Na era digital em que vivemos, em que tudo é muito rápido, muitas vezes o consumidor sente falta de uma certa humanização nas marcas, para se sentir mais próximo delas. Nesse sentido, os emojis podem ser grandes aliados!
Os emojis, além de representar expressões humanas, representam itens do nosso dia a dia. Por isso, ajudam a humanizar a mensagem, transmitindo o que se quer ser dito de forma mais leve e pessoal.
Esse tipo de comunicação, se usada de maneira correta, pode ser de grande ajuda para melhorar o desempenho da sua marca, quebrando a barreira dos textos e, assim, gerando mais conexão com o público alvo, transmitindo emoções de forma rápida e simples.
Nesse artigo, você entenderá mais sobre:
- Emojis no e-commerce: por que é importante?
- Emojis podem ser usados em todos os canais de comunicação?
- Significado importa!
- Quando não usar
- Case prático: campanha que deu (muito!) certo
Emojis no e-commerce: por que é importante?
Conforme falamos acima, a era digital é muito acelerada. Por isso, em seus conteúdos, as marcas possuem poucos segundos para captar a atenção do seu público e divulgar a mensagem.
Entretanto, nem sempre as palavras geram o mesmo impacto que imagens e/ou vídeos. Até mesmo nesses formatos, por vezes é difícil ganhar a atenção de quem assiste.
Por isso, o uso de emojis pode ser um ótimo recurso para aprimorar o texto e, assim, gerar emoções e empatia do público.
Mas, na prática… Como isso pode ajudar o meu e-commerce?
Bem, aqui separamos 4 exemplos práticos de como esse uso pode ajudar a alavancar o seu negócio. Veja:
- 👉 Campanhas de e-mail: em uma caixa de entrada lotada, com certeza os emojis são capazes de chamar a atenção do leitor. Um estudo da Return Path apontou, por exemplo, que emoji de lábios (💋) funcionam muito bem em campanhas de Dia dos Namorados, com uma taxa de leitura de 24%! Apostar no emoji certo, de forma moderada e para o público correto, pode ser a peça que falta para aumentar o número de conversões da sua campanha! 😉
- 👉 Tornando a sua comunicação mais pessoal: em uma conversa textual, os emojis são uma maneira única de dar emoção às mensagens, tornando-as mais amigáveis. Quando somos expostos a uma linguagem visual que é familiar no dia a dia, nos sentimos mais próximos da marca, concorda?
- 👉 Mais interação com o conteúdo: adicionar um emoji ao título do seu conteúdo é uma ótima maneira de fazer com que o usuário queira continuar lendo, por exemplo! Com isso, é possível, inclusive, aumentar o número de conversões.
- 👉 Textos curtos, mas atraentes: já falamos anteriormente que, em meio a uma era tão acelerada, chamar a atenção do consumidor de maneira rápida é essencial. Por isso, textos mais curtos podem ser a chave. Entretanto, apenas o texto muitas vezes acaba ficando sem graça… Nessa situação, o emoji pode ser o tchan que falta!
Emojis podem ser usados em todos os canais de comunicação?
Sim… Mas depende!
Antes de qualquer coisa, você deve conhecer o seu público. Mesmo que o uso de emojis seja propício para quase toda situação, eles são usados em situações mais informais.
Por isso, até mesmo instituições mais sérias podem fazer uso dessas carinhas amarelas. Porém, não em todos os momentos.
Vamos de exemplos práticos?
Emojis em um e-mail promocional, por exemplo, são super bem-vindos!
Mas, se o e-mail for alguma nota oficial de cunho mais sério, é melhor deixar o emoji guardado para outra situação.
Ainda assim, se usados de maneira correta e nos momentos certos, os emojis podem sim ser usados em todos os canais de comunicação! Basta prestar atenção na mensagem que você quer transmitir.
Significado importa!
Ao utilizar qualquer emoji na comunicação (seja e-mail, legenda, mensagem automática…), conheça bem o significado de cada um deles.
Parece uma tarefa fácil e até mesmo óbvia, mas se você os inserir de forma equivocada, poderá gerar uma má interpretação por parte do leitor, causando danos ao negócio.
Por isso, evite qualquer tipo de emoji que possa ter um duplo significado ou ser lido de maneira errônea.
Não troque o certo pelo duvidoso: prefira sempre aqueles emojis que são mais utilizados no dia a dia dos usuários, que sejam facilmente compreendidos. Assim, você garante que a pessoa do outro lado entenda a mensagem de forma clara, sem acarretar maiores problemas.
É emoji ou emoticon? 🤔
As duas formas de escrever estão corretas, mas significam coisas diferentes.
Emoticon é um pictograma criado a partir de sinais de pontuação, números e caracteres especiais. O mais comum é o rosto sorridente. 🙂
O emoji, por outro lado, é um ícone ilustrado. Geralmente já vem embutido nos teclados dos smartphones atuais.
Case prático: campanha que deu certo
A Domino’s Pizza provou que, usando da maneira correta, os emojis podem ser aliados valiosos para as vendas!
Em 2021, a empresa lançou uma campanha super criativa: pedidos por emoji! Isso mesmo, basta chamar a assistente virtual pelo Whatsapp e enviar o emoji de fatia de pizza. 🍕
Inicialmente, quem testasse o recurso garantiria 50% de desconto na pizza grande de calabresa. A rede uniu tecnologia e criatividade para alavancar as vendas. Impossível dar errado, né? 🚀
Mas, se você ainda não se convenceu…
Aqui vão mais alguns resultados importantes sobre o uso de emojis:
- 92% dos internautas usam emojis;
- 72% das pessoas com até 25 anos usam uma lista de emoji com frequência;
- No Instagram, uma publicação que utiliza emojis tem cerca de 17% a mais de engajamento;
- No Twitter, o uso de emojis aumenta o engajamento em 25,4%;
- No Facebook, o número de likes aumenta em 57% com a utilização de emojis. Falando sobre os comentários e os compartilhamentos, o aumento é de 33%;
- 56% dos perfis no Instagram utilizam emojis em sua descrição.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a compreender melhor sobre a importância dessa comunicação no dia a dia da sua marca!
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