WhatsApp para educação – Como o instituições de ensino podem utilizar o canal

Sua escola, curso ou universidade ainda não estão presentes no WhatsApp? 75% dos consumidores preferem se comunicar através do canal.

Porém, para isso, é preciso contar com as ferramentas corretas e uma excelente estratégia de relacionamento digital.

Quer aprender como fazer? Neste conteúdo nós te ensinamos.

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Nele você vai conferir:

Vamos lá?! 🙂

Quando um aluno tenta resolver alguma demanda com a sua empresa e tem dificuldades para encontrar um canal acessível, ele acaba ficando extremamente insatisfeito. Não é mesmo? 

É muito comum encontrar comentários, reviews negativos e reclamações falando sobre a falta de efetividade no atendimento das instituições de ensino.

Boa parte dos alunos alegam não conseguir se comunicar através dos canais disponíveis, ou então, relatam uma demora muito grande para serem atendidos.

Agora, imagine a seguinte situação: 

Você é um aluno, que precisa trancar a sua matrícula de forma imediata por conta de problemas financeiros. E além disso, você vai precisar renegociar sua dívida pendente com a Universidade.

A resolução dessas duas questões precisa ser urgente, pois você precisa alocar aquele dinheiro para outras necessidades. No entanto, ao procurar o atendimento da instituição você não encontra nenhum canal digital mais acessível.

É preciso abrir um chamado no portal do aluno. Dias se passam e você não obtém resposta. Seu próximo passo é telefonar para a Universidade

Você fica um tempão na URA e quando finalmente consegue falar com um atendente, ele pede para você encaminhar um e-mail.

Esse e-mail também leva dias para ser respondido. Todo o processo é extremamente moroso, incluindo a renegociação da sua dívida. Isso te causa problemas enormes e claro, sua insatisfação com a empresa não poderia ser maior.

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O impacto da transformação digital nas instituições de ensino

 

O ano de 2020 veio para transformar definitivamente a forma como as escolas se relacionam com os seus alunos. Do dia para a noite, literalmente, as pessoas precisaram se “adaptar” ao ensino remoto. 

A modalidade, até então, vinha dando alguns passos, e tomando a preferência de algumas pessoas. Porém, o início da pandemia não deixou escolhas e todos tiveram que migrar para o digital.

Em cursos de pós-graduação o crescimento no número de matrículas EAD foi de 238%, segundo um estudo do Instituto Semesp. Outro dado que chama muita atenção neste novo momento, é que, em 2022, pela primeira vez as matrículas do EAD superaram as do presencial em instituições de ensino superior.

Essas informações deixam muito clara a necessidade de estabelecer um relacionamento com os alunos através do digital também. De nada adianta ter toda uma estrutura de ensino digital, se a comunicação ainda é antiquada.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e por isso, querem resolver suas demandas com as empresas com agilidade e da forma mais simples possível.

Por isso, não estar presente nos canais digitais que seus alunos estão pode trazer muitos problemas para a instituição. Confira os principais a seguir.

 

Principais problemas de atendimento para o setor educacional

 

Investir em novas tecnologias, professores de qualidade e uma excelente estrutura são coisas fundamentais para uma Instituição de ensino séria, que preza pela experiência dos alunos. No entanto, muitas acabam deixando de lado outro fator primordial: o atendimento.

Como em qualquer outra organização, escolas, universidades e cursos precisam ter um excelente relacionamento digital com os seus alunos. Caso isso não aconteça, pode acabar causando problemas como:

  • Alta taxa de desistência dos alunos: Quando não conseguem o atendimento esperado eles podem procurar por outras instituições que atendam suas necessidades.
  • Alunos detratores da escola: Quando não têm a experiência que esperavam, as pessoas tendem a alertar sua rede de contato.
  • Custos operacionais altíssimos: O atendimento telefônico é o mais caro da operação de atendimento. Ter o relacionamento com os alunos centralizado por lá faz os custos dispararem,
  • Custo de aquisição de novos alunos mais elevado: Quanto mais os seus alunos falam mal da instituição, maior precisa ser o investimento em publicidade para conquistar novos alunos.

Identificou algum desses problemas na sua empresa? A seguir vamos mostrar como o WhatsApp pode transformar a experiência dos seus alunos.

 

WhatsApp para educação

Desde 2018 com o lançamento das versões empresariais do WhatsApp, ele tem se consolidado como um dos principais canais de comunicação entre marcas e pessoas.

A preferência acontece pois 99% dos smartphones brasileiros já possuem o app instalado. Por isso, é muito simples e acessível para as pessoas seguir o relacionamento com as empresas por lá. 

No entanto, as empresas precisam oferecer esse atendimento de forma:

  • Profissional;
  • Ágil;
  • Eficiente;
  • Humanizada;
  • Empática.

São diversos pré-requisitos para que a comunicação seja um sucesso. Se você quer saber como cumprir todos eles, conheça a nossa solução.

Agora, se você quer entender como o WhatsApp pode ajudar durante toda a jornada do aluno com a escola, confira a seguir.

 

Prospecção e nutrição de leads

Para conquistar novos alunos é preciso criar campanhas de aquisição e nutrição dessas pessoas. Fazer isso através de e-mail ou outros canais mais tradicionais é a forma mais comum. 

Porém, trazer essa prospecção para o WhatsApp pode trazer resultados incríveis para o negócio. Com listas de transmissão, por exemplo, você pode disparar campanhas para leads de diferentes etapas do funil de vendas. 

 

Aquisição de alunos

Você fez toda uma campanha digital para conquistar novos alunos, mas na hora de fechar a venda o contato tem que ser por telefone ou por e-mail? Isso acaba desmotivando as pessoas e tornando a jornada muito complicada.

Uma ótima solução é colocar na campanha um botão que leve diretamente para o WhatsApp. Com um fluxo de conversas automatizado você pode dar andamento em todo o processo por lá mesmo.

 

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Viu, o processo de aquisição pode ser super simples e descomplicado. E sabe qual é a melhor parte? ele pode ser completamente automatizado. Desta forma você reduz custos operacionais e os seus atendentes ficam alocados em tarefas mais complexas.

 

Atendimento do aluno

São diversos os assuntos que podem ser abordados pelos alunos, não é mesmo? Mas basicamente todos eles podem ser trabalhados através do WhatsApp. Confira alguns dos principais.

 

Dúvidas sobre aulas

É normal que os alunos tenham dúvidas pontuais sobre as aulas ou até mesmo sobre o conteúdo. Que tal ter um especialista disponível no canal para sanar essas dúvidas? Desta forma, a interação será muito mais ágil e assertiva e certamente trará mais satisfação para o consumidor.

 

Segunda via de boleto

Para quem realiza o pagamento da aula ou curso via boleto bancário geralmente acaba passando por transtornos por não recebê-los ou não conseguir emitir. 

A emissão da segunda via do documento é muito simples e pode ser feita através de um chatbot. Desta forma, basta o aluno se identificar e receber seu boleto em poucos segundos.

 

Assuntos financeiros 

O aluno já realizou o pagamento mas você ainda não recebeu? Ele precisa renegociar uma dívida? Tudo isso pode ser resolvido através de fluxos automatizados no WhatsApp. Assim, uma demanda que poderia levar semanas ou até mesmo meses, pode ser resolvida em minutos.

 

Diploma ou certificado

Muitas vezes o sistema de emissão de certificado ou diploma online pode ser de difícil acesso para o aluno. Já pensou em enviar uma segunda via do documentos de forma proativa pelo WhatsApp?

Assim que a pessoa concluir o curso em questão, com as integrações corretas, o certificado pode ser disparado automaticamente. 

 

Viu como o relacionamento com os alunos pode se tornar incrível com a estratégia correta no canal? Precisando de ajuda para implementar nosso time de especialistas está aqui para te ajudar.

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