Como criar um chatbot?
Saiba como é possível criar chatbots inteligentes, capazes de simplificar e agilizar a interação com os seus consumidores.
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Não é preciso pesquisar muito para saber que a Inteligência Artificial já é uma realidade cada vez mais presente nas nossas vidas. E além disso, ela tem contribuído para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os negócios.
Utilizar a tecnologia agiliza muitos processos que eram feitos de forma totalmente manual e demandavam bastante tempo.
A IA, ou AI, para quem prefere o termo em inglês, é uma tecnologia que permite que os sistemas possam simular uma inteligência similar à humana. Desta forma, máquinas que se utilizam do recurso podem aprender, pensar e decidir quais caminhos seguir.
Apesar de parecer algo tão moderno e, até mesmo futurístico, esta ciência já é estudada há muitos anos. Foi em meio a segunda guerra mundial que cientistas uniram esforços para criar uma máquina capaz de decifrar os códigos utilizados pelos nazistas. E, em 1956, que Alan Turing desenvolveu o campo de estudo voltado à Inteligência Artificial.
Para criar uma máquina com inteligência semelhante à humana é preciso contemplar os seguintes conceitos:
Obras de ficção científica costumam retratar a IA como algo grandioso, futurístico e, por vezes, distante da nossa realidade. Mas quando observamos bem, podemos ver que a IA já faz parte do nosso cotidiano. Confira alguns exemplos:
Esses são apenas alguns exemplos de como a IA está presente em nossas vidas. Mas a verdade é que existem muitas soluções que utilizam a tecnologia para facilitar o dia a dia das pessoas.
Mas não é só no âmbito pessoal que a IA está presente. Nas organizações a tecnologia já tem um grande destaque. Confira como é possível incluí-la no seu negócio e quais são as vantagens:
Nos dias de hoje, os consumidores estão muito mais conectados e buscam por informações cada vez mais rápidas. Dessa forma, é fundamental que as empresas estejam preparadas para atender esses clientes.
Contar com a ajuda da IA em canais de mensageria, como o WhatsApp, por exemplo, é fundamental para ter clientes mais satisfeitos. Segundo o Panorama da Mobile Time, o WhatsApp é o canal com o maior número de chatbots ativos.
Porém, não basta apenas ter diversos meios de comunicação. Se esses canais não forem bem gerenciados, é bem possível que isso cause um impacto negativo na organização.
A obtenção de uma plataforma multicanal pode impedir que esse problema aconteça. Com essa ferramenta, os chamados de todos os canais aparecem em uma mesma tela, facilitando a compreensão e um maior controle do time de atendimento.
92% dos clientes esperam que as marcas tenham alguma função de autoatendimento no seu site ou aplicativo. Essa pesquisa revela uma mudança dos hábitos de consumo das pessoas, visto que antes a procura por um atendimento presencial era muito mais forte do que em canais digitais.
Caso a sua empresa ainda não possua nenhuma ferramenta de autoatendimento você pode pensar em investir em chatbots.
Os robôs estão cada vez mais inteligentes e já conseguem realizar atendimentos semelhantes aos seres humanos. O Ben, bot da Panvel, desenvolvido pela Ubots, realiza entre 80% e 90% dos atendimentos diários via Facebook Messenger.
Não é novidade que um chatbot consegue realizar mais atendimentos do que um ser humano. Isso ocorre porque o bot atende mais de um cliente ao mesmo tempo, o que uma pessoa não conseguiria.
Por isso, empresas que investem na tecnologia conseguem visualizar uma economia nos custos operacionais ao longo do tempo. O SuperOffice realizou uma pesquisa que mostra que os chatbots podem gerar uma economia de mais de R$ 3 milhões por ano.
Tem alguma dúvida sobre IA? Nosso time de especialistas está pronto para te atender, basta entrar em contato.