Você sabe o que é o RCS?

Talvez você já tenha ouvido o termo RCS. O Rich Communications Service – Serviço de Comunicações Ricas, em tradução livre – é um novo sistema para envio de mensagens. O projeto foi desenvolvido pelo Google e a ideia principal é melhorar a troca de informações entre empresas e pessoas, independente da operadora ou país que esses se encontram.

 

O RCS possibilita a troca mensagens de texto, fotos, vídeos, áudios, documentos, GIFs e também é possível ver se o contato está online ou digitando. Tudo isso sem a necessidade baixar algum aplicativo como WhatsApp, Facebook Messenger ou Telegram. 

 

A grande diferença entre o RCS e o, já conhecido por todos, SMS é que o segundo cobra por mensagens enviadas enquanto o primeiro cobra pela franquia de dados. Outra vantagem é que com o uso do RCS as pessoas podem mandar mensagens umas para as outras independente da operadora de telefone e sem gastar mais por isso, desde que a operadora tenha entrado no sistema.

 

O RCS utiliza o aplicativo de mensagens padrão que vem em todos os aparelhos Android. No caso dos usuários de iPhone (sistema IOS) o iMessage utiliza outro padrão e a Apple ainda não quis entrar no projeto. Caso uma pessoa com iPhone se comunique com outra que esteja usando RCS essa mensagem será enviada como SMS ou MMS.

 

Como o sistema possui a API aberta, é possível realizar integrações. Isso facilita para as empresas que querem utilizar o RCS para se comunicar com seus clientes. Também é possível implantar a tecnologia de chatbots para agilizar as trocas de mensagens.

 

Quer utilizar essa nova tecnologia no seu negócio? Entre em contato conosco para mais informações:

E-mail: contato@ubots.com.br
Telefone: +55 51 3508 – 9315