fbpx

Fonte: Newsletter Coonecta

RCS: Tudo que você precisa saber!

RCS: Tudo que você precisa saber!

RCS: Tudo que você precisa saber!

RCS: Tudo que você precisa saber!

Quer compartilhar o conteúdo?

Compartilhar
Compartilhar

Quer saber o que é RCS e como pode impulsionar o relacionamento digital com os seus clientes? Confira tudo o que você precisa saber sobre o canal!

 

O RCS chegou para revolucionar o mercado de mensageria no Brasil. Através do canal as empresas podem estreitar o relacionamento com os seus consumidores e alcançar ótimos resultados em suas campanhas de marketing e comunicação.

Se você quiser saber como o RCS pode impulsionar o relacionamento da sua empresa, nosso time de especialistas pode te ajudar a entender. Agora se  você quer saber tudo sobre esta novidade, confira no texto!

Nele você irá ver:

  • O que é RCS
  • Como funciona
  • Qual a diferença entre RCS e SMS
  • Melhores práticas de uso
  • RCS e segurança do usuário
  • RCS e vendas: dicas para impulsionar o seu negócio

 

RCS: O que é?

Talvez você já tenha ouvido o termo RCS. O Rich Communications Service – Serviço de Comunicações Ricas, em tradução livre – é um novo sistema para envio de mensagens. O projeto foi desenvolvido pelo Google e a ideia principal é melhorar a troca de informações entre empresas e pessoas, independente da operadora ou país que esses se encontram. 

O RCS possibilita a troca mensagens de texto, fotos, vídeos, áudios, documentos, GIFs e também é possível ver se o contato está online ou digitando. Tudo isso sem a necessidade baixar algum aplicativo como WhatsApp, Facebook Messenger ou Telegram. 

Quais são os recursos do RCS?

  • Enviar mensagens com mais de 160 caracteres;
  • Enviar mensagens de áudio e vídeo;
  • Enviar arquivos, imagens entre outras mídias como gifs;
  • Criar grupos de conversas;
  • Ver quando o outro usuário está digitando.

Ainda tem alguma dúvida sobre o RCS ser uma evolução do SMS? Confira as principais diferenças: 

Qual a diferença entre RCS e SMS?

 

RCS

 

A principal diferença entre os dois canais é que a cobrança do SMS é feita a cada mensagem enviada, enquanto o RCS cobra por sessão. Contudo, ainda falta uma padronização mais clara do modelo e também dos preços. 

Através do uso do RCS, também é  possível incluir cards em carrossel, possibilitando um maior envio de informações em uma única mensagem. Para usuários que não possuem o RCS, essas informações serão enviadas por SMS e/ou MMS, dependendo do formato do conteúdo.

Outra diferença entre os dois canais é que as mensagens enviadas de empresas para consumidores através do RCS são enviadas com o nome cadastrado, e não com o número telefônico.

A ferramenta ainda pode ser integrada com outras funcionalidades, como mapas e agendas.

 

Tem alguma dúvida ainda sobre qual é melhor para a sua estratégia de comunicação? Confira:

Funcionalidades RCS

 

Como o RCS funciona? 

O RCS utiliza o aplicativo de mensagens padrão que vem em todos os aparelhos Android. No caso dos usuários de iPhone (sistema IOS) o iMessage utiliza outro padrão e a Apple ainda não quis entrar no projeto. Caso uma pessoa com iPhone se comunique com outra que esteja usando RCS essa mensagem será enviada como SMS ou MMS. Outra diferença entre os dois é que o RCS permite a personalização da interface, com marca, logo e cores da empresa. 

Como o sistema possui a API aberta, é possível realizar integrações. Isso facilita para as empresas que querem utilizar o RCS para se comunicar com seus clientes. Também é possível implantar a tecnologia de chatbots para agilizar as trocas de mensagens.

A primeira operadora a implementar a solução no país foi a Oi. No final de 2018 ela informou os usuários sobre a atualização do sistema e o primeiro trimestre desse ano foi para a implementação. Alguns meses depois, Vivo e Claro também anunciaram que estavam aderindo ao serviço.

As principais características do RCS:

  • Possibilita a troca mensagens de texto, fotos, vídeos, áudios, documentos e GIFs.
  • É possível ver se o contato está online ou digitando.
  • Não tem a  necessidade de baixar algum aplicativo como WhatsApp ou Telegram.

 

RCS

 

O envio de mensagens é feito independente da operadora de telefone, desde que esta já tenha entrado no sistema (disponível atualmente para clientes das operadoras Claro, Oi e Vivo. A operadora TIM ainda não está conectada à plataforma, portanto seus clientes podem receber as mensagens por meio da solução Google Guest Cloud).

 

Como os usuários fazem para utilizar o RCS?

Para utilizar o RCS como aplicativo padrão de troca de mensagens basta seguir as instruções abaixo:

1 – No App Store busque por Android Mensagens:

rcs o que é 2

2 – Conclua a instalação do aplicativo:

rcs o que é 3

3 – Defina o aplicativo como o seu padrão de envio de SMS.

rcs o que é 1

 

Os primeiros passos do RCS no Brasil

Devido às novas necessidades de comunicação, ocasionadas pela pandemia, muitas organizações têm buscado por novas alternativas na forma de se comunicar.

 Na última semana foram realizadas as primeiras campanhas em RCS com disparos simultâneos para as quatro grandes operadoras do Brasil. Os primeiros clientes a experimentarem o canal de mensageria móvel para se comunicar com usuários de Claro, Oi, TIM e Vivo são os governos estaduais de Alagoas e da Bahia. Ambos utilizaram o canal para enviar informações para a população sobre as atualizações do covid-19 em suas respectivas regiões.

 

Quais são as melhores práticas para a utilização do RCS?

 O MEF (Mobile Ecosystem Forum) divulgou uma série de diretrizes de implementação para apoiar o lançamento eficaz dos serviços de mensageria do RCS.

Confira clicando aqui.

 O RCS Business Messaging baseia-se em fortes fundamentos: o sucesso dos serviços de SMS A2P e o suporte de grandes players da indústria, incluindo operadoras móveis, o Google e o ecossistema Android, assim como fabricantes de aparelhos e provedores de soluções e de mensageria.

 Serviços concorrentes do RCS, incluindo plataformas OTT como o Apple Business Chat, WeChat e WhatsApp, dependem de stakeholders únicos que definem as abordagens comerciais. O RCS, enquanto padrão aberto, é menor rígido e possui mais opções.

Enquanto o RCS se beneficiará da criatividade e diferenciação que os padrões abertos desenvolvidos por múltiplos stakeholders oferecem, a falta de alinhamento em algumas opções fundamentais pode limitar seriamente a sua escalabilidade e efetividade. 

RCS

 As diretrizes promovidas pelo MEF têm como objetivo proporcionar um framework de opções técnicas e comerciais para a implantação do RCS Business Messaging e agilizar os processos para um lançamento bem sucedido do RCS. Eles proporcionam as melhores práticas geradas a partir de experiências com os membros da MEF que representam o que representam toda a cadeia de valor das empresas para os facilitadores e provedores de serviços na indústria de mensagens.

 O MEF acredita que proporcionar orientação e simplificação tornará o lançamento de interações A2P e P2A via RCS mais rápido e eficiente.

 

Como fica a segurança de dados no RCS?

Em novembro do último ano, o Google anunciou que as mensagens trocadas via RCS serão criptografadas de ponta-a-ponta. Com isso a segurança é reforçada , e o RCS passa a ser mais seguro do que o SMS.

 

RCS e vendas: como o canal pode impulsionar o seu negócio

 Você já se comunica com os seus clientes ou leads através de SMS? O canal ainda é bastante utilizado no Brasil para o envio de lembretes, promoções, cobranças entre outras coisas. No entanto, ele permite apenas o envio de textos, sem a opção de recursos multimídia.

 Com o RCS, você pode impulsionar a relação com os consumidores, confira alguns exemplos:

  • Envie conteúdos promocionais com imagens ou vídeos do produtos. Desta forma você pode aumentar o engajamento e a taxa de conversão no canal.
  • Que tal incrementar o envio de informações importantes com mídias como gifs, por exemplo? Desta forma você chama mais atenção do público do que apenas com o envio de mensagem de texto.
  • Um dos usos mais comuns deste tipo de canal ainda é para a realização de cobranças. Com o uso do RCS você pode aumentar a taxa de sucesso da estratégia enviando uma segunda via do boleto anexado a mensagem.

 

Em qual etapa do funil de vendas o RCS pode ajudar?

São muitas as funções que o RCS pode assumir dentro de um funil de vendas. Digamos que você lançou um campanha para conversão de leads e conseguiu captar o número de telefone destas pessoas, à partir daí você pode utilizar o canal para impulsionar as suas ações nas etapas de interesse e consideração.

Além dessas duas etapas, o RCS pode ser um importante aliado no pós-vendas e no momento de consolidar o relacionamento com o consumidor. Confira algumas dicas:

RCS funil de vendas

Interesse:

Que tal trocar as campanhas de e-mail com baixas taxas de abertura, cliques e engajamento por um campanha de RCS? Como o canal permite o envio de documentos, vídeos e imagens, você pode fazer o envio de conteúdos que irão despertar o interesse do lead no seu negócio.

Consideração:

O lead já percebeu que tem um problema e que você pode ajudá-lo com a questão.  Agora é o momento de conversar com o consumidor sobre o seu produto ou serviço. Você pode tranquilamente seguir esta etapa através do RCS, até mesmo de forma automatizada. O canal permite a criação de um fluxo interativo, que você pode configurar de acordo com o seu negócio e com as necessidades dos seus clientes.

Pós-vendas e consolidação de relacionamento:

O lead converteu e virou um cliente, isso significa que a sua campanha foi um sucesso. No entanto, para que a estratégia como um todo tenha êxito é preciso encantar e fidelizar os clientes, para que a sua receita seja recorrente.

Que tal programar campanhas constantes de relacionamento com os seus clientes? Mostre que está interessado em saber sobre a experiência dele com a compra e também com o produto, com uma comunicação totalmente personalizada. 

 

Quais métricas analisar?

Diferente do SMS, com o RCS você tem acesso a métricas como:

  • Taxa de leitura
  • Taxa de cliques

Estas duas métricas dão uma profundidade maior à análise das suas ações. Desta forma você terá um número exato de pessoas que estão engajadas com a sua campanha, garantindo mais inteligência a sua estratégia.

 

Quer utilizar essa nova tecnologia no seu negócio? Fale com o nosso time de especialistas!

Ou preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você!