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Google my Business

Google My Business – o que é e por que a sua empresa precisa ter um perfil

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Se você já pesquisou por uma empresa no Google e se deparou com uma sessão personalizada com informações sobre ela, você provavelmente viu o perfil dessa organização no Google My Business

A plataforma visa centralizar todos os dados importantes das empresas como forma de dar destaque e potencializar as oportunidades de contato das pessoas com essas organizações. 

E para que isso? Segundo o próprio Google, um perfil de empresa pode gerar 28 vezes mais contatos do que um website.

Aqui você vai encontrar:

  1. O que é o Google My Business – ou Google Perfil de Empresas
  2. Por que é importante ter um Perfil de Empresa?
  3. Benefícios do Google Perfil de Empresas
  4. O que é o Google Business Messages
  5. Como criar o Perfil de Empresa

Vamos lá?! 🙂 

O que é o Google My Business – ou Google Perfil de Empresas

Recentemente, o Google anunciou a alteração de nome da sua plataforma Google My Business para Google Business Profile – ou Google Perfil de Empresas, no Brasil. Mas a mudança não alterou sua estrutura e objetivo principal.

O Google My Business surgiu em 2014 com o objetivo de possibilitar a criação e gerenciamento de perfis empresariais dentro do buscador, e, com isso, dar mais destaque para as organizações, facilitando, também, o contato das pessoas

Além de centralizar as principais informações da empresa, a plataforma ainda faz a inclusão de outras ferramentas do Google, como Google Search e Google Maps. E também possui um espaço para enviar imagens e também fazer avaliações da empresa.

Essa alteração no nome foi uma estratégia da empresa para trazer mais compreensão sobre a ferramenta e mostrar sua importância no âmbito comercial, e porque também não dizer, de exposição da marca. 

 

Por que é importante ter um Perfil de Empresa?

Talvez você já conheça a ferramenta, mas ainda não entendeu porque é tão importante criar o perfil da sua empresa lá. Então vamos trazer alguns dados que revelam que, sim, é fundamental utilizar o Google Perfil de Empresas.

 

➡️O Google é o site mais visitado do mundo, só em 2021 foram 89,3 bilhões de vezes

Muita coisa, não é mesmo? Agora imagina uma porcentagem desses acessos indo direto para a sua empresa. 

Com o Google Perfil de Empresas o seu negócio ganha muito mais visibilidade, relevância e autoridade diante dos seus clientes. Se eles não te acharem, como vão entrar em contato com você?

➡️46% das pesquisas por produtos começam no Google

Nessa briga de gigantes ela perde apenas para a Amazon, com 54%. Agora já imaginou como ter produtos e serviços expostos no perfil da sua empresa pode contribuir no aumento das vendas

Por isso é fundamental atualizar o perfil com frequência. O Perfil de Empresa é a sua vitrine online, em alguns casos, antes mesmo do que o seu site.

➡️96% dos brasileiros pesquisam empresas no Google antes de ligar para elas ou visitá-las

Sim, é exatamente isso que você leu. Com a pandemia certamente esse dado aumentou ainda mais.

Mudamos nossos hábitos de consumo e as empresas precisaram se adaptar em muitos sentidos para conseguir obter os resultados esperados em vendas e ainda manter um ótimo relacionamento com os clientes.

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Já pensou como é super importante contar com todas as ferramentas que o Google disponibiliza para ampliar a visibilidade da sua empresa? Vamos conhecer a fundo cada um dos benefícios oferecidos pela plataforma:

 

Benefícios do Google Perfil de Empresas

Informações essenciais do negócio

É possível adicionar todas as informações tanto online quanto off-line sobre a sua empresa, como:

  • Nome;
  • Ramo de atuação; 
  • Endereço (e melhores rotas para chegar);
  • Horário de funcionamento; 
  • Telefone para contato;
  • Endereço do seu website.

Logo, imagens e mais para enriquecer seu perfil

Além de todas essas informações, você também consegue deixar o perfil com a cara da sua empresa. Basta adicionar o logo da sua marca, uma imagem de perfil e mais imagens dos seus produtos, da empresa ou de serviços prestados.

Características exclusivas da empresa

Se a sua empresa possui características que a distinguem dos seus concorrentes, você pode usar isso ao seu favor e se posicionar, por exemplo: 

  • Empresa amiga da comunidade LGBTQ
  • Se identifica como uma empresa de empreendedoras

Postagens, ofertas e eventos

É possível criar postagens no seu Perfil da Empresa para divulgar produtos e serviços, ofertas especiais ou eventos do seu negócio. Dessa forma, seus clientes sempre vão estar atualizados sobre o que está acontecendo ou vai acontecer na sua empresa.

Receba e responda avaliações

Nada como o feedback de clientes para aumentar a reputação da sua marca, não é mesmo?

Na plataforma é possível deixar comentários e avaliações sobre a empresa, e o mais legal é que você pode deixar respostas para essas pessoas e estreitar o relacionamento com os seus clientes.

Perguntas frequentes

Outro benefício é criar uma espécie de FAQ para os usuários com as perguntas mais frequentes sobre o seu negócio. E as respostas podem ser tanto suas quanto dos seus clientes. Você escolhe!

Envie e receba mensagens 

Por último, mas não menos importante! Recentemente, o Google lançou seu novo canal de mensageria. O Google Business Messages. Vamos conhecer mais sobre ele?

 

O que é o Google Business Messages

Google Business Messages

O chat é uma alternativa para os clientes conversarem com as empresas reduzindo as barreiras de interação. E o mais interessante é que ele é inserido dentro do Perfil de Empresa, como mais uma possibilidade de contato, além da ligação, que já era disponibilizada.

Algumas vantagens do canal são:

  • Reduzir o número de chamadas telefônicas;
  • Aumentar as chances de conversão de visitante para leads;
  • Ajudar na redução de custos operacionais de atendimento;
  • Aumentar a satisfação dos clientes no geral.

Além de tudo isso, é possível incluir um chatbot na estratégia de relacionamento digital e garantir um atendimento ainda mais ágil e efetivo para os seus clientes, além de contribuir em uma maior redução dos custos de atendimento.

Incrível, não é mesmo? Agora que você viu todas as vantagens e tudo que a plataforma oferece, vamos para a prática. Como criar o seu perfil lá dentro! Continua acompanhando que vamos te explicar direitinho!

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Como criar o Perfil de Empresa

O Gerenciador de Perfis de Empresas é super intuitivo e oferece todas as informações necessárias para que você consiga criar um perfil de forma simples e rápida. Confira o passo-a-passo:

 

1. Faça login na sua conta do Google

Antes de qualquer coisa, você precisa ter uma conta no Google, para que o perfil da sua empresa fique vinculado a ela.

2. Coloque o nome do seu negócio

Esse é o nome que aparecerá no topo do seu perfil, caso você precise mudar, é possível editar posteriormente.

3. Escolha o tipo 

O Google já fornece três opções e você pode escolher mais de uma que se encaixa no seu negócio

4. Escreva a categoria que a sua empresa se encaixa

A categoria é o ramo exato em que o seu negócio está. Quando você começar a digitar, a ferramenta vai sugerir algumas informações.

5. Coloque o endereço físico da sua empresa

Revise se você colocou o endereço correto, pois você vai precisar validar esse endereço fisicamente.

6. Adicione informações de contato

Essas informações são as que vão ficar disponíveis para as pessoas entrarem em contato com você.

7. Escolha o método de verificação

Essa verificação é feita fisicamente, por isso é importante se certificar de que o endereço está correto.

8. Adicionar horário de funcionamento

Defina os horários para que o seus clientes não acabem indo à sua empresa fora do horário de atendimento.

9. Adicione a descrição da empresa

Essa descrição é opcional, mas é importante preencher para enriquecer a sua página e dar mais informações aos seus clientes.

10. Adicione fotos da sua empresa

Podem ser fotos dos seus produtos ou serviços. Além disso, você pode incluir o seu logo e uma imagem de capa.

Pronto! Agora é só ir atualizando suas informações sempre que necessário!

 

O que achou do Google Perfil de Empresas? Esperamos que você tenha muito sucesso com o seu perfil de empresa.

E já sabe, precisando de ajuda é só chamar um dos nossos especialistas!

Preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você!