Guia para atendimento no WhatsApp

O isolamento social trouxe com ele muitas novidades e adaptações tanto para as pessoas quanto para as empresas. Uma das principais mudanças foi na procura por canais digitais  capazes de suprir todas as necessidades que a relação entre a marca e o cliente possuem. 

 

Uma das formas de manter a relação com o seu cliente, conferindo proximidade e agilidade, é utilizar o WhatsApp como canal de atendimento. Nós sabemos que o app é o canal que mais cresce no mundo e, atualmente, conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente.

 

Os números são impressionantes, e nos dão a certeza de que é necessário investir nesse tipo de interação. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que este atendimento seja realizado da melhor forma. E é por isso que vamos te ajudar nessa missão, trazendo um guia de atendimento via WhatsApp.

 

O WhatsApp é o canal que mais cresce no mundo e,

atualmente, conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos por dia.

 

 

Embora muitas empresas já tenham aderido a este tipo de atendimento, muitas cometem erros que acabam prejudicando no resultado final, que é a satisfação do cliente. Por isso o primeiro passo é saber quais erros você não pode praticar. Confira:

 

  • Não ter um planejamento para o canal: O WhatsApp é um canal muito usado pelas pessoas para uma interação mais rápida. Por isso, é necessário um planejamento prévio para que as empresas se comuniquem da melhor forma com seus clientes através da ferramenta. Dessa forma, é preciso definir um objetivo, metas e métricas para que a sua estratégia de comunicação seja um sucesso.
  • Linguagem errada: Uma das principais vantagens que o app tem, é a proximidade que ele confere entre as marcas e os clientes. Mas é preciso ter muito cuidado na hora de estabelecer o tom de voz que será usado na sua comunicação no canal. Informalidade excessiva nunca é vista com bons olhos pelos clientes, no entanto não se deve tratar o canal como um e-mail, por exemplo. O importante é saber exatamente o tipo de linguagem que o seu público aceita melhor, e cuidar para não cometer exageros.
  • Não analisar as métricas do seu atendimento: Como falamos acima sobre o planejamento, aqui trazemos um dos erros mais comuns: não analisar as métricas do canal. Sabendo quais são seus objetivos e metas é muito importante entender como mensurar, para identificar se você está alcançando-os ou no que precisa melhorar.

 

Agora que você já sabe o que não deve fazer, vamos aos passos que farão o seu atendimento no WhatsApp ser incrível.

WhatsApp Business

Independente do porte da sua empresa, é imprescindível ter uma conta no WhatsApp Business. Além de conferir mais seriedade ao atendimento e imagem da sua empresa no geral, o App dispõe de várias funcionalidades que facilitam muito a sua operação de atendimento pelo canal.

 

Atendimento automatizado no WhatsApp

O atendimento no WhatsApp pode acontecer de forma automatizada com a ajuda de um chatbot. Aqui neste post nós te contamos sobre a importância de ter um chatbot no seu WhatsApp.

As principais vantagens são:

  • Agilidade no atendimento: O bot responde o seu cliente imediatamente, seguindo o atendimento com respostas em tempo real, sem deixá-lo esperando.
  • Disponibilidade de horário: O chatbot funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, seu cliente não precisa aguardar para ser atendido em horário comercial.
  • Volume de atendimento: O bot é capaz de lidar com um alto volume de solicitações, realizando atendimentos simultâneos, sem causar filas de espera.
  • Resolução de demandas mais simples sem precisar do atendimento humano: Muitas demandas podem ser realizadas pelo bot sem a necessidade de intervenção humana. Isso garante uma redução nos custos da sua área de atendimento.

Quer saber mais sobre a solução? Fale com um de nossos especialistas.

 

Atendimento humano no WhatsApp 

O atendimento humano é ideal para resolver demandas mais complexas dos seus clientes. Mas para que isso aconteça de forma ágil e prática, seu time de atendentes precisa dispor de uma ferramenta de atendimento intuitiva e que facilite o trabalho deles.

Confira as principais vantagens:

  • Resolva demandas mais complexas: O atendimento realizado por humanos pode ser dedicado a resolução de demandas mais complexas. Conferindo um alto nível no atendimento, e aumentando a satisfação do cliente.
  • Confira um tom mais pessoal ao atendimento: Esse tipo de atendimento costuma ter um tom mais pessoal, deixando o cliente mais à vontade, e consequentemente entregando uma experiência incrível para o mesmo.

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O ideal para garantir que o seu cliente tenha um experiência incrível com o atendimento da sua marca via WhatsApp, é unir todas essas dicas e deixá-las mais próximas da expectativa do seu consumidor.

Quer disponibilizar este tipo de atendimento na sua empresa? Entre em contato com a gente.