Lidar com um alto volume de atendimento e manter um nível de satisfação dos clientes elevado é um desafio para muitas empresas. 91% das companhias que possuem os maiores níveis de satisfação em CX utilizam soluções baseadas em IA.
Saiba como o atendimento automatizado pode ajudar o seu negócio a superar esse desafio e ainda diminuir os custos operacionais.
Atender todos os clientes com excelência, sem causar filas e resolver todos os problemas no primeiro contato. Esse é o desejo de grande parte das empresas e a expectativa de todos os clientes.
Mas, alcançar essa expectativa pode não parecer difícil para pequenas e médias empresas. Porém quando analisamos empresas gigantes o cenário é outro. Algumas empresas chegam a ter milhares de atendimentos por dia, e para elas atender todo o fluxo de forma manual se torna praticamente impossível.
Confira todas as vantagens de contar com um atendimento automatizado de qualidade no seu negócio:
Atendimento automatizado – chatbots
O chatbot é a melhor forma de automatizar o seu atendimento. Um bot bem construído é capaz de lidar com até 90% das demandas de atendimento sozinho. Quer entender melhor como funciona? Confira o Case da Panvel, por lá nós contamos como o Ben resolve a maior parte das demandas do Facebook messenger da rede de farmácias.
Segundo um estudo da Business Insider, 45% dos consumidores não se importam se estão interagindo com um atendente humano ou um chatbot. O que importa para eles é que a sua demanda seja resolvida com agilidade.
Essa é justamente a premissa do atendimento realizado através de um chatbot. Ele visa dar ao cliente uma resposta imediata e sempre tentando resolver a demanda no primeiro contato. Caso o bot não consiga finalizar o atendimento, é muito importante que o mesmo tenha um transbordo ágil para o atendente humano. Este, por sua vez, já deve possuir todo o histórico de atendimento para resolvê-lo o mais rápido possível.
Dentre as principais vantagens estão:
Disponibilidade total de atendimento: esteja onde o seu cliente está, 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Clientes encantados com o seu atendimento: Acabe com as filas de espera e resolva as suas demandas em poucos contatos para garantir mais satisfação.
Redução de custos operacionais: Deixe seu bot realizando as demandas repetitivas e use sua equipe de atendentes para atividades mais complexas.
Obtenha relatórios e insights: Garanta mais inteligência para o seu negócio através de relatórios completos sobre as interações.
Quer conhecer melhor a solução? Clique aqui para conferir.
Como o atendimento automatizado garante a redução de custos?
Quando um bot consegue finalizar um atendimento sem interferência de um atendente, ele está reduzindo o custo daquela interação.
De acordo com o funil do Digital First (se você ainda não conhece a estratégia faça o download do nosso e-book), o atendimento automatizado fica no topo, pois é uma das formas de atendimento com menor custo.
Um exemplo prático disso é a chatbot Mari, desenvolvida para o Agibank. Cada atendimento que a Mari faz do início ao fim gera um economia de R$8,00. Quer saber melhor como funciona? Confira o case.
O chatbot substitui o atendente humano? A resposta é muito simples: não.
Na verdade, utilizar um chatbot permite que você aloque os seus agentes humanos para demandas mais complexas. Desta forma, tornando a sua equipe de atendentes muito mais estratégica.
Mais vantagens em automatizar seu atendimento:
Canais de atendimento
Outra vantagem de automatizar o atendimento é que você pode escolher em quais canais deseja disponibilizar o bot. Você pode optar por utilizar em um canal de atendimento ou disponibilizar o chatbot em diversos canais. Esta escolha vai depender da sua estratégia.
Análise de métricas
Hoje você consegue mensurar de forma simples todos os dados dos seus atendimentos? Com o atendimento automatizado você consegue obter dados como:
- Taxa de atendimentos do bot;
- Taxa de satisfação dos seus clientes;
- Taxa de finalização de atendimentos pelo bot.
Com base nessas informações você pode construir uma área de atendimento mais estratégica e assertiva, garantindo resultados excelentes.
Quer entender melhor como o atendimento automatizado pode transformar o seu atendimento? Fale com um de nossos especialistas.