fbpx

Como vender pelo Instagram – 5 passos para começar!

O Instagram nasceu com o objetivo de ser uma rede para compartilhamento de fotos. No entanto, o aplicativo evoluiu muito e ganhou novas funcionalidades com o passar do tempo.

Você certamente já se deparou com muitas campanhas ou estratégias de marketing através do Instagram. E mesmo que você não saiba, boa parte das publicações feitas por empresas possuem intenções comerciais. 

Saber como vender pelo Instagram é fundamental para marcas que possuem um público ativo na rede social. Se a sua empresa ainda não utiliza o canal para potencializar as vendas, nesse conteúdo vamos te dar dicas práticas para começar já!

Vamos lá?! 🙂 

Aqui você vai encontrar:

 

Quando você quer dar uma espairecida ao longo do dia, ficar por dentro das novidades ou ver o que os amigos estão fazendo, o que você faz? É bem provável que você abra o Instagram.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, esse é o comportamento de 92% dos brasileiros, que afirmam abrir o aplicativo ao menos uma vez por dia. E destes, 53% afirmam visitar a rede social diversas vezes por dia.

O Instagram já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, e quando falamos de um público mais jovem, 44% afirma que o Instagram é a sua rede social favorita. O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de países com maior número de usuários no app. 

Mas de todos, talvez esse seja o número mais impactante: 55% dos consumidores já utilizaram o Instagram para conversar com uma empresa.

Ou seja, se a sua empresa ainda não tem uma boa estratégia de vendas para o canal, esse é o momento de começar.

 

Entendendo o novo consumidor

 

Há algum tempo as coisas eram completamente segmentadas. As relações pessoais e comerciais não aconteciam no mesmo canal, e cada questão tinha seu tempo e local para ser resolvido. No entanto, esse comportamento mudou. 

As pessoas querem resolver tudo que precisam no menor tempo possível. E tudo isso, de preferência através de seus canais preferidos.

Se antes as pessoas:

  • Utilizavam as redes sociais para conversar com amigos;
  • Iam necessariamente a lojas para fazer compras e;
  • Passavam horas no telefone para resolver suas demandas com as empresas.

Hoje elas querem resolver tudo em um lugar só. E canais como o WhatsApp e o Instagram estão aí para provar que isso é possível. 

Quanto mais simples for a jornada de consumo de um cliente, maior será a satisfação dele.

➡️ Imagine a seguinte situação:

Uma marca de roupa que começou a utilizar o Instagram como uma espécie de vitrine virtual. Você entra no perfil e se interessa, mas precisa ir até o site para comprar. No meio do caminho surge uma dúvida, que precisa ser tirada via e-mail. A entrega do produto atrasa e você precisa telefonar, pois do direct do Instagram ninguém responde.

Essa não é uma boa experiência, certo? Tudo teria sido muito mais simples se a experiência fosse centralizada no canal, que foi onde você conheceu a marca.

É por isso que, vender pelo Instagram não é tão simples quanto parece. É preciso conhecer profundamente:

  1. O canal;
  2. O seu público;
  3. A jornada de compra deles.

Para começar, vamos entender como o aplicativo funciona e como evoluiu com o passar dos anos.

 

A evolução do Instagram

como-vender-pelo-instagram-gif-evolução

O Instagram foi um sucesso absoluto desde o seu lançamento em 2010. Desenvolvido por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, o aplicativo alcançou 1 milhão de usuários no mesmo ano do lançamento. 

Disponível inicialmente somente na versão IOS, em 2012 o Instagram foi disponibilizado para dispositivos Android. Outro marco importante do ano foi a venda para o até então, Facebook, por 1 bilhão de dólares

Após a aquisição, o aplicativo de compartilhamento de fotos cresceu cada vez mais e ganhou novos recursos para atender as necessidades do público.

Se antes as pessoas acessavam o app apenas para compartilhar fotos e verificar publicações de amigos, hoje as pessoas utilizam para se atualizar das notícias, se relacionar com marcas e conhecer novos produtos e serviços.

Alguns dos recursos mais importantes que marcaram esses mudanças foram:

  • Stories;
  • Reels;
  • Vídeos ao vivo;
  • Instagram Shop.

Esses são alguns dos recursos que mais auxiliam as marcas na missão de aumentar as vendas. A seguir vamos ensinar como começar a vender pelo Instagram.

 

5 dicas para vender pelo Instagram

Conta comercial

O primeiro passo para começar a vender no Instagram é ter uma conta comercial. A melhor parte é que não importa o tamanho da sua empresa, a ferramenta é totalmente gratuita. 

Para transformar o seu perfil em uma perfil profissional é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o seu Perfil;
  2. Toque em Menu;
  3. Selecione Configurações;
  4. Após vá em Conta;
  5. Selecione a opção Mudar para conta profissional;
  6. Toque em continuar;
  7. Selecione a opção Empresa;
  8. No final, selecione a categoria na qual a sua marca se encaixa.

Pronto! Agora você terá uma conta comercial, com acesso a dados e métricas importantes para o negócio.

No entanto, para começar a vender pelo aplicativo existe mais uma etapa: a configuração da funcionalidade Instagram Shop.

Para habilitar a funcionalidade existem duas formas. A primeira é vincular um e-commerce para que o catálogo fique disponível também no Instagram. Caso você não tenha um site, é possível configurar através do gerenciador de negócios da Meta.

Para configurar a funcionalidade você precisa: 

  • Ir em Adicionar Loja;
  • Clicar em Começar;
  • Clicar em Conectar conta do Facebook;
  • Selecionar o catálogo de produtos que você criou no gerenciador;
  • Clicar em avançar;
  • Inserir um link do seu site ou página do Facebook;
  • Clicar em Enviar para a análise.

Na sequência sua loja será analisada pela equipe do Instagram e a liberação pode levar alguns dias.

como-vender-pelo-instagram

Com essa funcionalidade ativada, você terá acesso a diversas vantagens, confira as principais!

 

Ter destaque no pesquisar

Quando as pessoas procuram por novas publicações através da funcionalidade Pesquisar, com o Instagram Shop habilitado sua loja pode aparecer ali. Desta forma, você tem a possibilidade de conquistar novos clientes.

 

Utilizar a tag de venda nos stories

O Instagram Stories é uma ferramenta muito importante para quem quer estreitar o relacionamento com o público. Mas com a loja ativada, você pode adicionar a tag de venda também nos stories. Assim, quando você fala de um produto, pode direcionar quem está assistindo direto para a página dele no seu Instagram Shop.

 

Lembrete para lançamentos

Vai lançar um produto novo? Configure lembretes para que os consumidores sejam avisados assim que o lançamento for realizado.

 

Integração entre marketing e vendas

 

Configurar o seu perfil profissional e sua loja são passos essenciais, mas não são o suficiente. É preciso contar com um bom planejamento estratégico.

Como em qualquer outro canal é preciso:

  • Conhecer bem o público que está ali: Quem consome o conteúdo da sua marca no Instagram? São as mesmas pessoas que estão em outros canais?
  • Saber como essas pessoas se comportam no canal: Como elas consomem esse conteúdo? Que passos seguem?

Esses são os principais pontos de partida para a sua estratégia de vendas no Instagram. Se você tem familiaridade com vendas, deve conhecer bem o conceito de funil aplicado ao assunto, certo? 

No Instagram não deve ser diferente. Todas as etapas do funil devem ser trabalhadas, empregando total integração entre as ações de marketing e vendas.

Para isso, serão utilizadas as ferramentas do Instagram que mais se adequam a cada etapa. Confira!

  1. Atrair: Reels e postagens em destaque ajudam muito as pessoas a conhecerem a sua marca, pois são recomendados a partir da funcionalidade explorar.
  2. Reter: Para conquistar esse público que chegou é preciso criar proximidade e autoridade. Os stories são uma excelente ferramenta para esta etapa.
  3. Converter: O consumidor já conhece a sua marca e confia nela, quando precisar do produto que você vende, certamente será a primeira opção. Relembre o primeiro tópico, tenha tudo preparado para que ele possa comprar diretamente pelo Instagram.
  4. Encantar: O cliente precisou de alguma ajuda na hora da compra ou nos pós vendas? Nada de enviar ele para um outro canal. Resolva tudo através do Instagram, com muita agilidade.

Não sabe como manter o relacionamento com o cliente através da própria rede social? No próximo tópico nós mostramos como.

 

Automatizar e escalar

 

Manter uma estrutura organizada de relacionamento com os clientes através do Instagram pode parecer muito complicado. Afinal de contas, existem diversas possibilidades de interação entre marca e consumidor:

  • Pessoas que querem tirar dúvidas antes de comprar;
  • Consumidores que precisam de ajuda na hora de comprar;
  • Clientes que precisam de suporte;
  • Pessoas que querem saber mais informações sobre o seu pedido.

Pode parecer muito difícil de organizar e centralizar tudo isso, o que acaba fazendo as empresas levarem os consumidores para outros canais nessa etapa de relacionamento. 

Mas a verdade é que isso pode prejudicar muito a experiência do cliente, que só queria resolver tudo através do seu canal preferido.

Para solucionar essa situação você pode contar com a ajuda da automatização. 

📷 Leia também: Chatbot para Instagram – é possível?

Um chatbot no Instagram pode resolver boa parte das demandas que citamos acima. 

  • Eles podem tirar dúvidas sobre produtos;
  • Atualizar consumidores sobre status do pedido;
  • Ajudá-los durante a compra.

Com isso, o relacionamento ganha muito mais agilidade, e o seu time de atendimento fica disponível para tarefas mais complexas.

Além de garantir uma jornada de compra muito mais eficiente para os seus consumidores, isso também ajuda a fidelizá-los, aumentando a recorrência das vendas.

E as vantagens não param por aí. Confira os outros benefícios que um software de relacionamento digital pode trazer!

 

Gestão de relacionamento

Ok, você automatizou boa parte das conversas, mas e agora, como você irá gerenciar tudo isso? Com a solução da Ubots, você pode realizar todas as interações através da nossa plataforma. 

Dessa forma, todas as conversas ficam centralizadas lá, sejam elas realizadas por bots ou humanos. Você pode extrair dados quando quiser e com isso potencializar ainda mais sua estratégia de vendas. 

Conheça a solução clicando aqui.

 

Comércio conversacional

Anteriormente, nós falamos que os chatbots podem ajudar os consumidores durante o processo de compra. Essa estratégia se chama comércio conversacional, ou chat commerce, e consiste em realizar a venda através de uma conversa.

Assim, a experiência de compra se torna muito mais fácil, divertida e humanizada. 

📷 Leia também: Comércio conversacional – como será o futuro das vendas

 

E aí, o que achou do conteúdo? Está preparado para começar a vender pelo Instagram? Lembre-se sempre, o mais importante é prezar pela experiência do consumidor. Entendendo eles profundamente, você saberá quais serão as melhores estratégias a serem colocadas em prática.

 

E não esqueça! Comece a planejar as suas vendas para a Black Friday, se certifique de que tudo estará pronto até lá para garantir a chegada de diversos novos clientes.

 

Precisando de ajuda para colocar tudo em prática? Nossos especialistas estão aqui para te ajudar.

Deixe um comentário

Preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você!