Resolução ágil e eficaz para qualquer situação;
  • Atendimento humanizado e personalizado;
  • Relacionamento próximo com a marca;

Essas são algumas questões que, quando bem executadas, são capazes de gerar uma experiência encantadora. Claro que a qualidade do serviço ou produto importam, mas dificilmente será o grande diferencial da marca.

Para alcançar esse resultado e ganhar clientes é preciso focar no relacionamento entre a empresa e o consumidor, e investir em tudo que possa estreitar essa relação: canais, ferramentas, treinamentos para a equipe entre outras coisas.

Utilize o WhatsApp como canal de marketing

 

whatsapp (5)

Anteriormente falamos sobre a importância de conhecer a sua persona, bem como as preferências deles. Saber por qual canal eles preferem se comunicar com as marcas é fundamental para obter resultados melhores.

No entanto, existe um canal que é extremamente democrático, e confere proximidade à maioria das pessoas: o WhatsApp. Atualmente, 97% dos brasileiros utilizam o canal diariamente, e se comunicar com contas comerciais por lá já é algo que faz parte do dia a dia das pessoas.

Com campanhas bem estruturadas no app é possível obter resultados excelentes, pois ele possui recursos que permitem uma maior interação do que canais como o e-mail, por exemplo. Dentre esses recursos estão:

  • Recursos multimídia, como imagens, vídeos e figurinhas;
  • Criação de Listas de Transmissão, para disparo de campanhas em massa;
  • Catálogo de produtos;
  • Opções de Quick Replies.

Utilizando esses recursos da forma correta suas campanhas de atração de clientes podem alcançar resultados expressivos. 

Tenha o apoio de chatbot para atração de leads

Você já conta com um chatbot na sua operação de atendimento? Que tal desenvolver um fluxo conversacional especializado em atração de novos clientes?

📈 Leia também: Como criar um chatbot?

Com a ajuda dessa estratégia você pode potencializar os resultados de suas campanhas de Inbound Marketing. Imagine a seguinte situação: 

Você chega a landing page de uma empresa, para baixar um material que te interessou. No entanto, ao invés de encontrar um formulário, você se depara com um chatbot que de forma conversacional irá coletar os seus dados. No final da conversa, ele indica o material mais adequado para resolver a sua demanda.

Muito mais atrativo, certo? Essa estratégia tem a capacidade de aumentar a conversão da sua campanha, e portanto, garantir a atração de novos clientes.

Potencialize suas estratégias no Instagram

chatbot para instagram

Falando em chatbot, eles podem ser grandes aliados também no seu canal do Instagram. Se você já utiliza a rede social para estreitar a relação com o seu público, automatizar o atendimento no app será fundamental para ganhar clientes.

Imagine que você fez uma campanha no Instagram e os seus seguidores ficam com dúvidas e resolvem usar as DMs do canal para tirá-las. Porém, ao invés de receber as respostas com agilidade, eles acabam ficando esquecidos por lá, em meio a tantas mensagens.

Isso certamente fará com que a sua marca perca essas oportunidades, por isso ter um bot no Instagram pode fazer toda a diferença na estratégia para atrair novos clientes.

 

Gostou das dicas? Esperamos que elas te ajudem a conquistar clientes, mas para isso não se esqueça: a experiência gerada às pessoas deve ser sempre incrível, para que o trabalho de atração aconteça de forma orgânica e sustentável.

Quer ajuda para esse desafio? Fale com nosso time de especialistas.

 

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