Dia do consumidor: vá além da promoção

25/02/2021
Dia do consumidor: vá além da promoção
O dia do consumidor já se consolidou como uma data importante para o varejo e e-commerce brasileiro. Os consumidores, por sua vez, têm grandes expectativas sobre as vantagens ofertadas. Mas, para encantar e fidelizar os clientes é preciso ir além das promoções e entregar experiências incríveis. Quer saber como fazer isso de uma forma prática? Confira neste texto!

 

O dia do consumidor, que é comemorado no dia 15 de março, assim como a Black Friday, vem se consolidando no Brasil como uma data importante para o comércio, com um destaque especial para a adesão do setor varejista. É cada vez mais comum ver nesta data ações das empresas, na sua grande maioria, oferecendo vantagens para os compradores. 

Descontos, frete grátis, compre 1 e leve 2, são todas ações de alto impacto, que convertem com facilidade. Mas e depois? O que faz com que esse cliente seja fiel ao seu negócio?

Nada mais justo do que ter um dia dedicado 100% ao consumidor, uma vez que ele é o grande responsável pelo crescimento – ou não – do seu negócio, mas a reflexão que queremos provocar aqui é:

O que a sua empresa vem fazendo em prol do consumidor nos outros 364 dias do ano? 

 

Como surgiu a data?

O Dia do Consumidor teve sua origem em 1962, quando o então presidente dos EUA, John F. Kennedy, instituiu os principais direitos do consumidor perante a constituição norte-americana. No entanto, somente em 1985 a data se tornou oficial. 

A partir de então, os comércios foram se aproveitando do período para impulsionar as vendas, celebrando a data com uma série de ações promocionais, que nos dias de hoje se estendem à semana toda.

 

Impacto do Dia do Consumidor no e-commerce brasileiro

No Brasil a data se popularizou há alguns anos e hoje marca a abertura da temporada do períodos de grandes promoções para o varejo. 

Mesmo sendo recente no Brasil, o Dia do Consumidor já é aguardado pelos clientes, que esperam pelo período para realizar mais compras por preços melhores.

Nós podemos ver um reflexo claro deste movimento do mercado nos números dos últimos anos:

 

  • Em 2019, o faturamento do e-commerce brasileiro chegou a  R$ 258 milhões, em apenas um dia. Totalizando R$ 1,174 bilhão na chamada semana do consumidor.
  • Em 2020 as vendas no período registraram um crescimento de 23,5% no, atingindo um valor de R$ 3,62 bilhões.
  • Para 2021, estima-se um crescimento de 26% no faturamento para a semana do consumidor.

 

Agora que você já sabe o impacto que o período de promoções têm para o varejo, confira algumas dicas para aproveitar melhor a data e encantar os seus consumidores.

 

Reorganizar a estratégia de relacionamento digital

Fazer com que o consumidor perceba o valor da sua empresa através da experiência que ela o proporciona é um trabalho contínuo. Não basta um atendimento de qualidade para encantar o cliente, toda a sua comunicação deve ser alinhada e organizada para facilitar a vida dele.

Encantar os clientes não é uma tarefa simples, requer muito planejamento e organização. No entanto, existem ações mais ágeis que podem ser tomadas para oferecer uma experiência melhor para o consumidor a curto prazo. 

Uma boa dica para alcançar este objetivo é repensar sua estratégia de relacionamento digital. Como? Montando uma estratégia de atendimento guiado!

Para aderir a esta nova estratégia, chamada Digital First, você só precisa reorganizar os canais de comunicação que você oferece no seu relacionamento com o consumidor.

O primeiro passo para colocar a estratégia em ação é fazer uma lista com todos os canais de comunicação que a sua marca oferece. Após isso, coloque-os em ordem do canal com menor custo para o que tem o maior custo. 

dia do consumidor

A partir do momento que você estabelece isso, basta criar uma estratégia para guiar a jornada dos consumidores de acordo com a criticidade da demanda deles. 

Por exemplo, coloque em evidência no seu site ou help center uma página de FAQ, onde as pessoas com demandas menos urgentes podem obter respostas de forma imediata. Já para as outras demandas, monte um fluxo rápido e ágil onde o consumidor terá o apoio necessário no canal mais assertivo e efetivo para a solicitação dele.

Com essa estratégia você resolverá problemas como:

  • Clientes insatisfeitos com o seu atendimento;
  • Capacidade de atendimento abaixo do necessário;
  • Custos operacionais elevados.
Quer saber mais sobre o Digital First e colocar em prática antes do dia do consumidor? Faça parte do nosso grupo exclusivo no Telegram.

Automatizar o relacionamento digital

Datas comemorativas geralmente resultam em um aumento significativo no volume de vendas, mas como nem tudo é perfeito, com mais vendas também surgem mais reclamações, trocas, devoluções e dúvidas no geral. Esse é o momento perfeito para conquistar o consumidor mostrando que a sua empresa está preparada para atendê-lo da melhor forma possível. 

O ideal para alcançar o sucesso desejado é ter o apoio de uma boa ferramenta de atendimento. Responda para você mesmo a seguinte pergunta: 

Quanto trabalho seria otimizado na sua empresa se um Bot respondesse todos os consumidores que questionam sobre o status do pedido? 

Além de possibilitar que os seus atendentes sejam alocados para tarefas mais complexas, o atendimento do bot é feito de forma ágil, diminuindo o tempo de espera do consumidor e impactando diretamente na satisfação do mesmo. 

No exemplo citado acima, o chatbot estaria auxiliando em uma demanda pós-vendas, mas eles podem ajudar durante toda a jornada de consumo, trazendo muito mais praticidade e eficiência para o seu atendimento.

Quer ter total autonomia para a construção de chatbots? Confira este texto!

O planejamento e a estruturação da sua área de atendimento deve ser sempre pensada para entregar ao cliente a melhor experiência possível. Aqui nós trouxemos como exemplo uma soluções capazes de aumentar a satisfação dos seus clientes, mas a grande questão é entender o seu consumidor e implantar as soluções que façam sentido para ele e para o seu negócio. 

Além de uma data a mais para lucrar, o Dia do Consumidor deve ser encarado como uma data para se repensar a relação da sua empresa com o seu cliente. 

Quais soluções podem ser implementadas para facilitar a comunicação?

 O que eu posso fazer para que ele tenha sempre uma experiência incrível? 

Aliás, aproveite a data para ouvi-lo. Vai oferecer um bom desconto? Faça um pequeno questionário com perguntas-chave. Deixe que o próprio consumidor te diga o que ele espera da sua empresa e aproveite a oportunidade para oferecer exatamente o que ele procura.

 

Quer saber mais sobre soluções para melhorar o seu atendimento? Fale com a gente.

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