fbpx
o que é API

O que é API e como funciona?

Quer compartilhar o conteúdo?

Compartilhar
Compartilhar

Você já parou para pensar como é possível realizar a integração entre uma plataforma e um aplicativo? Por exemplo, quando você integra um sistema de atendimento ao cliente ao seu WhatsApp comercial, isso é feito através de uma API.

Se você não sabe o que é, para que serve e como funciona, neste texto vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Nele você verá:

 

O que é API?

A sigla significa Application Programming Interface, ouem tradução literal – Interface de Programação de Aplicativos. Ou seja, a API pode ser considerada uma série de padrões e rotinas de programação que dão acesso a um aplicativo.

Uma forma mais simples de compreendê-la é considerando a API uma conexão 

entre sistemas, aplicativos e softwares. Elas são criadas quando uma empresa tem a intenção de que outras empresas possam se conectar ao seu software ou aplicativo.

Um bom exemplo de API é quando você realiza uma compra online. Você entra no site em questão, escolhe seu produto, insere dados pessoais e informações do cartão de crédito, e pronto! Produto comprado.

Parece tudo muito simples, mas por trás disso existem diversos elementos que o cliente não vê:

  • Integrações de estoque;
  • Integrações de frete;
  • Integrações de pagamento;
  • Integrações de marketing.

Tudo para garantir que a experiência do consumidor seja a melhor possível, sem a percepção de que suas informações estão sendo transferidas de um software para outro.

Para que serve uma API?

Elas podem ter diversas finalidades, mas a principal delas é simplificar e facilitar a integração entre diferentes sistemas para que o dia a dia das empresas ganhe mais agilidade.

Ainda no mesmo exemplo utilizado acima, imagine que toda vez que você quisesse realizar uma compra online tivesse que entrar em 3 ou 4 plataformas diferentes: uma para consultar estoque, outra para frete e entregas, outra para pagamento e assim por diante.

A experiência dos consumidores não seria nada agradável, certo? É para isso que servem as APIs. Para que as integrações entre os sistemas aconteçam a nível de desenvolvimento sem que os clientes percebam qualquer interferência.

Quando usar API?

A API pode ser utilizada toda vez que a empresa deseja que o seu sistema, software ou aplicativo possa se conectar com outros. Um uso muito comum delas é para auxiliar o backoffice, nos sistemas de gestão que as organizações utilizam.

Para que as pessoas possam centralizar os seus esforços em apenas um sistema ou software, as APIs são utilizadas para tornar a rotina de trabalho mais produtiva.

Exemplos de uso

Alguns exemplos de uso das APIs amplamente utilizadas pelas empresas são:

Atendimento ao cliente canais

Imagine a seguinte situação: sua empresa trabalha com 8 canais de atendimento e não possui um software de gestão. Toda vez os atendentes precisam abrir cada sistema, cada aplicativo e a gestão acontece de forma manual. Ruim, não é mesmo?

Para que as interações e a gestão sejam unificadas em apenas um canal é necessário o uso de diversas APIs, que irão conectar o código dos canais de atendimento ao código da plataforma.

Automação de Marketing:

Assim como o atendimento ao cliente, a gestão de marketing também inclui diversos canais de comunicação. Desta forma, com a ajuda das APIs é possível:

o que é api

  • Programar postagens nas redes sociais;
  • Gerenciar resultados em uma plataforma unificada;
  • Gerar relatórios e insights;
  • Interagir com o público.

E tudo isso claro, sem precisar utilizar mais de um sistema.

Gestão financeira:

Trouxemos a gestão financeira como exemplo, mas poderia ser o gerenciamento de qualquer área da empresa como recursos humanos ou comercial. 

Mas imagine um profissional que precisa lidar com extratos financeiros, notas fiscais entre outras informações, e toda vez que ele precisa unificá-las precisa entrar em 4 ou 5 sistemas diferentes.

O trabalho não seria nada produtivo, e levaria no mínimo o triplo do tempo necessário para realizar cada tarefa. 

Até aqui, você conseguiu identificar quantos usos de API no seu dia a dia? Elas são mais comuns do que a gente pensa, e estão por trás da grande maioria de canais, aplicativos, softwares e sistemas.

API e os chatbots

Se você acompanha os nossos conteúdos, já deve ter se deparado alguma vez com os diversos usos que os chatbots podem ter. Mas você já se perguntou como eles fazem isso? Confira alguns exemplos:

Atendimento pós-vendas: você já recebeu a segunda via de um boleto ou o status de entrega de um pedido através de algum bot? Eles fazem isso por meio da integração com a API de outros sistemas que os permite consultar essas informações com agilidade.

Vendas: Os chatbots podem auxiliar o consumidor durante o processo de vendas, trazendo informações como estoque, frete e preço. Em uma simples venda o bot estará integrado à 3 APIs: a da transportadora, do sistema financeiro e do sistema de gestão de estoque.

Marketing: Um chatbot pode auxiliar no marketing digital? Sim! Desde que esteja integrado ao seu sistema de gestão ou CRM, ele pode realizar abordagens de prospecção de leads e até mesmo oferecer materiais ricos para auxiliar na conversão.

E afinal de contas, como os bots podem atuar em diferentes canais de comunicação? Em muitos casos também com a ajuda da API.

API e os canais de comunicação

Alguns canais e redes sociais possuem a sua API aberta, para que as empresas possam integrá-los a sistemas como: gestão de marketing, atendimento e CRM. Os canais mais populares são o WhatsApp, o Facebook Messenger, e atualmente o Instagram, que anunciou a abertura da API no final do último ano. 

🤖 Leia também: Chatbot para Instagram – é possível?

Por conta disso é possível automatizar as interações com os clientes em todos estes canais citados acima, e além disso centralizar sua gestão em plataformas como a Ubots Desk, por exemplo.

 

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a compreender melhor o que é uma API e todas as possibilidades que ela traz para uma empresa. Gostou do conteúdo? Se inscreva em nossa newsletter para receber todos os nossos textos!

 

Preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você!