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Começando a utilizar

Os primeiros passos para iniciar sua operação com a Ubots Desk.

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Começando a utilizar

No menu Gerencial, em Usuários, você encontra a listagem de usuários cadastrados na plataforma. No topo da tela você pode utilizar os filtros de busca para encontrar usuários pelo nome, perfil e status.

Através dos botões de ações, é possível editar o cadastro de um usuário, deslogá-lo da plataforma (isto é, encerrar sua sessão) ou desativá-lo, impedindo seu acesso à plataforma.

Para criar um novo usuário é muito simples. Basta clicar em Criar novo usuário, preencher os campos solicitados, definir o perfil do usuário (se administrador, supervisor ou atendente) e marcar as opções de origem de atendimento que ele poderá ter acesso.

É possível criar usuários em três níveis de perfil na Plataforma Ubots com diferentes níveis de autorização.

O perfil administrador tem uma visão completa de todas as funcionalidades da plataforma, podendo gerenciar configurações, construir chatbots de forma autônoma com o Ubots Chatbot Builder e ter acesso a dashboards e relatórios analíticos.

O perfil supervisor está em um nível intermediário de autorização, tendo acesso aos dashboards analíticos, ao módulo de atendimento (Ubots Desk) e à tela de perfil do usuário.

Por último, o perfil atendente possui apenas acesso ao módulo de atendimento (Ubots Desk) e à tela de perfil do usuário.

Os termos origem e canal podem parecer sinônimos, mas na verdade não são. Entendemos como canal os diferentes veículos de comunicação digital: Whatsapp, Facebook Messenger, webchat, SDK para aplicativos Android e iOS, RCS e Skype, por exemplo. Já a origem se refere à utilização destes canais para atendimento com a plataforma, seja via chatbot, atendimento humano ou ambos.

Deixando mais claro: é possível ter mais de uma origem relacionada ao mesmo canal. Por exemplo: três origens (números diferentes) no canal WhatsApp; ou uma origem Webchat no site X e uma origem Webchat no site Y.

Disponibilizamos a integração de chatbot e atendimento humano nos canais:

Whatsapp

Facebook Messenger

Rich Communication Service (RCS)

Webchat 

Chat app (para aplicativos)

Você pode conferir as possibilidades oferecidas por cada canal clicando aqui.

Para realizar a configuração de horário de atendimento, primeiramente vamos no menu Gerencial → Conf. de Atendimentos.

O usuário que deseja realizar essas configurações deverá ter acesso administrativo na plataforma. Em caso de times de cenários com multi contas, deverá ser aberto um chamado para que o suporte realize esta configuração (envie sua solicitação para suporte@ubots.com.br).

Acessando esse menu, temos a aba Configurações de Atendimento. Nessa aba, escolhemos o time que desejamos configurar e clicamos em adicionar horário de atendimento.

Automaticamente serão ativados horários de atendimento padrão, de segunda à sexta. Você tem total liberdade para ativar e modificar esses horários, tanto como excluir alguma faixa de horário ou adicionar.

 

Para que suas configurações de horário possam ser salvas, é necessário configurar uma condição de abertura de atendimento para este time. Essa aba se encontra abaixo dos horários especiais. Nela, clicamos em adicionar condição. Será aberta uma nova aba na qual você deverá escolher uma origem, ou seja, de onde vem o atendimento que você quer encaminhar para o time. Em condição, você selecionará uma habilidade da origem escolhida. Lembre-se: esta habilidade deve ter sido criada previamente no Bot Builder.

Essa habilidade ficará vinculada ao horário de atendimento que você configurou acima, lhe permitindo configurar ações dentro e fora do horário de atendimento quando esta habilidade for acionada.

Sobre as ações, você tem duas opções: abrir atendimento e mostrar habilidade (não necessariamente precisa ser a mesma habilidade) das quais você pode escolher uma ou ambas para serem acionadas, tanto dentro quanto fora do horário de atendimento.

Ao adicionar essa condição, ela ficará disponível para ser editada ou excluída, se desejar, mas lembre-se, você não poderá salvar as configurações dos horários de atendimento sem ter no mínimo uma condição criada para alguma origem.

 

 

 

A configuração de horários especiais ajuda a sua equipe a pré-definir horários especiais de atendimento em ocasiões ou datas comemorativas de forma antecipada. Em Gerencial > Conf. de Atendimento, abaixo das configurações de horário do time escolhido, você encontrará esta configuração.

Para iniciar, clique em Adicionar horário especial. Selecione a data desejada e vamos às configurações de atendimento:

1 – Caso não haja atendimento na data escolhida: apenas desabilite o botão de atendimento e selecione qual mensagem o robô deve informar aos clientes. Lembre-se: esta habilidade deve ser criada previamente no menu de chatbots.
2 – Caso haja atendimento na data escolhida: selecione as faixas de horário de atendimento e qual deve ser o comportamento dentro do horário (se deve abrir atendimento, se deve mostrar uma habilidade). Para mensagens de clientes recebidas fora do horário de atendimento, configure o comportamento da mesma forma. Caso o fluxo de atendimento da sua empresa possua a condição de troca de chatbots, é necessário que a habilidade seja replicada em todos os bots.
Por fim, clique em adicionar e em salvar, no pé da página, para que suas configurações passem a valer.

Lembrando: a configuração de horários especiais sobrepõe o horário normal de atendimento do time.

CONFIGURANDO-HORARIOS-ESPECIAIS

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