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Dia do Consumidor 2022: 7 ações para vender mais pela internet

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 Seu negócio ainda não está preparado para o Dia do Consumidor 2022? Saiba que essa é uma grande oportunidade para aumentar as vendas e melhorar seu desempenho no primeiro trimestre do ano.

Celebrada em 15 de março, a data pode ser aproveitada por mais tempo. Essa é uma prática comum de muitas empresas que põem em prática a Semana do Consumidor ou, até mesmo, o Mês do Consumidor.

Para você ter uma ideia, os e-commerces brasileiros faturaram mais de R$6,3 bilhões apenas na primeira quinzena de março de 2021, representando um crescimento de 85% em relação à 2020, segundo dados do relatório da AlliN.

Ainda conforme a pesquisa, 42% dos consumidores desejam aproveitar as promoções da data em 2022.

Os segmentos que mais de destacaram durante esse período foram:

  • Moda e Acessórios (21%);
  • Eletrônicos e Informática (18%);
  • Beleza (14%);
  • Casa e Construção (12%);
  • Alimentos e Supermercados (9%).

Então, para aproveitar a data da melhor maneira possível, confira algumas dicas que podem fazer a diferença e aumentar suas vendas!

Foco nas promoções

O que pode ser melhor do que uma boa promoção para aumentar as vendas? Difícil superar, não concorda? Cupons de desconto, por exemplo, tem sempre um lugar especial nas estratégias das empresas que querem aproveitar as datas comemorativas e feriados.

Outra técnica comum é o desconto progressivo, quando uma porcentagem é oferecida ao cliente conforme uma meta de valor é alcançada. Por exemplo: 10% de desconto em compras acima de R$100, 20% em compras acima de R$200 e 30% acima de R$350.

Os kits de produtos também podem ser aproveitados, aumentando o ticket médio da sua loja com vendas mais robustas. Ao criar os kits, você pode relacionar produtos por uso, temas, cores e o que achar relevante considerando seu público-alvo. Cadernos ou agendas combinam muito bem com canetas, assim como pincéis são excelentes sugestões para acompanhar materiais como tintas e telas de desenho. 

Por fim, ao oferecer condições de pagamento especiais, você se coloca no lugar do cliente e transmite a imagem de que entende suas necessidades. Essa é outra opção interessante para melhorar seus números.


 

Ofereça melhores condições de frete

Um dos fatores que podem fazer o público desistir de comprar pela internet é o alto custo do frete. Por isso, promoções de frete grátis podem fazer a diferença no desempenho do seu negócio no Dia do Consumidor 2022.

Faça as contas e veja se é possível disponibilizar essa opção. Uma estratégia muito comum e que traz ótimos resultados é oferecer frete grátis a partir de um determinado valor, o que pode facilitar a aplicação desse método.

Também é interessante escolher produtos que costumam performar bem nas suas vendas e oferecer frete grátis. Dessa forma, a estratégia se torna ainda mais certeira e a tendência é que ocorram ainda mais vendas.


Gatilhos mentais ajudam nas vendas

Mesmo que você não conheça o termo “gatilhos mentais”, pode ter certeza que algum deles já te impactou. As empresas usam esse recurso para convencer os potenciais clientes a fazerem algo.

São estímulos recebidos pelo cérebro e interferem nas nossas tomadas de decisões. Dominando esses gatilhos, você tem uma grande chance de gerar resultados ainda melhores para o seu negócio.

Eles devem ajudar na divulgação das suas promoções no Dia do Consumidor 2022. Os gatilhos podem ser usados para gerar sensações como escassez, urgência, novidade, entre outras.

Então, fique por dentro do assunto e aplique agora mesmo essa técnica no seu negócio.

Ofereça brindes

Datas especiais exigem ações especiais. Separe uma parte do seu investimento para ofertar brindes junto às suas vendas.

Isso não significa que você tenha que dar algo e sair no prejuízo, mas pode tentar adaptar suas ofertas para tornar suas condições mais atrativas e, dessa forma, converter ainda mais vendas.

Pense em algo que complemente o produto principal, mas que não tenha um impacto financeiro tão grande.

Se preferir, envie um bilhete agradecendo a compra ou com um cupom de desconto para a próxima.

Ações exclusivas para quem já é cliente

Nunca se esqueça de quem já faz parte da sua lista de clientes. É muito importante manter uma relação positiva com essas pessoas, pois elas podem voltar a comprar de você algum dia.

Você pode criar Grupos de Clientes com aqueles que já compraram de você em algum momento e oferecer condições exclusivas para incentivar novas compras.

Essas condições podem ser em formato de promoções, como as já citadas, ou em formas de pagamento mais adaptáveis.

A primeira compra também é importante

Além da atenção a quem já é seu cliente, também é essencial focar em trazer um novo público para sua loja. Por isso, um cupom de primeira compra pode ser uma boa porta de entrada.

O Dia do Consumidor pode ser uma boa oportunidade para conquistar novos clientes. E começar com alguma condição especial de compra pode ser uma situação ainda mais atrativa para essas pessoas.

Divulgue suas ações nas redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas para quem deseja aumentar o alcance do seu negócio e criar proximidade com o público.

Marcando presença nas redes sociais, seja no Instagram, Facebook, Twitter ou YouTube, você pode conquistar muitos clientes ao apresentar seus produtos, informar detalhes, especificações, mostrar maneiras de usar e divulgar promoções.

Além disso, é importante manter uma comunicação ainda mais próxima com o objetivo de fidelizar seus clientes. Afinal, uma estratégia que preze por resultados a longo prazo também é essencial para a saúde financeira do seu negócio. Saiba mais detalhes neste artigo e descubra como fidelizar seu público apostando nos canais certos.


Gostou das dicas? Esperamos que você tenha sucesso nas vendas não só no Dia do Consumidor 2022, mas também ao longo de todo o ano. O caminho você já conhece: promoções, opções de frete, condições de pagamento, divulgação nas redes sociais, gatilhos mentais, brindes e ações para quem já comprou de você e para potenciais novos clientes.

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Escrito por Tiago Assis – Redator na Dooca Commerce | Linkedi

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