Tendências do relacionamento digital em 2021

29/10/2020
Tendências do relacionamento digital em 2021
Em 2020 nós vimos transformações acontecendo em um ritmo muito intenso. A forma como as pessoas se relacionam com as empresas mudou, e muitas tendências foram aceleradas para atender a estas novas necessidades. Para te ajudar na missão de entregar uma experiência incrível para os consumidores, neste texto separamos algumas das tendências para o relacionamento digital em 2021, e dicas especiais para incluí-las na sua empresa.

 

O mundo passou por uma transformação digital intensa em 2020, e muitas tendências foram antecipadas para atender às novas necessidades dos consumidores. Se antes os clientes já eram exigentes e tinham expectativas altas em relação à interação com as marcas, este ano a situação ficou ainda mais delicada, fazendo com que as empresas se empenhassem ainda mais para oferecer uma experiência impecável de relacionamento.

Além das mudanças na comunicação, alguns setores tiveram um aumento significativo no fechamento de negócios, como foi o caso do varejo. De acordo com o Compre&Confie, o e-commerce nacional faturou R$27,3 bilhões no período entre 24 de fevereiro e 24 de maio deste ano, um crescimento de 71% comparado ao mesmo período de 2019.

Esse cenário fez com que as empresas buscassem soluções digitais para continuar entregando uma boa experiência aos seus consumidores, mesmo em meio a tudo que estava acontecendo.

Crescimento do WhatsApp

Por conta da necessidade de abrir novos canais de comunicação digital com os seus clientes, houve uma aceleração na implementação de algumas soluções. O WhatsApp é um grande exemplo.

Desde 2018, o app de mensageria vinha marcando presença no leque de opções de canais de relacionamento entre empresas e clientes, com o lançamento das versões Business e Business API. O canal, que vinha sendo implementado aos poucos pelas marcas, teve um crescimento muito expressivo, ocupando um importante lugar dentro das grandes organizações.

Esse crescimento refletiu diretamente no mercado de relacionamento digital, e segundo o Mapa do Ecossistema de Bots 2020, produzido pela Mobile Time, o WhatsApp se consolidou como o canal com mais chatbots em operação, superando o Facebook Messenger e os web chats.

 

Já tem previsão para implementar alguma destas soluções no seu negócio, ou conhece alguma outra que não pode ficar de fora? Venha conversar com um dos nossos especialistas!

 

Relacionamento digital: tendências para 2021

Sabemos que a tecnologia vem evoluindo e transformando cada vez mais o modo como interagimos virtualmente. E isso é algo que continuará acontecendo, pois a frequência de novos investimentos em funcionalidades que contribuem para uma comunicação mais fluida e ágil é cada vez maior.

Por isso, é importante que as empresas estejam atentas a todas as novidades que surgem no mercado, e compreendam quais fazem mais sentido para o seu negócio e o relacionamento digital com os seus clientes. Abaixo, contamos um pouco mais sobre algumas tendências para 2021 para que você comece o próximo ano preparado!

Comunicação automatizada em app de mensagens 

Uma solução que foi amplamente explorada no último ano foi a automatização das interações em aplicativos de mensagem.

Sem a possibilidade de oferecer seus serviços pessoalmente, muitas empresas investiram no WhatsApp, o app de mensageria mais utilizado no país hoje. Com uma conta profissional, é possível integrar ao canal uma solução que automatiza o fluxo conversacional com os clientes: chatbots.

Chatbots ajudam a proporcionar um atendimento mais ágil e assertivo, características indispensáveis quando se lida com muitos atendimentos.

Outro app de mensagens também vem se mostrando promissor na missão de estreitar o relacionamento entre marcas e pessoas: o Telegram. Apesar de não ter a mesma popularidade do outro app, ele conta com alguns diferenciais bem interessantes, como a possibilidade de automatização em grupos e a construção e a personalização de bots sem a necessidade de um número de telefone. Tudo isso sem qualquer custo.

Dica: Antes de investir em um app de mensageria saiba onde o seu cliente está, e de que forma prefere se comunicar. Ouvir o cliente é fundamental nesta etapa, para que a experiência gerada seja sempre positiva.

 

 RCS

O Rich Communications Service – Serviço de Comunicações Ricas, em tradução livre – é um sistema para envio de mensagens. O projeto foi desenvolvido pelo Google e a ideia principal é melhorar a troca de informações entre empresas e pessoas, independente da operadora ou país em que esses se encontram.

Segundo o Mobile Squared Research, é previsto que o RCS será a maior plataforma de mensageria do mundo, com um gasto estimado em $18 bilhões de dólares em mensageria comercial via RCS até 2023.

O canal ainda dá os primeiros passos no Brasil, e começou a ser utilizado durante a pandemia causada pelo novo coronavírus justamente para informar a população sobre a prevenção.

Uma das suas principais vantagens é a forma de cobrança, pois ao contrário do SMS, a cobrança é realizada por sessão de atendimento.

Dica: O RCS é uma ferramenta poderosa para a comunicação pró-ativa com os seus clientes. Comunique as novidades da sua marca gastando menos!

Instagram

De acordo com um estudo recente do Socialbakers, hoje o Instagram é a rede social com maior audiência e engajamento. O app, que antes era um queridinho apenas dos amantes da fotografia, hoje funciona como uma plataforma muito rica até mesmo para o comércio. Não à toa, eles anunciaram no último dia 19 a disponibilização da API para uso nas Direct Messages (DM) do aplicativo.

chatbot para instagram

 A mudança permitirá novos recursos de integração para empresas, como maior gerenciamento de mensagens e dados a partir da integração com plataformas de ERP e a implementação de chatbots, possibilitando interações mais direcionadas e significativas para os seus consumidores.

Por enquanto, essa API está atuando apenas em beta com alguns parceiros, como a Adidas e a H&M e as brasileiras Magazine Luiza e Amaro.

Dica: Antes de investir no canal, se certifique de que seus clientes irão aderir à novidade. Caso eles já estejam por lá, invista na construção de um chatbot humanizado, para oferecer uma experiência incrível.

 

Já tem previsão para implementar alguma destas soluções no seu negócio, ou conhece alguma outra que não pode ficar de fora? Venha conversar com um dos nossos especialistas!

 

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