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O que é Help Desk? Tudo o que você precisa saber

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Se você trabalha com atendimento ao cliente, provavelmente está sempre em busca de ferramentas que possam ajudar. Melhorar a satisfação dos clientes, aumentar a produtividade do time entre outras coisas são sempre prioridade, não é mesmo? 

Porém, sem a ajuda das ferramentas corretas os resultados podem acabar não saindo como o planejado.

Se você está buscando formas de melhorar a experiência dos seus consumidores, precisa saber o que é Help Desk.

 

Neste conteúdo vamos te mostrar:

  • O que é?
  • Como funciona?
  • Quais os benefícios?
  • Principais funções
  • Quais resultados gera?

Vamos lá?! 🙂 

Para começar, imagine a seguinte situação:

Você trabalha com atendimento em uma empresa que possui 4 canais de comunicação com os clientes: WhatsApp, telefone, e-mail e Instagram. A marca percebe que está com alguns problemas sérios como:

  • Avaliações ruins nas redes sociais;
  • Muitas reclamações sobre atendimento no Reclame Aqui;
  • ROI abaixo da média;
  • E diversos clientes estão comprando apenas uma vez.

Com esses resultados em mãos, o/a gestor/a pede para que medidas sejam tomadas no atendimento. Para isso, você precisa analisar todas as interações dos últimos meses e encontrar onde estão os principais problemas.

Aí você já se depara com o primeiro problema: não existe uma ferramenta que centralize todos os canais de atendimento. Cada interação é realizada diretamente através dos aplicativos das redes sociais em questão.

Ou seja, você precisa verificar manualmente cada conversa que foi realizada nos diferentes canais. 

Você e sua equipe levam dias executando essa tarefa e no final muitas métricas já foram perdidas, como as do telefone, por exemplo.

No final, as informações levantadas não conseguem resolver todos os problemas identificados no início, gerando transtornos para a empresa.

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Se você passa, ou já passou, por algo parecido, é preciso encontrar ferramentas que possam te ajudar nessa missão. É aí que entra o Help Desk.

Mas se você tem dúvidas sobre o que é e como funciona, não se preocupe! A seguir explicamos tudo que você precisa saber.

O que é Help Desk?

Em tradução literal, Help Desk significa balcão de ajuda. Mas na prática é muito mais do que isso. Se a sua empresa deseja entregar boas experiências para os clientes, o Help Desk é uma ferramenta indispensável. Isso acontece porque a sua função é centralizar, organizar e ajudar na gestão de todas as interações da empresa com os clientes.

Podemos dizer que Help Desk é um conjunto de ferramentas, soluções, ou até mesmo uma área na empresa com o foco em solucionar problemas de atendimento.

Ele se propõe a organizar o atendimento durante toda a jornada do consumidor. Desde a pré até a pós-venda. Tudo centralizado em apenas um lugar, gerando mais inteligência para o negócio.

Como funciona o Help Desk?

O principal objetivo do Help Desk é ajudar a empresa a entregar ótimas experiências para seus consumidores. Para isso, sua função é centralizar todas as informações de atendimento em um só lugar.

Com isso, você tem acesso fácil a todas as interações, métricas de atendimento e desempenho do time. Lembra da situação que descrevemos antes? Com a ajuda da solução, seria muito mais simples solucionar os problemas de atendimento.

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O Help Desk é importante para todas as empresas, mas é especialmente indicado para aquelas que possuem estratégias multicanal ou omnichannel. Desta forma, não haverá confusão entre os canais, tanto para os consumidores quanto para a equipe. 

Normalmente o Help Desk funciona através de algum software, que centraliza o atendimento de ponta a ponta. Mas para empresas com um fluxo de interações baixo, é possível estruturar um sistema de forma mais manual.

O mais importante é ter acesso a todas as informações de todos os atendimentos de forma centralizada. Com uma visualização simples de tudo que acontece, para que a área seja mais estratégica.

Quais os principais benefícios?

Como já citamos, são inúmeros os benefícios que a Help Desk traz para a operação de atendimento e para o negócio. Confira todos eles a seguir!

Organização

Uma operação de atendimento desorganizada tende a ser desastrosa. Se o time não tem controle do que está acontecendo, do outro lado tem um consumidor extremamente insatisfeito.

Se os atendentes não têm controle do SLA e não conseguem encontrar facilmente as conversas, a resolução da demanda do consumidor será muito lenta. 

Centralização

Imagine a seguinte situação: 

Um cliente entra em contato através do chat da empresa e informa todos os seus dados para iniciar o atendimento. Mais tarde, ele precisa dar continuidade através do WhatsApp, porém o atendimento precisa ser reiniciado. 

Para o consumidor é muito frustrante, por isso a importância de ter uma área de atendimento extremamente organizada. 

Otimização

Com uma visão mais ampla do processo de atendimento ele acaba sendo muito mais otimizado. Desta forma, o time ganha mais autonomia para resolver todas as questões com mais agilidade. 

E se você ainda não compreendeu tudo que um Help Desk pode oferecer para o negócio, confira todos os resultados que ele pode trazer.

Principais resultados

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Clientes mais satisfeitos

Ninguém quer ter um negócio cheio de clientes insatisfeitos, não é mesmo? Se a experiência do seu consumidor é um foco para você, o atendimento prestado precisa ser excelente em cada ponto de contato.

Clientes satisfeitos e encantados com a marca, não só voltam a comprar: eles indicam a sua empresa para outras pessoas. Isso faz com que você conquiste cada vez mais clientes, e o melhor, com um custo bem mais baixo.

Maior produtividade

Passar horas compilando informações que estão espalhadas por diversos canais não é nada produtivo. 

Com a ajuda de uma boa ferramenta a equipe ganha muito mais autonomia, consegue resolver demandas com agilidade e principalmente, mensurar resultados rapidamente.

Mais vendas

Uma equipe mais produtiva e clientes mais satisfeitos resultam em que? Isso mesmo, um aumento nas vendas. 

O desempenho da área de atendimento reflete diretamente no faturamento. Um cliente insatisfeito com a experiência nunca mais voltará a comprar. E sabemos que ninguém quer isso para o seu negócio.

Redução de custos

Vender mais gastando menos é possível? Sim! Quanto mais otimizado estiver o seu processo de atendimento, maior será a probabilidade de reduzir custos com o setor. 

Ter dados acessíveis o tempo todo possibilitam o desenvolvimento das melhores estratégias para a sua empresa.

Geração de insights

E falando em dados, para entregar experiências incríveis para seus clientes é preciso estar sempre atento aos insights gerados a partir das interações. E mais uma vez, o acesso facilitado a essas informações ajudarão a realizar todas as melhorias necessárias.

Quer alcançar todos esses resultados? Conheça a nossa plataforma de atendimento, a Ubots Desk. Com ela você realiza a gestão do seu atendimento de ponta a ponta, de uma forma simples, prática e intuitiva.

Precisa de ajuda? Nosso time de especialistas está à disposição para te ajudar.

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