Em qualquer ramo de atuação, o gestor precisa pensar em conversão de leads. São eles que definem quantas pessoas se transformarão em clientes do seu negócio. Essa identificação envolve analisar o comportamento dos consumidores e utilizar estratégias de conversão.
Nesse texto você saberá as principais informações sobre conversão de leads. Leia mais a seguir.
O que são leads?
Leads são clientes em potencial, seguidores nas redes sociais e visitantes de blogs são exemplos de futuros leads.
O importante é que tenha se estabelecido o primeiro contato entre marca e consumidor. A partir daí, é tarefa da marca trabalhar para que os leads se transformem em clientes.
Existem tipos diferentes de leads, sendo eles:
MQL (Marketing Qualified Leads)
Os Marketing Qualified Leads são aqueles que estão em um relacionamento avançado com a empresa.
Eles já saíram do topo do funil e sabem qual problema buscam resolver. Dessa forma, eles também têm conhecimento de que a empresa pode resolver esse problema.
Para que a jornada de compra seja concretizada, é preciso assegurar que o produto oferecido é ideal para ele. Faça isso usando conteúdos ricos, como posts de blog e e-books que detalham as qualidades do produto.
Essa é uma estratégia já consagrada no marketing digital e é crucial para fidelizar o público.
SQL (Sales Qualified Leads)
Os Sales Qualified Leads são aqueles que estão convencidos de que fecharão negócio. Nessa situação, a empresa não pode se acomodar.
É preciso oferecer oportunidades de desconto e promoções para terminar de convencer o lead. Esse é o momento de mostrar o quanto sua marca é diferente das concorrentes. Dedique-se a fazer o potencial cliente se sentir privilegiado ao consumir seu produto.
Agora, leia mais sobre estratégias de conversão de leads.
Como converter leads
Para converter leads é preciso se atentar a diversos aspectos da relação entre marca e consumidor.
O primeiro desses aspectos é o funil de vendas. O funil de vendas é um modelo que mostra as etapas da jornada de consumo do cliente, desde o primeiro contato dele com a empresa até a concretização da compra.
Essas etapas são:
- Visitantes;
- Leads;
- Oportunidades;
- Vendas.
O topo do funil é representado pelos visitantes. Eles acabaram de descobrir que tem um problema e estão em busca da solução dele.
Nesse momento o ideal é oferecer conteúdos como e-books e posts e coletar os dados básicos dessas pessoas. A partir daí elas se tornam leads.
É importante trabalhar nesta etapa para convencer os leads de que a sua marca tem a melhor solução para os problemas deles. Quando os leads passam para o fundo do funil, a compra está quase consumada. Nesse momento sua marca já se consolidou com uma referência no assunto para os leads.
Ter essa jornada alinhada é fundamental para identificar eventuais falhas no processo de venda e poder corrigi-las.
Existem diversas estratégias para converter leads que levam em conta o funil de vendas. Conheça algumas delas a seguir.
Identificar o público-alvo
É possível identificar seu público-alvo com previsão utilizando Inteligência Artificial, uma realidade cada dia mais comum nos negócios.
Com sistemas de IA a empresa pode analisar comportamentos padrões e facilitar a jornada do consumidor pelo funil de vendas.
Envio de conteúdos via chatbot
Como dissemos anteriormente, oferecer conteúdo relevante para seus leads é um diferencial expressivo.
No entanto, não é sempre que os leads estarão dispostos a visitar suas redes sociais e seu site para conferir esses conteúdos.
Uma alternativa é enviá-los para sua base de contatos por meio de chatbots. Os chatbots são softwares de computador que automatizam o serviço de atendimento ao cliente.
A empresa pode coletar diversas informações do lead por meio do chatbot e garantir que o canal de comunicação com o lead não se perca.
Uso de redes sociais
As redes sociais são a janela do público para a sua empresa. Elas determinam sua imagem e reputação entre as pessoas.
Pensar em conteúdos relevantes para as diferentes plataformas na internet é fundamental. Além disso, utilizar as ferramentas de anúncios delas é mais uma garantia de sucesso.
O Instagram Ads possibilita promover anúncios em formato de áudio, foto e vídeo para milhares de pessoas.
São várias as chances de atingir um grande número de pessoas apenas com uma rede social.
Essa funcionalidade do Instagram é ideal para conseguir cliques, conversões, visualização de vídeos e instalação de aplicativos.
Desse mesmo modo, saber como funciona o Facebook Ads é a porta de entrada para promover anúncios certeiros nessa rede social.
O Facebook permite que a empresa determine quem o anúncio atingirá e de que forma isso ocorrerá. Assim, a rede privilegia a segmentação e dá mais oportunidades para a conversão de leads.
O Google também tem essa função. Saber como anunciar no Google Ads garante que seu produto atingirá um público maior do que aquele das redes sociais.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Nosso time de especialistas está pronto para te ajudar!