Melhores práticas para a utilização do RCS

O MEF (Mobile Ecosystem Forum) divulgou uma série de diretrizes de implementação para apoiar o lançamento eficaz dos serviços de mensageria do RCS.

 

A indústria móvel está lançando uma nova plataforma de mensageria para comunicação pessoal e comercial: o Rich Communication Services (RCS). Seus casos de uso comercial são particularmente interessantes uma vez que as características do RCS permitem a troca de mensagens A2P (aplicativo-a-pessoa), bem como P2A (pessoa-a-aplicativo).

 

O RCS Business Messaging baseia-se em fortes fundamentos: o sucesso dos serviços de SMS A2P e o suporte de grandes players da indústria, incluindo operadoras móveis, o Google e o ecossistema Android, assim como fabricantes de aparelhos e provedores de soluções e de mensageria.

 

Serviços concorrentes do RCS, incluindo plataformas OTT como o Apple Business Chat, WeChat e WhatsApp, dependem de stakeholders únicos que definem as abordagens comerciais. O RCS, enquanto padrão aberto, é menor rígido e possui mais opções. Enquanto o RCS se beneficiará da criatividade e diferenciação que os padrões abertos desenvolvidos por múltiplos stakeholders oferecem, a falta de alinhamento em algumas opções fundamentais pode limitar seriamente a sua escalabilidade e efetividade. 

 

As diretrizes promovidas pelo MEF têm como objetivo proporcionar um framework de opções técnicas e comerciais para a implantação do RCS Business Messaging e agilizar os processos para um lançamento bem sucedido do RCS. Eles proporcionam as melhores práticas geradas a partir de experiências com os membros da MEF que representam o que representam toda a cadeia de valor das empresas para os facilitadores e provedores de serviços na indústria de mensagens.

 

O MEF acredita que proporcionar orientação e simplificação tornará o lançamento de interações A2P e P2A via RCS mais rápido e eficiente.

 

Introdução ao RCS Business Messaging

 

O RCS é um padrão de tecnologia de mensageria. Suas características incluem diversas vantagens para comunicação comercial, como a utilização da marca e logo do remetente, a verificação do remetente, estatísticas de recebimento e leitura de mensagens, utilização de elementos de rich media (como imagens, carrosséis, vídeos e botões de sugestões de respostas). Também inclui inovações para ajudar a diminuir o envio de spams e as fraudes na mensageria comercial.

 

A implantação comercial do RCS está acelerado com 75 redes rodando atualmente e mais 90 lançamentos estimados até o final de 2019, incluindo sete mercados nos quais todas as operadoras de redes móveis suportarão o RCS1. Prevê-se que o RCS será a maior plataforma de mensageria do mundo até 2020, com um gasto estimado de $18 bilhões de dólares em mensageria comercial via RCS em até 20232.

 

Recomendações principais

 

As diretrizes proporcionam as melhores práticas recomendadas em sete áreas chave.

Para conferir o guia de melhores práticas publicado pelo MEF, basta acessar o link a seguir: 

 

RCS Business Messaging Best Practices

 

1- GSMA Forecast

2- Mobile Squared Research

 

Texto originalmente publicado pelo Mobile Ecosystem Forum no guia RCS Business Messaging Best Practices.