WhatsApp empresarial: dicas para impulsionar o relacionamento no canal

03/11/2020
WhatsApp empresarial: dicas para impulsionar o relacionamento no canal

Ter um bom relacionamento com os clientes através do WhatsApp se tornou indispensável para a maioria das empresas. O canal traz uma série de vantagens e recursos capazes de garantir uma experiência mais ágil e facilitada entre marca e consumidor. 
Confira em nosso texto 3 dicas para incluir no seu planejamento para 2021 e tornar a experiência do consumidor incrível através do WhatsApp empresarial.

 

Que em 2020 o WhatsApp se consolidou como um dos principais canais de comunicação entre empresas e pessoas, não é mais uma novidade. O app, que já vinha dando alguns passos como alternativa de atendimento digital desde 2018, foi visto pela maioria das empresas como uma importante ferramenta em meio a pandemia causada pelo novo coronavírus.

O sucesso do canal foi tanto que, segundo o Mapa do ecossistema dos bots 2020, promovido pela Mobile Time, o WhatsApp passou a ser o canal de comunicação com o maior número de chatbots ativos, ultrapassando aplicativos como Facebook Messenger e chats da web.

Para que a comunicação no canal seja assertiva e atenda às demandas dos consumidores, é muito importante que ela seja o mais profissional possível. Para isso é importante seguir os passos listados abaixo:

  • Nunca utilizar o perfil pessoal para se comunicar com os clientes;
  • Ter uma conta no WhatsApp Business ou Whatsapp Business API (dependendo do porte da empresa);
  • Não gerar filas de espera para o atendimento.

Se você quiser entender mais sobre o assunto, neste texto você encontra tudo que precisa saber para tornar o atendimento via WhatsApp mais profissional.

 

Como melhorar o relacionamento com o consumidor através do WhatsApp empresarial

Se você ainda não utiliza o WhatsApp empresarial para se comunicar com os seus clientes, está na hora de incluí-lo no planejamento da sua empresa para 2021. Para te ajudar, separamos abaixo algumas dicas para tornar a experiência do seu consumidor incrível.

 

Utilize o WhatsApp para promover a sua marca

Quando falamos em relacionamento digital através do WhatsApp logo pensamos em atendimento pós-venda, certo? Mas a verdade é que o canal pode ser utilizado em diversos momentos de interação entre marca e consumidor. 

Um bom exemplo disso é o momento de promover a sua marca, você pode enviar informações importantes, promoções, vantagens exclusivas. Enfim, o leque de opções é grande, e por conta da proximidade que os usuários têm com o app as chances da sua divulgação ser efetiva é muito grande.

Mas para que isso aconteça é preciso estar atento a um detalhe muito importante: o opt-in do WhatsApp. Qualquer envio ativo feito através do canal deve ter uma autorização do cliente. 

Da mesma forma que o opt-in deve ser disponibilizado, de acordo com a política do WhatsApp Business, um botão de opt-out deve ser viabilizado para que o cliente tenha a opção de parar de receber as notificações a qualquer momento.

Com isso, o WhatsApp Business API tem uma forma de garantir que os usuários terão uma boa experiência de interação através do aplicativo.

Do ponto de vista mercadológico, esta é uma boa forma de garantir que os leads com os quais a marca está se comunicando são qualificados, pois os mesmos já demonstraram interesse em estabelecer uma conversa com a empresa.

Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto, nosso time de especialistas está pronto para te ajudar, basta entrar em contato.

 

Humanização no atendimento através da voz

Mesmo que a comunicação através do WhatsApp empresarial seja extremamente profissional, essa deve seguir sendo o mais humanizada possível. As pessoas esperam por uma comunicação mais ágil, assertiva e simplificada, que de fato resolva as suas solicitações.

É aqui que entra o elemento “voz”, para gerar uma conexão ainda maior entre a marca e o consumidor. O envio de áudio através do WhatsApp já é um recurso amplamente utilizado na interação pessoal para agilizar a comunicação. 

Entre empresas e seus clientes o movimento deve ser o mesmo, mas sempre mantendo o cuidado para seguir sendo profissional. É muito importante estar atento ao tom de voz utilizado, sendo sempre muito claro e facilitando o entendimento do cliente. 

Para empresas com grandes volumes de atendimento, que já contam, ou pretendem contar com o auxílio de uma ferramenta de relacionamento digital, é indispensável que a ferramenta possua a funcionalidade de envio de áudio, para que a comunicação aconteça sempre de forma unificada e fluida.

Para saber mais sobre o assunto confira a nossa solução.

 

Garanta agilidade e assertividade através do uso de chatbots

Se a sua empresa tem um alto volume de atendimento através do canal é bem possível que em algum momento a empresa já tenha gerado uma fila de espera, correto?

Essa é uma das experiências mais negativas que podem ser geradas ao consumidor, pois tudo que eles querem é ter a demanda atendida com agilidade.

Para solucionar este problema, o ideal é contar com a ajuda de um chatbot, para que todos os clientes sejam respondidos imediatamente. Além disso, um bot bem construído pode lidar com até 90% da demanda de atendimento do canal em que atua. 

Em muitos casos não há nem a necessidade de transferir para um atendente humano, tornando o atendimento muito mais ágil e garantindo um nível de satisfação altíssimo para as interações com a marca. 

E para completar as vantagens, com o uso de um chatbot no canal ainda é possível realizar a curadoria dos assuntos mais abordados, e assim descobrir como é possível executar melhorias na comunicação do bot e da marca em geral.

 

Se você ainda tiver qualquer dúvida sobre o assunto, nosso time de especialistas está pronto para te ajudar!

 

Cadastre-se e receba nossas notícias e atualizações.