fbpx

Fonte: Newsletter Coonecta

Como fidelizar clientes através do relacionamento digital

Como fidelizar clientes através do relacionamento digital

Como fidelizar clientes através do relacionamento digital

Como fidelizar clientes através do relacionamento digital

Quer compartilhar o conteúdo?

Compartilhar
Compartilhar

Ter clientes fiéis é o desejo de todas as marcas. Manter uma receita previsível com a recorrência dos consumidores que já foram conquistados é uma das principais vantagens. Mas você sabe como fidelizar clientes através de um relacionamento exclusivamente digital? Neste texto nós te ensinamos como. Confira:

 

“Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual.”  

 

A frase dita pelo Guru do Marketing, Philip Kotler, norteia até hoje os esforços das empresas em fidelizar os seus clientes. 

Fazendo uma breve análise, a equação parece bem simples. O que parece mais vantajoso: Investir milhares (ou milhões) de reais em campanhas para atrair novos clientes, ou construir um relacionamento a longo prazo com o consumidor?

Além da questão financeira, contar com clientes fiéis ao seu negócio garante outras importantes vantagens. Confira:

  • Tenha promotores da sua marca: Clientes fiéis e satisfeitos, tendem a contar para amigos e familiares sobre sua experiência positiva com determinada marca. Esses clientes são chamados de Promotores, segundo o sistema de pesquisa NPS. Quando uma marca conta com promotores, fica muito mais fácil divulgar produtos e serviços com menos custo e de forma mais legítima. 
  • Fortaleça o branding: Ter uma marca consolidada é o desejo de todas as empresas. Contar com uma carteira de clientes leais ajuda na promoção da marca, pois clientes fiéis tendem a ser mais engajados, aumentando organicamente os números das empresas nas redes sociais. 

A resposta parece simples e direta, e de fato é: fidelizar clientes é a forma mais eficaz para alcançar resultados incríveis (e ainda gastando pouco). 

 

Mas, afinal de contas, como fidelizar os clientes?

Essa resposta é igualmente simples. Mas é preciso muita dedicação por parte das marcas que desejam conquistar uma legião de promotores.

Os clientes desejam mais do que produtos e serviços de qualidade. Eles querem que as marcas proporcionem boas experiências. Para fidelizar um cliente não basta apenas uma experiência positiva. Todas as interações entre marca e cliente devem ser boas.

Para entregar uma experiência incrível para o consumidor a longo prazo, o ideal é construir um relacionamento contínuo com ele. 

No entanto, 2020 trouxe um nível a mais de dificuldade para esta tarefa. Por conta da pandemia causada pelo Covid-19, as relações foram totalmente migradas para o meio digital. 

Se construir uma relação com o consumidor já não era fácil no ambiente físico, no digital a missão ficou ainda mais difícil. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a construir um relacionamento digital capaz de encantar e fidelizar os clientes. Confira:

 

Como fidelizar clientes através do relacionamento digital

 

Personalize a experiência do seu consumidor 

Quem não gosta de se sentir especial, não é mesmo? 

Para os consumidores é muito importante perceber o quanto a marca pensou nele, e se preocupou com os seus gostos, desejos e necessidades para tomar determinadas ações. Isso acontece principalmente através da personalização. 

Para que a experiência seja personalizada você precisa conhecer bem a sua persona, e compreender toda a jornada de consumo que ela tem com a sua marca. Desta forma é possível pensar em como tornar cada ponto de interação com o cliente mais especial.

Para te ajudar separamos abaixo algumas dicas valiosas para cada etapa da jornada do consumidor confira:

  • Pré-vendas: Pense no que você pode fazer na fase de atração do consumidor para personalizar a experiência. Quais são os desejos e necessidades dos seus leads? Faça uma boa pesquisa e use essas informações a seu favor.  Invista em soluções que ajudem a transformar a jornada do consumidor já nesta etapa.
  • Jornada de compra/consumo: Esta etapa é fundamental para que o consumidor determine se a experiência é positiva ou não. Tenha todos os pontos de interação desta etapa desenhados, e pense em como personalizar cada um deles. Oferecendo todo o suporte necessário.
  • Pós-vendas: Quando o consumidor precisa de algum tipo de ajuda no pós compra é preciso atendê-lo com o máximo de agilidade. Conheça bem o seu cliente e saiba exatamente que tipo de solução ele espera da sua empresa. Seja ágil, assertivo e solicito, sem deixar de lado a personalização no atendimento.
  • Consolidar relacionamento: Essa é a principal etapa quando falamos em fidelização de clientes. O que você faz pelo seu cliente depois que a jornada de compra/consumo acaba? Esse é um diferencial importante de empresas que investem na experiência do cliente. Mantenha o contato com ele, informando sobre assuntos relevantes e do interesse do consumidor, mostrando que a empresa realmente o conhece.

Outra vantagem clara que a personalização trás é um relacionamento mais humanizado com o consumidor. Se você quiser saber mais sobre o assunto, neste texto falamos mais sobre ele.

 

Agilidade na resolução dos problemas

Não existe relacionamento perfeito, e isso se estende a relação entre empresas e clientes. Por mais que a sua marca se preocupe com a experiência do consumidor, eventualmente vão surgir alguns problemas que podem deixá-los insatisfeitos. 

Para que isso não abale a construção do relacionamento com o consumidor, é preciso resolver todas as demandas com máxima agilidade. O fato é que uma única experiência ruim tem a capacidade de prejudicar a fidelização dos seus clientes. 

É muito importante nunca deixar seus clientes esperando por atendimento. Formar filas de espera para atendimento digital é extremamente prejudicial para a fidelização do consumidor. Responda seus clientes sempre com agilidade, e de preferência de forma instantânea. 

Se a sua equipe de atendentes não der conta da quantidade de interações, você pode incluir um chatbot no processo de comunicação. Um bot bem treinado pode resolver a maior parte das demandas do canal em que atua, garantindo mais agilidade para os consumidores.

Estabelecer uma relação com o consumidor demanda tempo e dedicação. O ponto de partida é conhecer o seu cliente e saber com qual persona está falando. Se tiver alguma dúvida sobre o tema, nosso time de especialistas está pronto para esclarecê-las, basta entrar em contato.

 

Ou preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você!