COMPONENTES PARA CRIAÇÃO DE RESPOSTAS

Na tela de criação de conteúdos do bot, disponibilizamos uma série de componentes para elaboração das respostas e ações do robô. Confira abaixo como utilizar cada componente.

Componente de Texto

Componentes para criação de menus

Componente para solicitação de informações

Componente para avaliação de conteúdo

Componente para transferência de atendimento

No componente de abertura de atendimento, foi acrescentada uma coluna Opções Avançadas. Ao clicar na engrenagem, uma janela irá se abrir onde você irá definir o número de interações com aquela habilidade que acontecerão antes da abertura do atendimento.

Componente para envio de arquivos

Os formatos de arquivos aceitos na plataforma são:

COMPONENTES PARA CRIAÇÃO DE RESPOSTAS

Lembrando que cada canal possui suas restrições de arquivos e os arquivos utilizados neste componente devem estar alinhados ao canal que o Bot atuará. Por exemplo: se o Bot estiver atuando no canal WhatsApp então deverá respeitar os formatos aceitos pelo respectivo canal.

Para mais informações sobre o que o canal de WhatsApp Business Api suporta acesse: https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/api/media

Componente de Condição

Este componente, no qual você pode adicionar nas ações das habilidades, permite adicionar condições para executar determinadas ações. Para criar uma nova condição deve se preencher os campos abaixo:

  • Expressão da condição: pode escolher entre Origem e Metadado.

A Origem seria a Origem do atendimento, por exemplo, whatsapp ou webchat.

Metadado são as informações que são usadas para a comparação.

  • Condição: seria a imposição de comparação para realizar determinada ação.

Exemplo da imagem abaixo como condição “é igual a”, o valor de comparação deverá neste caso ser igual ao valor da informação contida na expressão.

  • Valor de comparação: é onde se coloca os valores a serem comparados.
  • Ação que deve ser feita caso a condição acima seja verdadeira:

Pode selecionar o tipo de ação a se tomar, neste caso, escolher entre mostrar uma habilidade ou implementar via código.

Saiba como configurar sua ação de condição na habilidade, lembrando que não há limites para criação de condições ao adicionar este componente em sua habilidade.

Componente de Integração

Ao utilizar o componente de integração, é necessário que o cadastro da integração já tenha sido realizado na tela no menu Chatbots > Integrações. Após o cadastro, basta incluir a ação de integração à resposta da habilidade. Nesta ação, deve-se selecionar a integração (é possível ter mais de uma) e a requisição.

Deve-se, também, configurar as ações a serem feitas após a requisição, sendo ações para quando há sucesso e para quando há falhas na requisição. Esse componente serve para termos um chatbot mais transacional e que possa buscar respostas em serviços e, assim, ofertar um diálogo personalizado ao cliente.

COMPONENTES PARA CRIAÇÃO DE RESPOSTAS

Componente de Troca de Bot

Como o próprio nome sugere, permite que você desenvolva um fluxo que se ramifique em diferentes bots especialistas de acordo com a necessidade ou perfil dos seus usuários.

Você pode, por exemplo, criar um fluxo que identifique se seu usuário é cliente/associado ou não. Caso ele seja cliente/associado, será direcionado a um bot que solucione dúvidas e realize operações específicas para seu cliente. Caso o bot identifique o usuário como não sendo cliente/associado, ele será direcionado a um bot que trate das principais dúvidas de quem deseja se tornar cliente e, até mesmo, realize o processo de associação do usuário.

No componente de Troca de Bot você selecionará qual o chatbot será acionado e qual será a habilidade que iniciará o fluxo deste bot no momento do direcionamento.

Para incluir este componente, basta adicioná-lo à resposta, selecionar o chatbot que deverá entrar em ação e através de qual conteúdo.

COMPONENTES PARA CRIAÇÃO DE RESPOSTAS

Flag – sem ação

O checkbox “Sem ação” deve ser marcado quando uma habilidade depende de uma implementação via código. Digamos que em determinada parte do fluxo do seu bot seja necessário fazer uma ação que não seja possível de configurar via bot builder (como uma série de perguntas de segurança em sequência aleatória). Para acionar essa ação que está configurada no código do bot você deverá ter a habilidade cadastrada no bot builder com a opção “Sem ação” marcada.

Componente de Quick Reply

Este componente, no qual você pode adicionar nas ações das habilidades, permite adicionar 1 texto e até 4 botões de opções de respostas. Quando seu cliente selecionar uma das opções do Quick Reply, o botão escolhido irá sumir e continuará o fluxo de atendimento, conforme está configurado pela empresa para a continuidade a partir do botão escolhido. Cada botão pode ser configurado para mostrar alguma habilidade já existente, mostrar um link/URL ou a possibilidade de implementar a ação via código. 

Abaixo como configurar este componente em seu fluxo de atendimento, no Menu Ubots Chatbot Builder ao adicionar a ação em sua habilidade:

Após a configuração, treino e publicação este componente irá aparecer para o cliente da seguinte forma no exemplo de canal webchat conforme imagem e vídeos:

COMPONENTES PARA CRIAÇÃO DE RESPOSTAS

COMPONENTES PARA CRIAÇÃO DE RESPOSTAS

Componente de Cards (Cartão)

É um componente que é possível adicionar nas ações das habilidades. Este permite adicionar até 10 cards no mesmo componente da ação e cada card é constituído de título, subtítulo e até 3 botões de respostas. Cada botão pode ser configurado para mostrar alguma habilidade já existente, mostrar um Link/URL ou a possibilidade de implementar a ação via código. 

Saiba como configurar esta ação em sua habilidade:

Após a configuração, treino e publicação ele irá aparecer para seu cliente da seguinte forma no exemplo do canal webchat:

COMPONENTES PARA CRIAÇÃO DE RESPOSTAS

COMPONENTES PARA CRIAÇÃO DE RESPOSTAS

 

Lista de botões

O componente “Lista de botões” permite a criação de menus segmentados por assuntos/seções para WhatsApp. O número máximo de botões neste componente é 10 botões, que podem ser divididos em até 3 seções.

COMPONENTES PARA CRIAÇÃO DE RESPOSTAS

Para utilizar o componente de lista de botões, é preciso introduzir uma mensagem inicial e um título ao botão que abrirá a lista de botões.Lembre-se: este componente é exclusivo para WhatsApp!

Alterar contexto

O componente “Alterar contexto” permite que você adicione ou remova informações do contexto do bot. Podemos entender o contexto como sendo a “memória” do bot que permite a ele utilizar informações relevantes durante as interações e “tomar decisões” com base nelas.Podemos salvar no contexto, por exemplo, informações trazidas no retorno de uma API para utilizá-las em outros pontos do fluxo do bot.Outro uso, seria salvar no contexto uma informação sobre o fluxo que o usuário interagiu e com base nisso condicionar os próximos passos da interação com o bot, simplificando a construção de fluxos.Também é possível remover informações do contexto.

Salvar informações de cliente

Com o componente “Salvar informações de cliente” é possível salvar na tela de atendimentos informações coletadas durante o fluxo de atendimento ou, até mesmo, informações trazidas por meio de consultas a APIs.Por exemplo, se durante o fluxo do bot é utilizado um serviço para buscar dados cadastrais do cliente (como CPF, RG, endereço, etc) é possível criar uma nova habilidade com a ação “Salvar informações de cliente” para salvar esses dados retornados pelo serviço, de modo que o operador que receber este atendimento, terá essas informações em sua tela para facilitar o atendimento.

 

Preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você!