Atendimento automatizado: tudo o que você precisa saber

04/08/2020
Atendimento automatizado: tudo o que você precisa saber

Lidar com um alto volume de atendimento e manter um nível de satisfação dos clientes elevado é um desafio para muitas empresas. 91% das companhias que possuem os maiores níveis de satisfação em CX utilizam soluções baseadas em IA.

Saiba como o atendimento automatizado pode ajudar o seu negócio a superar esse desafio e ainda diminuir os custos operacionais.

 

Atender todos os clientes com excelência, sem causar filas e resolver todos os problemas no primeiro contato. Esse é o desejo de grande parte das empresas e a expectativa de todos os clientes. 

Mas, alcançar essa expectativa pode não parecer difícil para pequenas e médias empresas. Porém quando analisamos  empresas gigantes o cenário é outro. Algumas empresas chegam a ter milhares de atendimentos por dia, e para elas atender todo o fluxo de forma manual se torna praticamente impossível.

Confira todas as vantagens de contar com um atendimento automatizado de qualidade no seu negócio:

 

Atendimento automatizado – chatbots

O chatbot é a melhor forma de automatizar o seu atendimento. Um bot bem construído é capaz de lidar com até 90% das demandas de atendimento sozinho. Quer entender melhor como funciona? Confira o Case da Panvel, por lá nós contamos como o Ben resolve a maior parte das demandas do Facebook messenger da rede de farmácias.

Segundo um estudo da Business Insider, 45% dos consumidores não se importam se estão interagindo com um atendente humano ou um chatbot. O que importa para eles é que a sua demanda seja resolvida com agilidade.

Essa é justamente a premissa do atendimento realizado através de um chatbot. Ele visa dar ao cliente uma resposta imediata e sempre tentando resolver a demanda no primeiro contato. Caso o bot não consiga finalizar o atendimento, é muito importante que o mesmo tenha um transbordo ágil para o atendente humano. Este, por sua vez, já deve possuir todo o histórico de atendimento para resolvê-lo o mais rápido possível.

Dentre as principais vantagens estão:

 

Disponibilidade total de atendimento: esteja onde o seu cliente está, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Clientes encantados com o seu atendimento: Acabe com as filas de espera e resolva as suas demandas em poucos contatos para garantir mais satisfação.

Redução de custos operacionais: Deixe seu bot realizando as demandas repetitivas e use sua equipe de atendentes para atividades mais complexas.

Obtenha relatórios e insights: Garanta mais inteligência para o seu negócio através de relatórios completos sobre as interações.

 

Quer conhecer melhor a solução? Clique aqui para conferir.

Como o atendimento automatizado garante a redução de custos?

Quando um bot consegue finalizar um atendimento sem interferência de um atendente, ele está reduzindo o custo daquela interação. 

De acordo com o funil do Digital First (se você ainda não conhece a estratégia faça o download do nosso e-book), o atendimento automatizado fica no topo, pois é uma das formas de atendimento com menor custo.

Um exemplo prático disso é a chatbot Mari, desenvolvida para o Agibank. Cada atendimento que a Mari faz do início ao fim gera um economia de R$8,00. Quer saber melhor como funciona? Confira o case

O chatbot substitui o atendente humano? A resposta é muito simples: não. 

Na verdade, utilizar um chatbot permite que você aloque os seus agentes humanos para demandas mais complexas. Desta forma, tornando a sua equipe de atendentes muito mais estratégica.

Mais vantagens em automatizar seu atendimento:

Canais de atendimento

Outra vantagem de automatizar o atendimento é que você pode escolher em quais canais deseja disponibilizar o bot. Você pode optar por utilizar em um canal de atendimento ou disponibilizar o chatbot em diversos canais. Esta escolha vai depender da sua estratégia. 

 

Análise de métricas

Hoje você consegue mensurar de forma simples todos os dados dos seus atendimentos? Com o atendimento automatizado você consegue obter dados como:

  • Taxa de atendimentos do bot;
  • Taxa de satisfação dos seus clientes;
  • Taxa de finalização de atendimentos pelo bot.

Com base nessas informações você pode construir uma área de atendimento mais estratégica e assertiva, garantindo resultados excelentes.

 

Quer entender melhor como o atendimento automatizado pode transformar o seu atendimento? Fale com um de nossos especialistas.

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