Todos os anos as datas comemorativas movimentam bilhões de reais em vendas nos mais variados segmentos do mercado brasileiro. A cada nova data especial, as empresas se preparam, montando estratégias e planejando ações, de modo a alavancarem suas vendas em um curto espaço de tempo. Na era digital, em que cerca de 89% dos internautas realizaram pelo menos uma compra online entre meados de 2016 e 2017, firmar presença em ambientes virtuais é essencial para garantir esse tão desejado aumento nas vendas.

Os chatbots, assistentes virtuais baseados em inteligência artificial, podem ser grandes aliados do marketing sazonal, atuando em campanhas voltadas para datas comemorativas. Por exemplo: com o dia das mães se aproximando, as marcas podem adotar o uso de um chatbot em suas redes sociais, sites ou aplicativos para informar os usuários sobre promoções, descontos, fazer sugestões de presentes baseadas nas características da personalidade de cada mãe e, até mesmo, realizar vendas dentro do ambiente de chat, trazendo mais comodidade para os consumidores.

Além das diferentes funcionalidades que o bot pode exercer, uma de suas grandes vantagens para datas festivas é sua capacidade de personalização. É possível treinar seu chatbot para realizar uma abordagem diferente de acordo com cada festividade e programá-lo para sugerir produtos que tenham tudo a ver com o propósito da data, o quanto o usuário planeja gastar e quem se deseja presentear.

Uma outra possibilidade para o uso de chatbots é a criação de uma estratégia de marketing na qual ao interagir com o bot - respondendo algumas perguntas feitas por ele, por exemplo - o cliente recebe um cupom de desconto para ser utilizado em compras via chatbot no Facebook Messenger, no site ou aplicativo.

As redes sociais (como Facebook, Instagram) e aplicativos de troca de mensagem (Facebook Messenger) são uma grande vitrine para as marcas, visto que concentram a maior parte dos usuários da internet, e têm se consolidado como um forte canal para atendimento ao cliente. Estudos como o realizado pela Bain & Company demonstram que empresas que respondem aos clientes através das mídias sociais podem esperar um aumento na receita por cliente entre 20% e 40%. Estando disponível para atender seus clientes 24h por dia através de um chatbot, essa margem de lucro pode ser ainda maior.

Para que sua estratégia de chatbot seja mais eficaz e traga resultados significativos, é preciso que haja uma integração entre seu bot, os demais canais de atendimento e o sistema de sua empresa, de modo a proporcionar uma experiência completa, personalizada e assertiva aos seus clientes. Inovação e tecnologia aliadas ao desejo de satisfazer seus clientes são a chave para o sucesso da sua marca. Conte com a Ubots para criar um chatbot que seja a cara da sua empresa e encante seus clientes. #DigaOlá!