Transformação digital: como crescer em meio à crise

01/06/2020
Transformação digital: como crescer em meio à crise

Com o comércio fechado, ou aberto parcialmente é preciso buscar por novas alternativas para manter as vendas. 

O isolamento social traz com ele algumas barreiras a serem superadas. Algo que nós sempre reforçamos por aqui, é a importância de estar onde o seu cliente está, e no momento não é preciso um grande esforço para saber onde os consumidores estão. 

Logo nas primeiras semanas de isolamento 71% dos consumidores afirmaram que pretendiam aumentar o volume de compras online, segundo pesquisa da NZN divulgada pelo e-commerce Brasil. Ao longo do mês de abril,  a transformação digital foi acelerada, resultando em um faturamento de R$ 9,4 bilhões no e-commerce nacional (81% maior que em igual período de 2019).

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Ter destaque em meio a uma crise não é uma missão fácil, mas também não é impossível. Para te ajudar a compreender melhor nós separamos alguns cases de sucesso. Confira:

 

Cases de sucesso em meio a crise

Transformação digital é mais do que estar presente na internet. Para obter sucesso, é muito importante transferir tanto a experiência dos seus clientes, quanto dos seus colaboradores para o ambiente virtual. Empresas que já compreenderam isso, vêm se sobressaindo dentro deste cenário.

Esse é o caso da Arezzo & Co. O grupo, que é responsável por marcas como Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme e Vans®, tem se destacado por ter dobrado as vendas online desde o início da crise. 

Esse aumento nas vendas já representa 25% do seu faturamento em tempos normais. A companhia teve um crescimento de 124% no e-commerce, chegando a bater o recorde de vendas diária, que tinha sido alcançado na última black friday, período mais significativo em vendas para o varejo.

O CEO do grupo, Alexandre Birman, atribui os bons resultados à agilidade com que a empresa se posicionou digitalmente. 

Uma das soluções mais utilizadas para driblar o isolamento social e estabelecer uma comunicação com os consumidores é o uso do WhatsApp. 

Gigantes do Varejo brasileiro, como Via Varejo, Riachuelo, Reserva, Chilli Beans e Polishop, têm utilizado estratégias de comunicação centralizadas no canal para superar o desafio das lojas fechadas.

Tanto no apoio às vendas, quanto no atendimento aos clientes, o WhatsApp tem sido uma importante ferramenta. Em entrevista para a NeoFeed, João Appolinário, CEO e fundador da Polishop, afirma que o WhatsApp pode resolver de forma rápida os problemas dos clientes.

Outro gigante que vêm obtendo bons resultados no ambiente digital é o Burker King Brasil, master franqueado do Burger King – BK (NYSE) e da rede Popeyes. Os canais digitais da empresa, que representam 10,4% do faturamento neste trimestre, já têm compensado o fechamento dos restaurantes.

Neste momento de incertezas talvez seja difícil pensar em inovar, mas reestruturar os processos já existentes na empresa pode ser  o caminho para continuar obtendo bons resultados e manter a satisfação dos seus clientes com a marca. 

Ter uma atitude pró-ativa diante a crise é um importante diferencial. Mas caso você ainda não tenha achado uma boa solução ou ferramenta para te auxiliar nessa missão, nós podemos te ajudar! 

 

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