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Endomarketing – como engajar sua equipe

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Quando uma empresa precisa divulgar produtos, serviços ou a marca no geral ela executa ações de marketing. Mas e quanto o público que você precisa alcançar é interno, as ações são as mesmas?

Nesse conteúdo nós vamos explicar o que é endomarketing, como ele funciona e quais são as vantagens. E claro, vamos compartilhar dicas valiosas para você por em prática hoje mesmo!

Vamos lá?! 🙂

O marketing pode ser definido como uma estratégia que visa agregar valor a um produto, serviço ou marca para atrair um determinado mercado. 

Quando a sua empresa lança um produto novo, o que ela faz? Provavelmente uma boa equipe trabalhe no lançamento dele, pensando em pontos como:

  • Precificação;
  • Distribuição;
  • Design;
  • Publicidade em mídias diversas;
  • Conteúdos orgânicos explicando o produto;
  • Posts nas redes sociais;
  • Publicações na grande mídia.

Esses são apenas alguns dos pontos que geralmente são explorados em uma campanha de marketing

Mas e quando o desafio diz respeito ao público interno? Digamos que a empresa onde você trabalha se deparou com o seguinte desafio: Vocês estão com muita dificuldade para atrair novos talentos. 

Para resolver esse problema rapidamente foi realizada uma pesquisa de mercado, para entender se pontos como remuneração e benefícios estavam de acordo com o praticado. A resposta foi sim, tudo está de acordo. 

Fazendo uma análise mais profunda, vocês perceberam que o principal canal de atração de novos talentos era a indicação dos atuais colaboradores. Agora o desafio é criar ações que engajem e fomentem esse canal. Mas como? Com o endomarketing.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a estratégia.

 

O que é endomarketing?

O endomarketing, ou marketing interno em português, é uma vertente do marketing que visa aumentar o engajamento e lealdade do público interno. 

Um time de endomarketing tem muitas responsabilidades, entre elas:

  • Construir um excelente clima organizacional 
  • Transmitir os valores e propósito da empresa
  • Implementar uma boa comunicação interna
  • Deixar claro todos os benefícios que a empresa oferece
  • Promover eventos internos
  • Comunicar sobre novidades da empresa no geral
  • Promover ações de desenvolvimento

Bom, essas são apenas algumas das diversas responsabilidades que a equipe tem. Mas se você ainda não se convenceu da importância dessa área, confira quais são as principais vantagens!

 

Vantagens do endomarketing

Você sempre pensa na experiência que os seus clientes terão com a marca, certo? Mas e os colaboradores? Oferecer uma experiência de trabalho incrível deveria ser um dos principais objetivos da empresa e a seguir nós te mostramos o porquê.

 

Retenção de colaboradores

Empresas com problemas de grande rotatividade de colaboradores enfrentam muitos problemas. O primeiro deles é o financeiro, toda burocracia demissional e admissional tem um valor para a empresa. 

Mas não para por aí. Toda vez que uma pessoa nova chega na equipe ela demanda um tempo de treinamento e atenção. Essas lacunas de tempo vão causando perda de produtividade para a empresa. 

Além dos problemas já mencionados, existe mais uma questão negativa: a reputação. Uma empresa com muita rotatividade de funcionários acaba ficando reconhecida por isso no mercado.

Por isso, trabalhar a retenção de talentos é essencial para todas as empresas e deve estar sempre na lista de prioridades do time de endomarketing.

 

Atração de talentos

Atrair um novo cliente dá trabalho, não é mesmo? Com um colaborador não é diferente. Lembra do exemplo dado no início do texto? 

Transformar os atuais colaboradores em embaixadores da marca é uma das formas mais fáceis (e baratas) de atrair novos talentos. 

Mas para isso é preciso trabalhar fortemente a cultura e o clima organizacional, para que as pessoas tenham vontade de fazer essa indicação.

 

Embaixadores da marca

Nós mencionamos o termo no tópico anterior, mas ele merece um destaque especial. Cada vez mais se fala nisso, com diversos nomes como Employee Advocacy, a ideia de transformar seus colaboradores em principais influenciadores da marca.

Para isso, eles precisam estar por dentro de absolutamente tudo que acontece na empresa, e claro, se conectarem com o propósito da marca. 

Quando isso acontece, além da indicação para outros talentos, o time se torna uma peça fundamental para o marketing, divulgando a empresa também para outros clientes.

 

Maior produtividade

De acordo com um estudo da Universidade de Warwik, pessoas que trabalham felizes apresentam resultados 12% melhores quando comparados aos colegas. Outro dado importante da pesquisa, diz que a criatividade e a capacidade comercial aumentam 37%.Ícone Analytics

Ou seja, todo o trabalho que leva em consideração melhorar o clima da empresa, oferecer novos benefícios aos colaboradores e tornar o ambiente de trabalho melhor, impactam diretamente na produtividade. 

Agora que você já sabe todas as vantagens de ter uma operação de endomarketing na sua empresa, vamos entender melhor como funciona.

 

 

Existe diferença entre endomarketing e comunicação interna?

Sim! Muitas pessoas confundem os dois conceitos, porém eles dizem respeito a coisas diferentes. A comunicação interna pode ser entendida como uma das ferramentas do endomarketing.

📈 Leia também: Comunicação interna  – Como gerenciar o relacionamento com os colaboradores

Ou seja, dentro de todas as ações que o marketing interno precisa implementar a comunicação é uma delas. E isso inclui:

  • Definir os melhores canais de comunicação
  • Organizar os fluxos de comunicação
  • Gerenciar os dados e acompanhar métricas dos canais

Além disso, a comunicação interna passa por todas as outras áreas, e é fundamental para a organização dos processos.

 

Como estruturar uma área de endomarketing 

 

Ilustração da Ruby misturada em canais

Alinhar objetivos

Quando a gente pensa em uma ação de marketing ela é sempre motivada por um objetivo. Seja aumentar as vendas, tornar o produto mais conhecido ou atrair novos visitantes para um site ou loja. 

No endomarketing não é diferente. Porém, é preciso alinhar os objetivos da empresa aos interesses dos colaboradores. 

➡️ Imagine a seguinte situação:

A empresa definiu como um dos objetivos do ano criar 3 novos produtos para aumentar sua participação de mercado e, consequentemente, o lucro. O que ela precisa fazer para alcançar esse objetivo? 

  • Profissionais qualificados para o desenvolvimento do produto;
  • Pessoas criativas para pensar em novas possibilidades;
  • Um time apto para a divulgação desses produtos;
  • Pessoas engajadas e motivadas para a produção dos produtos

Para alcançar o objetivo final é preciso ter um time extremamente qualificado, engajado e satisfeito com o ambiente de trabalho. Por isso, o primeiro passo é alinhar essas questões.

Ou seja, para que o objetivo da empresa seja alcançado é preciso planejar ações de endomarketing que levem em consideração: 

  • Desenvolvimento técnico dos colaboradores
  • Engajamento com os objetivos da empresa
  • Melhoria do clima organizacional
  • Retenção de talentos

Com esses objetivos bem definidos, é o momento de colocar o planejamento em ação!

 

Construir um excelente clima organizacional

O clima organizacional já foi mencionado em diversos tópicos deste conteúdo. Isso acontece, pois ele é a base do funcionamento de todas as outros processos. 

Oferecer um ambiente de trabalho, seja ele físico ou não, saudável e confortável para se trabalhar é um dos principais desafios do time de endomarketing.

Resolver essa questão requer diversas ações, entre elas:

  • Deixar os valores da empresa muito claros para que as pessoas trabalhem sempre de acordo com eles.
  • Seguir o propósito da marca em cada ação realizada, para que ele seja incorporado no trabalho de forma natural.
  • Colocar o colaborador no foco de qualquer planejamento estratégico da empresa (assim como os clientes).
  • Trabalhar em conjunto com time de recursos humanos para promover melhorias constantes nos benefícios oferecidos.
  • Realizar ações de desenvolvimento técnico, da forma que for melhor para os colaboradores.
  • Promover eventos que tenham como objetivo a integração das pessoas.
  • Pensar sempre nas melhores práticas de comunicação interna.

Esses são alguns exemplos de ações que podem ser realizadas para tornar o clima da empresa leve e saudável. Porém, um dos pontos principais é conhecer bem a equipe. Seja individualmente, no caso de empresas menores, ou através da criação de personas, para empresas maiores.

 

Definir processos de comunicação interna

Nós já vimos que comunicação interna e endomarketing não são sinônimos, como muitas pessoas acreditam. 

Porém, definir os processos da comunicação é fundamental para que todas as outras ações sejam bem comunicadas. Para isso é preciso levar em consideração alguns pontos.

Quem nunca recebeu aquela mensagem de trabalho, fora de hora no WhatsApp? Situações como essa deixam a maioria dos profissionais desgastados. 

A comunicação interna de uma empresa deve sempre profissional. Por isso, a escolha dos canais onde ela vai acontecer é muito importante.

Alguns exemplos são:

  • Slack
  • Skype
  • Teams
  • E-mail
  • Softwares de gestão de projetos

Independente do canal escolhido é importante que ele facilite a rotina de trabalho da equipe. 

Um dos canais de relacionamento disponíveis na nossa plataforma é o Teams. Com ele ajudamos equipes de RH e Endomarketing a transformar a relação com os colaboradores.

Banner Ruby convidando para conversar

Outra questão fundamental para a comunicação interna é a agilidade nas respostas. Lançou uma ação de endomarketing que gerou muitas dúvidas? Disponibilize um chatbot para responder os colaboradores e garanta respostas imediatas para todos.

 

Realize pesquisas constantemente

A melhor forma de saber quais ações de melhoria devem ser feitas, é ouvindo os colaboradores. Aplicar pesquisas de clima é uma das funções do time de endomarketing. A partir das respostas você poderá trabalhar com ações mais assertivas. 

Por exemplo, se na pesquisa aplicada você percebeu que as pessoas estão incomodadas com os canais de comunicação utilizados, está na hora de repensá-los.

Ou então, se você aplicou uma pesquisa de NPS e percebe que o nível de lealdade dos colaboradores está baixo. Com esse resultado em mãos, você sabe que deve começar a trabalhar em ações para reverter isso.

 

E aí, o que achou das nossas dicas? Se precisar de ajuda para estruturar ou melhorar o relacionamento com o seu time, conte com as nossas soluções

 

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