Dia do consumidor: vá além da promoção

O dia do consumidor, que é comemorado no dia 15 de março, assim como a Black Friday, vem se consolidando no Brasil como uma data importante para o comércio, com um destaque especial para a adesão do ramo varejista. É cada vez mais comum ver nesta data ações das empresas, na sua grande maioria oferecendo descontos ou outras vantagens equivalentes. 

Descontos, frete grátis, compre 1 e leve 2, são todas ações de alto impacto, que convertem com facilidade. Mas e depois? O que faz com que esse cliente seja fiel ao seu negócio?

Nada mais justo do que ter um dia dedicado 100% ao consumidor, uma vez que ele é o grande responsável pelo crescimento – ou não – do seu negócio, mas a reflexão que queremos provocar aqui é o que a sua empresa vem fazendo em prol do consumidor nos outros 364 dias do ano? 

 

Ofereça uma experiência de atendimento incrível para fidelizar o seu cliente

Fazer com que o consumidor perceba o valor da sua empresa através da experiência que a mesma o proporciona é um trabalho contínuo. Não basta um atendimento de qualidade para encantar o cliente, toda a sua comunicação deve ser alinhada e organizada para facilitar a vida dele. Datas comemorativas geralmente resultam em um aumento significativo no volume de vendas, mas como nem tudo é perfeito, com mais vendas também surgem mais reclamações, trocas, devoluções e dúvidas no geral. Esse é o momento perfeito para conquistar o consumidor, mostrando que a sua empresa está preparada para atendê-lo da melhor forma possível. 

O ideal para alcançar o sucesso desejado é ter o apoio de uma boa ferramenta de atendimento. Responda para você mesmo a seguinte pergunta: Quanto trabalho seria otimizado na sua empresa se um Bot respondesse todos os consumidores que questionam sobre o status do pedido? Além de possibilitar que os seus atendentes sejam alocados para tarefas mais complexas, o atendimento do bot é feito de forma ágil, diminuindo o tempo de espera do consumidor e impactando diretamente na satisfação do mesmo. Esse é apenas um exemplo das muitas demandas que o chatbot pode atender exclusivamente, trazendo muito mais praticidade e eficiência para o seu atendimento.

O planejamento e a estruturação da sua área de atendimento deve ser sempre pensada para entregar ao cliente a melhor experiência possível. Aqui nós trouxemos como exemplo uma solução capaz de aumentar a satisfação dos seus clientes, mas a grande questão é entender o seu consumidor e implantar as soluções que façam sentido para ele e para o seu negócio. 

Além de uma data a mais para lucrar o dia do consumidor deve ser encarado como uma data para se repensar a relação da sua empresa com o seu cliente. Quais soluções podem ser implementadas para facilitar a comunicação, o que eu posso fazer para que ele tenha sempre uma experiência incrível? Aliás, aproveite a data para ouvi-lo. Vai oferecer um bom desconto? Faça um pequeno questionário com perguntas-chave. Deixe que o próprio consumidor te diga o que ele espera da sua empresa, e aproveite a oportunidade para oferecer exatamente o que ele procura.

Quer saber mais sobre soluções para melhorar o seu atendimento? Fale com a gente.