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Novo modelo de cobrança do WhatsApp Business API

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No final do último ano, o WhatsApp informou sobre uma alteração no modelo de cobrança das contas Business API. Em fevereiro, a alteração entrou em vigor, gerando uma grande impacto no mercado de relacionamento digital.

Quer saber tudo sobre o modelo de cobrança no WhatsApp Business API? Nesse conteúdo a gente te conta!

Vamos lá?! 🙂 

Após o sucesso do aplicativo como um meio de comunicação pessoal, foi a vez das empresas. Em 2018, o até então, Facebook Inc, lançou duas versões empresariais do aplicativo.

O primeiro, é o WhatsApp Business. A versão foi lançada pensando em micro, pequenos e médios negócios. Eles começaram a utilizar o canal para se relacionar com os clientes de forma gratuita, e com acesso a diversas ferramentas diferenciadas.

 

Desta forma, o WhatsApp foi se consolidando aos poucos como um canal empresarial. Com a adesão cada vez maior do público, que já esperava resolver suas demandas com as marcas de forma simples e acessível.

Para essas empresas o versão Business supriu muito bem todas as necessidades. No entanto, marcas que atendem centenas de clientes por dia não conseguiriam gerenciar as interações.

Por isso, ainda em 2018, também foi lançada a versão Business API do aplicativo.

O que é WhatsApp Business API?

Imagina que a sua empresa recebe centenas de interações por dia, e por isso, possui diversos atendentes. Na versão Business apenas um atendente pode ficar logado ao número de telefone da empresa.

Portanto, para suprir a demanda, sua empresa precisaria dispor vários contatos para os clientes, o que acabaria com uma das principais vantagens do canal que é a centralização.

Exatamente por isso, surgiu a versão Business API do aplicativo. Por possuir a API aberta o canal pode ser integrado a outras plataformas. Desta forma, ele possibilita a integração com ferramentas que agilizam e otimizam a relação com os clientes.

Porém, ao contrário do WhatsApp Business, o WhatsApp Business API é pago. Justamente por isso, ele é mais indicado para empresas que tenham a necessidade real de se comunicar com os clientes em larga escala.

Quais são as principais vantagens do WhatsApp Business API? 

Para grandes empresas, as vantagens de usar essa versão do WhatsApp são inúmeras. Confira as principais:

  • Integração com plataforma de atendimento;
  • Vários atendentes utilizando um único número;
  • Possibilidade de realizar envios em lote;
  • Integração com chatbots;
  • Possibilita a extração de relatórios;
  • Recursos avançados de CRM.

Essas são algumas das vantagens exclusivas da versão API. Confira a diferença entre as 3 versões: pessoal, Business e Business API.

atendimento via whatsapp

Para utilizar o canal é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Contar com o intermédio de um provedor oficial do WhatsApp
  2. Ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook
  3. Ter a empresa verificada
  4. Ter uma conta do WhatsApp Business
  5. Possuir uma linha de crédito para sua conta do WhatsApp Business 
  6. Uma ferramenta de linha de comando

Como funciona o modelo de cobrança do WhatsApp Business API?

Antes de compreendermos como funciona a cobrança do WhatsApp, precisamos entender sobre os dois modelos de comunicação existentes.

Comunicação ativa: sempre que a marca entre em contato com o consumidor.

Comunicação passiva: sempre que o consumidor entre em contato com a marca.

Até fevereiro deste ano, a cobrança do WhatsApp era realizada apenas para comunicações ativas. 

Essa cobrança funciona dentro de uma janela de tempo: quando a empresa enviava uma mensagem, o cliente tinha até 24 horas para interagir sem que incidisse uma nova cobrança.

Porém, até então, sempre que o cliente entrava em contato com a empresa, eles podiam conversar sem qualquer cobrança. A partir de 01/02/2022, a cobrança passa a ser realizada também para a comunicação passiva. 

Agora todas as interações entre marcas e consumidores serão cobradas pelo WhatsApp. 

Se você está se perguntando se a comunicação passiva se encaixa na mesma janela de tempo, a resposta é sim. As mesmas 24 horas são válidas para ambos os tipos de comunicação.

Se você está com receio por conta do aumento do valor, nós trouxemos algumas dicas para te ajudar a potencializar a comunicação no canal. Confira!

Centralizar a jornada de relacionamento no WhatsApp

O WhatsApp é o canal preferido de muita gente. Não é à toa que ele concentra mais de 2 bilhões de usuários pelo mundo. Ele é o canal preferido dos seus clientes?

Se a resposta for sim, você pode centralizar todo o relacionamento digital da sua empresa no aplicativo. Mas cuidado! Antes de implementar qualquer estratégia, quem deve responder essa pergunta são os seus clientes.

Caso o resultado seja positivo, torne sua comunicação mais ágil e efetiva, concentrando toda a jornada de consumo do cliente no WhatsApp. 

Desta forma, além de eliminar o gasto com outros canais, você vai gerar melhorias na relação com o cliente. Confira:

  • Eliminar as barreiras de comunicação entre canais;
  • Prestar um atendimento mais ágil;
  • Ser mais acessível para o consumidor;
  • Estar presente quando ele precisar de você com ajuda dos bots.

Essas são apenas algumas das vantagens que a centralização pode trazer para o negócio. 

Potencializar o fechamento de negócios através do canal

Outra forma de equilibrar os gastos com o canal, é o utilizando ele para potencializar as vendas. Desta forma, além de servir para manter a relação com os consumidores, o WhatsApp passará a ser mais uma fonte de faturamento para o e-commerce.

Se você quer saber como estruturar um processo de vendas no canal, neste texto ensinamos um passo a passo.

E aí, o que achou das dicas? O principal é focar em entregar experiências incríveis para os seus clientes. Desta forma, eles serão leais à sua marca, gerando menos custos e ajudando no ROI. 

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