Dia das mães: como fidelizar os consumidores

30/04/2021
Dia das mães: como fidelizar os consumidores

O Dia das Mães é a data mais importante para o comércio no primeiro semestre do ano. Quer saber como aproveitar a data para encantar e fidelizar os clientes? Confira no texto!

 

O Dia das Mães está próximo, pois é comemorado no segundo domingo de maio. A data é muito importante tanto na vida das pessoas, quanto para o comércio. 

O dia das mães perde em termos de faturamento apenas para o Natal e para a Black Friday. Desta forma, a comemoração se consolida como a 3º data mais lucrativa do ano, sendo a principal do primeiro semestre.

Desde o ano passado os consumidores enfrentam uma barreira a mais para realizar suas compras. Com o início da pandemia, todas tiveram que se adaptar e migrar os hábitos de consumo para o ambiente digital. 

Com todo o impacto gerado e a mudança de hábitos que todas nós tivemos, as tradições da comemoração do dia das mães não ficaram de fora. Devido a este fato, o comércio eletrônico teve um crescimento expressivo na data. O faturamento chegou a R$5,7 bilhões, configurando um crescimento de 116% comparado à 2019.

De acordo com um levantamento realizado pelo Compre e Confie, as categorias com maior destaque foram Telefonia, Moda & Acessórios, Beleza & Perfumaria, Esporte & Lazer e Informática. Já no quesito faturamento os destaques foram Telefonia, Eletrônicos, Eletrodomésticos, Informática e Moda & Acessórios.

Devido aos excelentes resultados, para 2021 as expectativas são altas. O cenário segue muito semelhante, porém com a diferença de que o consumidor já se adaptou ao novo modelo de consumo.

Por isso, é comum que muitas organizações se questionem como aproveitar a data para impulsionar as suas vendas, ou até mesmo para estreitar o relacionamento com o consumidor. Se você se encaixa neste grupo, abaixo falamos algumas dicas super fáceis de serem postas em prática. Confira!

 

Como aproveitar o dia das mães para estreitar o relacionamento com os consumidores

 

Transferir a experiência para o digital

Datas especiais, como o Dia das Mães, costumam ser cercadas de tradições. Uma das melhores formas de oferecer uma experiência de relacionamento digital impecável para os consumidores, é compreendendo o impacto dessas tradições na vida deles.

Estudar profundamente a persona com quem sua marca se relaciona é fundamental para conseguir transferir a experiência dos clientes para o digital. A melhor forma de fazer isso é ouvindo-os. 

Se possível, faça pesquisas com os seus clientes questionando quais são suas principais lembranças, tradições e do que mais sentem falta por conta do momento atual. 

Se você já se comunica com a sua base através do WhatsApp, uma ótima dica é realizar esta pesquisa por lá. O envio pode ser realizado através de um chatbot (sem esquecer do opt-in), otimizando toda a operação.

Após essa pesquisa, veja como as considerações podem ser aplicadas na sua comunicação. Quais detalhes podem ser incluídos para que o consumidor se sinta encantado pela experiência ofertada.

 

Humanizar a comunicação

O Dia das Mães é muito especial para a maioria das pessoas. Por isso, é fundamental conseguir despertar a empatia do consumidor para alcançar o sucesso nas ações previstas para a data.

Com um relacionamento estritamente digital, a grande responsável por isso é a comunicação. É através dela que ações como as que citamos no item anterior ganharão forma.

Ter uma comunicação clara e assertiva é sempre fundamental para que os consumidores tenham uma experiência positiva. No entanto, não são o suficiente para encantá-los em datas especiais como esta.

Toda a comunicação da sua marca deve ser pensada para oferecer uma experiência mais humanizada desde o primeiro ponto de contato com os clientes. Segue abaixo algumas dicas para pôr em prática:

  • Tenha em mente o momento atual: 

Uma comunicação efetiva precisa sempre levar em consideração o cenário no qual estamos inseridos. No momento, o assunto Dia das Mães pode ser delicado para muitas pessoas. O ideal neste caso é consultar se os seus consumidores e leads têm interesse em receber este tipo de conteúdo. 

O fato da sua marca ter essa preocupação, já os deixará mais à vontade. E claro, é fundamental bloquear qualquer assunto do tipo para quem informar que não deseja receber comunicações sobre a data.

  • Esteja atento à novas personas:

O consumo realizado para o Dia das Mães, acontece com a intenção de presentear alguém especial. Por conta disso, é preciso ter atenção ao público que irá procurar o seu produto ou serviço. 

Para que a sua comunicação seja efetiva é preciso saber quem eles são, e principalmente prestar o suporte necessário para que a sua experiência seja um sucesso. Se a sua marca está acostumada a conversar com as mães, na ocasião é comum que você tenha que conversar com os filhos. Certifique-se de que você também saiba falar a “língua” deles.

  • Esteja atento à todos os canais:

Para que a experiência dos consumidores seja positiva, todos os pontos de interação devem ser impecáveis. Reveja todos os canais que você oferece e certifique-se de que todos estão de acordo com o tom de voz definido. Além disso, toda a sua equipe deve ser treinada para a ocasião.

É fundamental que o consumidor não tenha barreiras de comunicação. Portanto, todos os canais e atendentes, sejam eles humanos ou não, devem adotar uma linguagem única.

 

Implementação ou adaptação de chatbot

Como você estará lidando com um público diferente do que está acostumado, é imprescindível prestar todo o suporte necessário em todos os passos da jornada de consumo. Fazer isso com atendentes humanos pode acabar custando caro para a operação. 

Justamente por isso, é ótimo contar com a ajuda de um chatbot. Eles podem auxiliar o consumidor a qualquer momento e melhor de tudo: sem a necessidade de esperar por isso. Mas para que a experiência seja positiva é preciso tomar alguns cuidados:

  • A personalidade do chatbot deve ser adequada com a data também: treine o bot de acordo com as mudanças já realizadas na comunicação.
  • Desenvolva um fluxo conversacional completo, para que o chatbot seja capaz de resolver até mesmo as demandas mais complexas.
  • Explore as funções do Bot além do atendimento: que tal pensar em uma ação de marketing utilizando o chatbot?

Se o seu atendimento já conta com um chatbot, é bacana rever o fluxo conversacional dele e adaptá-lo à data, levando em consideração os pontos destacados anteriormente: as novas personas e o tom de voz adotado para as ações.

Além da agilidade e disponibilidade, o chatbot pode ajudar a tornar a experiência mais divertida, realizando uma espécie de quiz com o consumidor para poder oferecer algumas opções de presentes que sejam a cara de cada mãe.

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Abertura de novos canais

Algumas datas especiais são extremamente democráticas. O Dia das Mães é uma delas, e não é atoa que é a data que mais movimenta o mercado no primeiro semestre do ano.

Por conta desta característica, uma boa dica para melhorar a experiência dos consumidores nesta data é pensar na abertura de novos canais. O ideal é que eles:

  1. Sejam acessíveis a todos;
  2. Tenham a ver com a sua marca;
  3. Tenham a ver com o seu cliente.

Qual é o canal ideal? Não existe uma resposta correta e cada negócio deve identificar o seu. Mas o fato é que existe um canal que é extremamente democrático e acessível, pelo fato de ser utilizado por 99% dos brasileiros que possuem smartphones.

Provavelmente você já sabe que estou falando do WhatsApp, e dentre as inúmeras vantagens que ele traz, uma delas é que você pode configurar um chatbot para atuar no canal.

Dentro dele você pode ajudar a guiar a jornada do consumidor:

  • O primeiro contato pode ser realizado através do canal e o exemplo do tópico anterior também cabe aqui. O chatbot pode ir sugerindo opções de acordo com as respostas do cliente.
  • A venda pode ocorrer através do canal e, novamente, o chatbot pode ir auxiliando no processo: informando valor de frete, tempo de transporte, valor e condições de pagamento, trazendo mais informações sobre o produto.
  • O pós-vendas também funciona super bem no WhatsApp, tanto na interação com o bot ou com um atendente humano.

 

O que achou das dicas? Se precisar de ajuda para pôr alguma delas em prática, basta entrar em contato com o nosso time de especialistas.

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