Atendimento digital para bancos: utilize as melhores ferramentas

07/10/2020
Atendimento digital para bancos: utilize as melhores ferramentas
As instituições financeiras, que por muitos anos foram vistas como organizações tradicionais, passaram há alguns anos por diversas transformações em prol da experiência dos seus clientes. Foi aí que o atendimento digital para bancos ganhou destaque no segmento, e para te ajudar a entregar uma experiência incrível, separamos 3 dicas imperdíveis.

 

Com o passar do tempo, os hábitos de consumo foram se transformando, e as pessoas passaram a buscar por soluções que facilitem o seu dia a dia sem excesso de burocracia. A partir daí, as instituições financeiras tradicionais foram perdendo cada vez mais espaço no mercado, cedendo o lugar para empresas totalmente inovadoras, nascidas em meio a transformação digital.

Enquanto os grandes bancos apresentavam como diferenciais taxas de juros mais baixas do que a concorrente, as fintechs surgiram como uma premissa totalmente diferente: a necessidade do consumidor no centro de qualquer decisão, e acima de tudo a preocupação com a experiência gerada para os clientes.

A partir daí, até mesmo as instituições mais tradicionais passaram a buscar por novas soluções e tecnologias que pudessem melhorar a experiência dos clientes. Para alcançar essa satisfação, e até mesmo encantá-los, todos os pontos de interação devem ser pensados para atender às necessidades do cliente, principalmente o atendimento. 

O atendimento digital para bancos é essencial, seja para as instituições mais tradicionais ou para as mais inovadoras, esta é a única forma de seguir sendo relevante para os clientes. Se você não sabe por onde começar, abaixo separamos 3 dicas imperdíveis para criar uma estratégia de sucesso para o seu atendimento digital. Confira:

 

Chatbots

Independente do tamanho da instituição, em alguns momentos do ano, o volume de atendimento tem um crescimento significativo. Neste mês (10/2020), tivemos o lançamento do Pix, que acabou gerando filas de atendimento em diversos bancos. 

Por mais que a resposta seja padrão, depender de toda uma equipe de atendentes (seja através do atendimento digital ou telefônico) apenas para tirar uma dúvida, além de causar filas de espera, acabam custando muito caro.

Este é apenas um exemplo de uma situação que pode ser facilmente resolvida através do atendimento automatizado.

De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, o setor com maior crescimento na criação de chatbots em 2020 foi o financeiro, somando 25% dos esforços de desenvolvimento da tecnologia. Isso se deve a busca das instituições financeiras por soluções que gerem ótimas experiências de atendimento aos seus clientes, reduzindo a burocracia nos atendimentos e aumentando a satisfação deles com o banco.

Hoje ajudamos empresas como o Agibank a tornar a relação com os seus clientes incrível, e ainda garantindo uma redução de custos significativa para a operação.

 

Se o seu banco ainda não conta com a ajuda desta tecnologia, está na hora de começar! Confira a nossa solução e saiba como podemos te ajudar.

 

WhatsApp

O WhatsApp hoje está presente em 99% dos smartphones brasileiros, tornando-o o app de mensageria preferido no país. Além disso, cerca de 95% utilizam o app todos os dias. Se os seus clientes já utilizam esse canal de comunicação, por que não aproveitá-lo também para aproximá-los da sua empresa?

O app possui hoje soluções para pequenas, médias e grandes empresas, através da plataforma WhatsApp Business e Business API. Essas versões têm o objetivo justamente de ajudar empresas a prestar um atendimento mais profissional e de qualidade para seus clientes, disponibilizando recursos como quick reply e até mesmo o atendimento automatizado, agilizando assim o processo de assistência.

Por conta da praticidade que o canal oferece às comunicações, muitas pessoas preferem se comunicar com as marcas através dele. Para instituições financeiras, contar com a ajuda do app para realizar um atendimento digital de qualidade, pode ser um grande diferencial, uma vez que o WhatsApp pode tirar todo o tom burocrático que o atendimento bancário pode passar. 

Além de todo o atendimento e suporte através do canal, você sabia que é possível realizar até mesmo a abertura de contas pelo WhatsApp? Para saber mais, basta entrar em contato com o nosso time de especialistas.

 

A estratégia do Digital First

O primeiro passo para oferecer um atendimento digital excelente é contar com uma boa estratégia. Para que o consumidor tenha uma experiência incrível é preciso olhar para detalhes como:

  • Canais de atendimento conectados;
  • Gerenciamento de atendimento centralizado;
  • Jornada de atendimento guiada.

Todos os pontos citados acima são contemplados na estratégia do Digital First, com um diferencial muito importante: a redução dos custos operacionais.

A premissa da estratégia é guiar a jornada de atendimento do consumidor de acordo com a criticidade da sua demanda, direcionando-o dos canais mais simples para os mais complexos, conforme podemos conferir no esquema abaixo:

 

Para saber mais sobre a estratégia basta fazer o download gratuito do nosso e-book.

 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você, e que ajude a sua instituição a alcançar um novo nível em atendimento digital, tornando a experiência do seu cliente incrível.

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