fbpx
nova-precificacao-whatsapp-capa

WhatsApp Business API: entenda o novo modelo de cobrança para 2023

Quer compartilhar o conteúdo?

Compartilhar
Compartilhar

A partir de 1º de junho de 2023, o WhatsApp Business API contará com um novo formato de cobrança.

Mas, o ano de 2023 já trouxe e ainda está trazendo diversas mudanças para o WhatsApp, como a alteração do tempo da janela de conversa e  mudanças nas conversas gratuitas.

Não se preocupe! Somos parceiros oficiais da Meta e, por isso, estamos sempre de olho nessas atualizações.

São diversas mudanças importantes, mas vamos conferir tudo em detalhes a seguir.

 

Continue lendo para ficar por dentro do assunto:

  • 👉 Principais mudanças para 2023
  • 👉 Entenda as novas categorias de cobrança
  • 👉 Conversas gratuitas e Janela de conversa estendida
  • 👉 Conheça o Click to WhatsApp

 

Principais mudanças para 2023

Como parceiros de negócio oficiais da Meta, estamos sempre por dentro de todas as atualizações e queremos garantir que você esteja atualizado sobre o que está acontecendo no WhatsApp. 

Em 2023, essas estão sendo as principais mudanças: 

  • 👉 Janela de atendimento estendida de 24h para 72h;
  • 👉 Quatro novas categorias de conversa serão introduzidas;
  • 👉 Nova lista de preços para as conversas.

Continue lendo para entender todos os detalhes de cada mudança.

 

Entenda as novas categorias de cobrança

A partir do dia 1º de junho de 2023, as empresas que utilizam o WhatsApp Business API terão uma nova forma de cobrança, com diferentes taxas por categoria de serviço. 

Porém, já no dia 1º de abril, essas categorias de conversa estarão disponíveis. Ao criar um template, será necessário escolher uma das quatro opções de categorias de conversas.

São elas:

 

Conversas de utilidade

São as conversas iniciadas pela empresa e que facilitam uma solicitação, transação ou atualização específica previamente autorizada pelo cliente. 

Veja os exemplos:

 

 

Conversas de autenticação 

São conversas iniciadas pela empresa para autenticar usuários com códigos de acesso único em várias etapas do processo de login.

Veja os exemplos:

 

Conversas de Marketing 

São conversas iniciadas pela empresa com o objetivo de promover um produto e/ou serviço.

Veja os exemplos:

⚠️ Atenção! ⚠️

Aquelas conversas que não se enquadrarem nas categorias de utilidade ou autenticação serão consideradas de marketing.

 

Conversas de Serviço 

São as conversas iniciadas pelo usuário e geralmente ajudam os usuários a esclarecer dúvidas e obter informações.

Veja os exemplos:

 

Alterações adicionais: conversas gratuitas e janela de conversa estendida 

Agora que você já conheceu detalhes sobre as novas categorias de conversas, vamos entender as demais mudanças que já estão valendo desde o dia 1º de março de 2023.

As janelas de conversas (sessões) gratuitas foram estendidas de 24 para 72 horas, porém, apenas quando um usuário entra em contato com a empresa a partir de um CTA em anúncios de Click to WhatsApp.

Além disso, durante uma conversa em que um ponto de entrada gratuito foi utilizado, qualquer modelo de mensagem submetido dentro dessa janela de tempo (72h) não será cobrado.

As empresas podem experimentar o WhatsApp Business com 1.000 conversas gratuitas iniciadas pelos usuários a cada mês, porém, as conversas iniciadas pela empresa não serão mais gratuitas. Cada conta do WhatsApp Business terá 1.000 conversas iniciadas pelos usuários grátis por mês, não importando quantos telefones estiverem cadastrados. 

 

Conheça o Click to WhatsApp

O Click to WhatsApp, ou Clique para o WhatsApp, é um recurso da Meta para facilitar a interação do consumidor com a marca e acelerar a jornada de compra – já que, com apenas um clique, o usuário chega até o WhatsApp da empresa.

🤖💡 Leia também: Click to WhatsApp • aumente sua conversão com esse recurso

 

Sempre que um anúncio pago realizado no Instagram ou no Facebook tiver uma chamada para ação (CTA) levando para o WhatsApp, essa conversa não será cobrada. E, desde o dia 1º de março de 2023, a janela de gratuidade do Click to WhatsApp passou de 24 horas para 72 horas, conforme falamos acima.

⚠️ Atenção! ⚠️

A conversa iniciada é grátis, porém, o anúncio é cobrado com o preço padrão.

 

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender as atualizações do WhatsApp Business API para 2023!

Se quiser saber como implementar o WhatsApp na sua estratégia, conte com uma empresa que é parceira oficial da Meta. Fale com um de nossos especialistas!

Preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você!