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Marketing sazonal com chatbots

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Todos os anos as datas comemorativas movimentam bilhões de reais em vendas nos mais variados segmentos do mercado brasileiro. A cada nova data especial, as empresas se preparam, montando estratégias e planejando ações de marketing sazonal, de modo a alavancarem suas vendas em um curto espaço de tempo. Na era digital, em que cerca de 89% dos internautas realizaram pelo menos uma compra online entre meados de 2016 e 2017, firmar presença em ambientes virtuais é essencial para garantir esse tão desejado aumento nas vendas.

 

Os chatbots, assistentes virtuais baseados em IA*, podem ser grandes aliados do marketing sazonal, atuando nas campanhas para datas comemorativas. Por exemplo: com o dia das mães se aproximando, as marcas podem adotar o uso de um chatbot em suas redes sociais, sites ou aplicativos para informar os usuários sobre promoções, descontos, fazer sugestões de presentes baseadas nas características da personalidade de cada mãe e, até mesmo, realizar vendas dentro do ambiente de chat, trazendo mais comodidade para os consumidores.

Além das diferentes funcionalidades que o bot pode exercer, uma das grandes vantagens para festividades é sua capacidade de personalização. É possível treinar seu chatbot para realizar uma abordagem diferente de acordo com cada festividade e programá-lo para sugerir produtos que tenham tudo a ver com o propósito da data, o quanto o usuário planeja gastar e quem se deseja presentear.

 

Outra possibilidade de uso dos chatbots é a criação de uma estratégia de marketing a partir da interação com eles. Respondendo algumas perguntas do bot, por exemplo, o cliente recebe um cupom de desconto para utilizar nas compras via chatbot.

 

As redes sociais (como Facebook, Instagram) e aplicativos de troca de mensagem (Messenger) são uma grande vitrine para as marcas. Eles concentram a maior parte dos internautas e estão se consolidado como um forte canal de atendimento ao cliente. Estudos como o realizado pela Bain & Company demonstram que empresas que respondem aos clientes através das mídias sociais podem esperar um aumento na receita por cliente entre 20% e 40%. Estando disponível para atender seus clientes 24h por dia com um chatbot, essa margem de lucro pode ser ainda maior.

 

Para que sua estratégia de chatbot seja mais eficaz e traga resultados significativos, é preciso que haja uma integração entre seu bot, os demais canais de atendimento e o sistema de sua empresa, de modo a proporcionar uma experiência completa, personalizada e assertiva aos seus clientes. Inovação e tecnologia aliadas ao desejo de satisfazer seus clientes são a chave para o sucesso da sua marca. Conte com a Ubots para criar um chatbot que seja a cara da sua empresa e encante seus clientes. #DigaOlá!

 

*Inteligência Artificial

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