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A tecnologia empresarial para o crescimento do seu negócio

É praticamente impossível manter um negócio sem tecnologia atualmente. A pandemia escancarou – o que há muito já vinha sido apontado como crucial para o crescimento – como fundamental para a sobrevivência dos negócios: o uso da tecnologia empresarial.

De acordo com o Índice de Aceleração Digital, da Boston Consulting Group (BCG), as companhias com maior maturidade digital no mundo se mostraram muito mais resilientes durante a crise causada pela pandemia, além de serem as que mais cresceram neste período.

Continue neste artigo que vamos mostrar mais como a tecnologia empresarial pode ser uma aliada para a sobrevivência e crescimento do seu negócio e, ainda, como implementá-la.

 

Tecnologia empresarial

 

Tendências de mercado e a tecnologia empresarial

 

Três tendências sobre transformação digital estão guiando as necessidades das empresas de enriquecer o engajamento neste setor. Elas estão aumentando os riscos para as marcas que ainda não começaram a desenvolver a maturidade digital.

Essas não são tendências passageiras, elas continuarão ganhando velocidade daqui para frente. As empresas sem capacidade digital de reagir rapidamente perderão terreno para aquelas que se prepararam para isso.

Confira quais são essas tendências – também levantadas pela pesquisa da BCG – e como elas impactam no seu negócio.

 

1. Volatilidade da demanda

 

Cada vez mais consumidores migram para a Internet. Eles estão consumindo desde bens até serviços financeiros.

Abril e maio de 2020 viram mais crescimento do comércio eletrônico do que na década anterior inteira. Ou seja, uma mudança que teria acontecido em 10 anos, aconteceu em 8 semanas.

 

2. Personalização

 

Mesmo antes de 2020, as expectativas dos consumidores em relação à personalização aumentavam tanto para o engajamento digital quanto off-line.

78% dos consumidores online são mais propensos a comprar com experiências personalizadas. Além disso, mais e mais gerações digitalmente nativas começarão a se tornar clientes em potencial para as marcas, acelerando a tendência.

 

3. Privacidade

 

As preocupações com a privacidade do consumidor também estão evoluindo e novos regulamentos estão mudando as práticas de dados do setor. 

Com a nova postura de grandes empresas de tecnologia sobre privacidade ou a depreciação de cookies de terceiros, altera-se a forma como as marcas se relacionam com os clientes online.

Então, como você pode antecipar as necessidades de seus clientes? Com investimento em tecnologia empresarial!

 

Mais 4 motivos para você investir em tecnologia empresarial

 

Agora que já trouxemos as principais tendências do mercado quanto à inovação tecnológica nas empresas. 

Confira, de forma prática, como ela é capaz de otimizar os processos do seu negócio, reduzindo custos e ainda te colocando em vantagem competitiva diante da concorrência. 

 

1. Maior agilidade nos processos

 

Mil planilhas, informações perdidas e mais um monte de problemas podem ser causados pela gestão manual de dados. 

O investimento em tecnologias de automatização dos processos pode reduzir o tempo gasto com processos manuais e aumentar a produtividade. E existem hoje no mercado diversos softwares, ferramentas, aplicativos e sistemas de gestão para todos os tipos de tarefas que sua empresa realiza.

 

2. Aumento da eficiência

 

Com todo tempo economizado pelo seu time com as soluções tecnológicas, ele poderá se dedicar ao que realmente importa para fazer sua empresa crescer de forma muito mais eficiente.

Além disso, a tecnologia permite uma execução de processos de forma mais assertiva, reduzindo erros e retrabalhos.

 

3. Redução de custos

 

Embora investir em tecnologia requeira um salto maior em um primeiro momento, está mais que confirmado que o retorno do investimento virá.

Cada ferramenta trará benefícios de acordo com sua funcionalidade. Um software que reduz o tempo de uma operação, pode reduzir o custo inteiro da produção. Investir em atendimento automatizado, pode reduzir os custos de contratação de pessoas, com estrutura, entre outros.

 

4. Relacionamento com os clientes

 

O tal atendimento personalizado mencionado na pesquisa, é uma realidade. A Inteligência Artificial (AI) para a automatização e personalização é uma realidade

Hoje é possível estar em contato com o cliente 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os canais de comunicação da sua empresa. Este tipo de tecnologia permite criar uma programação de atendimento para atender a todas as possíveis demandas que possam surgir. 

Isso gera valor para sua empresa e muda a forma de interagir com o público. É a sua empresa sempre presente.

Além disso, softwares de gestão, análise de dados e outros, fornecem dados e insights sobre seu público que podem te ajudar a acompanhar as mudanças do consumidor e se adequar ao futuro em tempo real.

O investimento em tecnologia tem como benefícios ainda pode proporcionar:

  • tomadas de decisão mais assertivas;
  • maior controle sobre os processo e resultados;
  • gestão focada em resultados;
  • maior segurança aos dados e informações;
  • melhoria na interação e engajamento das equipes etc.

 

Como investir em tecnologia empresarial

tecnologia empresarial

Agora que você já entendeu a importância da tecnologia empresarial, deve estar pensando: “Mas são muitas possibilidades, como eu escolho a melhor para o meu negócio?”

O primeiro passo é fazer um bom planejamento. Identifique quais os principais gargalos do seu negócio e comece a buscar soluções para melhorar sua gestão empresarial.

Confira alguns exemplos de produtos tecnológicos que podem te ajudar a facilitar as atividades diárias da sua empresa:

 

1. Gerenciador de estoque e compras

 

Há muito a tecnologia é aliada do setor de compras e estoque. Acompanhar em tempo real as saídas e entradas é essencial para a demanda dos consumidores.

Este tipo de solução permite ter uma previsão de quando algo vai acabar e qual o momento de fazer reposições. Isso agiliza a negociação com fornecedores o que te coloca a frente dos concorrentes, tanto na negociação de valores quanto no atendimento da demanda.

 

2. Software de gestão de metas, indicadores e performance

 

Este tipo de produto fortalece a tomada de decisões empresariais, com base em dados e não em achismos, já que são alimentados por dados reais do negócio, de todos os setores da empresa. 

Com acesso a esse tipo de Business Intelligence você consegue entender como o seu negócio realmente atua, quais os períodos de alta ou baixa demanda, quais as entregas do seu time e muito mais. Isso ainda ajuda a projetar os próximos meses e corrigir a rota caso algo saia fora do planejado.

 

3. Software de CRM (Customer Relation Manager)

 

Sabe aquela planilha, ou papel, com dados dos seus clientes? Pois é, um CRM (Customer Relation Manager ou Gerenciador de Relação com o Cliente) é a evolução desse sistema. Em um único lugar você reúne todas as informações fornecidas pelos seus consumidores.

Isso te permite:

  • cruzar dados;
  • avaliar ações para cada caso; 
  • entender seu perfil de público;
  • criar estratégias para atrair novos clientes;
  • avaliar a atividade do consumidor na sua base; 
  • e uma infinidade de outras possibilidades.

Atualmente um CRM é usado em conjunto pelo time de Marketing e Vendas, em conjunto, para executar as estratégias de forma mais assertiva.

 

4. Atendimento automatizado

 

Já mencionamos o quanto uma comunicação ativa e personalizada é essencial para o relacionamento com o cliente. A principal solução para esta demanda atualmente são os chatbots.

Desenvolvidos a partir de Inteligência Artificial, esse é um software que permite criar uma programação com base em regras para simular uma conversa humana. 

Eles podem ser utilizados para:

  • tirar dúvidas;
  • enviar comunicados e mensagens;
  • prestar suporte;
  • informar status de pedidos;
  • até atuar como suporte de venda.

Isso evita filas de atendimento, proporciona atendimento ininterrupto, omnichannel e personalizado.

 

5. Cloud (Nuvem)

 

A nuvem já é uma velha conhecida dos usuários de smartphones. No mundo dos negócios ela funciona basicamente da mesma forma, como um arquivo digital, com acesso online, pelos membros da sua empresa.

Cada vez mais necessária, principalmente em ambientes de trabalho remoto, ela permite centralizar documentos, produtos, softwares e diversas outras aplicações online.

E então, qual dessas alternativas pode te ajudar a otimizar os principais processos da sua empresa? Além dessas, existem uma infinidade de outras tecnologias para automatizar processos empresariais, aumentar a produtividade, reduzir custos e aumentar lucros. 

Você só precisa procurar qual a certa para o seu negócio. Comece agora mesmo e esteja pronto para o presente! 

 

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, empresa referência em tecnologia com foco em gestão corporativa.

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